Paraíso localizado na Serra da Canastra, em Minas Gerais, Capitólio reúne aventura e paisagens lindas! Descubra o que fazer em Capitólio

Localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a cidade de Capitólio possui muitos atrativos naturais. Conhecida por muitos como o “Mar de Minas”, o Lago de Furnas é o principal atrativo do município e também possui o maior número de embarcações do estado de Minas Gerais.

Quem visita a cidade certamente encontra um leque de atrações históricas e culturais para todos os gostos. As belezas da região são surpreendentes: além das cachoeiras, o destino abriga piscinas naturais, montanhas com trilhas fascinantes que podem ser exploradas por praticantes de trekking, mountain bike, cavalgadas, motociclismo e muitas outras modalidades do turismo de aventura, portanto, se você gosta de paisagens naturais surpreendentes e esporte de aventura, não deixe de conhecer Capitólio.

Vai viajar e quer encontrar opções de hotéis e pousadas em Capitólio? Reserve sua viagem aqui. Capitólio possui localização privilegiada pois no município a serra encontra a represa assim formando lindas paisagens. Em destaque estão os canyons e suas cachoeiras que formam o cenários incríveis e encanta que seus visitantes. Conheça os principais atrativos turísticos de Capitólio:

Lago de Furnas

O Lago de Furnas é mais conhecido como o Mar de Minas e está situado na região de Capitólio, sendo a maior extensão de água de Minas Gerais. Um dos maiores e mais limpos lagos artificiais do mundo, pode ser visitado em passeios de lanchas e escunas que acessam os imensos cânions, cachoeiras e paisagens que certamente encheram os seus olhos.

A Usina Hidrelétrica de Furnas, origem do Mar de Minas, está localizada entre as cidades de São José da Barra e S. João Batista do Glória. Essa foi a 1ª hidrelétrica de grande porte do Brasil, fundada em 1963. Hoje, o Lago de Furnas atrai primeiramente navegantes, pescadores e posteriormente visitantes de todo o mundo para a prática de esportes náuticos e turismo de aventura.

Capitólio Minas Gerais

Capitólio MG. Foto: Divulgação

Cachoeira Dicadinha

Uma das mais belas cachoeiras da região, e certamente uma das menos visitadas; A Cachoeira Dicadinha , não costumas ser muito visitada, pois  não possui estrutura para visitantes. Para chegar até lá, o visitante deverá uma trilha com nível de dificuldade médio, entretanto o esforço é recompensado com uma paisagem surpreendente! Se você está indo para Capitólio com a finalidade de se conectar com a natureza local, esse é de fato, um dos passeios ideias durante sua estadia no destino.

Capitólio Minas Gerais

Capitólio Minas Gerais Foto: Divulgação

Cachoeira Fecho da Serra

Ótima opção para quem busca se refrescar, a Cachoeira Fecho da Serra possuí inúmeros poços para banho, além de trilhas que levam até uma das quedas que deságuam no Lago de Furnas.

A Cachoeira do Fecho Fica as margens da rodovia sentido barragem e possui bar e camping.

Minas Gerais

Capitólio MG. Foto: Divulgação

Lagoa Azul

A Lagoa Azul está localizada as margens da rodovia MG 050, no sentido da barragem. O complexo possuí vários pontos para banho e duas belas cachoeiras. O grande destaque fica por conta do Lago Azul, com águas cristalinas e a de baixo deságua direto na represa.

O local também é ponto de partida de escunas e lanchas que fazem passeios pelos cânions da represa de Furnas e um dos passeios mais vendidos de Capitólio, portanto, se você estiver pretendendo conhecer a cidade durante feriados prolongados, indicamos fazer as reservas dos passeios com antecedência.

Capitólio

Capitólio Minas Gerais. Foto: Divulgação

Morro do Chapéu

Um atraente passeio ecológico a 8 km do Engenho da Serra Hotel & EcoResort. Do alto da montanha, onde pode se avistar o Lago de Furnas, há uma capelinha que abriga a imagem da N.Sra dos Desamparados. Os turistas devotos trilham o caminho do Morro do Chapéu em virtudes de crenças e agradecer à santa milagrosa, os amparos recebidos. Uma trilha repleta de histórias.

Ao longo do percurso, é possível ver os lajeados, chapadões e as muralhas de pedra, construídas no início do século passado pelo artista e trabalhador rural Nestor Caetano. Essas muralhas eram utilizadas na época para delimitar propriedades, quando ainda não existia o arame farpado.

Minas Gerais

Capitólio MG. Foto: Divulgação

Parque Nacional da Serra da Canastra

A apenas 1 hora do Engenho da Serra está o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma das grandes belezas naturais do Brasil. Nele encontram-se as nascentes do Rio São Francisco que, após se alinharem em pequenos córregos, formam piscinas naturais e a famosa Cachoeira Casca D’Anta, que possui 180 metros de altura.

Com fauna e flora exuberantes, o parque localizado a exatamente 70 km de distância do Engenho da Serra Hotel e EcoResort, é uma excelente opção de passeio para observar plantas nativas, flores de rara beleza e animais silvestres, como: lobo guará, tamanduá bandeira, o tatu canastra e o veado campeiro no habitat natural.

Capitólio Minas Gerais

Capitólio Minas Gerais. Foto: Divulgação

Leia também:

» 2 dias conhecendo as belezas de Capitólio
» Hotéis e pousadas em Capitólio – MG
» Lugares para conhecer em Capitólio
» Campos de girassóis formam paisagens únicas em Minas Gerais

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Tetris Container Hostel: o maior hostel container do mundo está no Brasil

Artigo anterior

Cidades românticas para curtir no inverno

Artigo seguinte

Você pode gostar

  1. Lindo demais, agua azul, cachoeiras isso tudo em minas gerais

  2. Tenho parentes que moram ali perto e adoro ir visitá-los! Já escrevi sobre a região lá npo meu blog: http://www.taindopraonde.com.br/search/label/Serra%20da%20Canastra.

  3. Ótima dica Fe 🙂

  4. Esse lugar é especial ❤️

  5. Lugar muito lindo! Uma dica é alugar uma casa de temporada direto com o proprietário no site http://alugueescarpas.com.br

  6. Essa dica do aluguel de casa de temporada é muito legal, eu tive dificuldade quando fui agora em julho e achei as diárias dos hotéis bem $algadinhas …
    Fiquei 3 dias e já penso em voltar.
    Se alguém quiser mais detalhes do meu roteiro, é soó olhar meu post em http://viajanderia.com/roteiro/capitolio-o-que-fazer-no-paraiso-perdido-de-minas-gerais/

    Bjuss

  7. Ótima dica Tatiane! 🙂

  8. Oi Brendo, td bem? Quero conhecer Capitólio em janeiro/17. Provavelmente na semana de 16 a 22.
    Tem dicas de lugar para se hospedar e passeios? Vou com família. 2 crianças de 4 e 7 anos e 1 senhor de 77 anos.

  9. Estou planejando viajar para Capitolio 27/12/2016 a 02/02/2017.
    6 adultos e 1 criança de 8 anos.
    Hospedagem econômica.
    Aguardo sugestões.

  10. hey hey hey tengo la repo pero d eun dia a otro ya no abrio la e vuelto a instalar y borrar mil veces pero cuando la abro no tiene nada dentro k sucede! T_T
    faux sac chanel blanc http://www.luxe-chanel.com/

Comentários estão fechados.