Os mercados de Natal da Europa enfeitam as principais cidades europeias durante a temporada. Confira umas lista encantadora com os melhores bazares natalinos do continente europeu

Temperaturas baixíssimas, charmosas construções cobertas de neve, um copo de chocolate quente e um passeio em ruas iluminadas pelas decorações natalinas. Parece até um sonho, né?

Esse é um dos motivos de muitos turistas escolherem a temporada de Natal  na Europa como predileta para fazer uma viagem. Essa é a época onde as principais cidades se preparam para a comemoração, enfeitando as principais ruas e praças das cidades.

Como se não bastasse os cenários encantadores, o destino também é famoso nessa época não apenas pelas paisagens nevadas, mas também pelos mercados de Natal: uma velha tradição do continente que permanece até os dias de hoje e reúne inúmeras barraquinhas de doces, comidas típicas, artesanatos natalinos, roupa, artigos para casa e muitas ideias de presentes criativos, nas praças das principais capitais europeias.

A história dos mercados de Natal na Europa vem lá da Idade Média, provavelmente no ano de 1434, segundo dados históricos da cidade de Dresden, na Alemanha. O Striezelmarkt tem mais de 500 anos de história e continua funcionando até hoje!

bazares natalinos da Europa

Bazares natalinos da Europa. Foto: Shutterstock

De norte ao sul do continente, os mercados de Natal na Europa atraem milhares de visitantes todos os anos com suas árvores cuidadosamente decoradas, suas barraquinhas de madeira ornamentadas com centenas de presentes artesanais, as comidas tipicas, as pistas de patinação no gelo, os festivais de música e certamente, muito entretenimento durante as noites geladas comuns nessa época do ano.

Se você também adora procurar souvenirs diferentes quando viaja, não deixe de conferir essa seleção com os melhores mercados de Natal da Europa.

Melhores mercados de Natal da Europa

Striezelmarkt, Dresden – Alemanha

bazares natalinos da Europa

Christmas market in Dresden, Germany at night

Quando: De 27 de novembro a 24 de dezembro.
Onde: Altmarkt

Bem pertinho da cosmopolitana Berlim, a cidade de Dresden é de fato dona do mercado de Natal mais famosos da Alemanha. Para você ter uma ideia, o Dresdner Striezelmarkt já tinha nascido antes mesmo dos portugueses chegarem no Brasil, e felizmente, a cidade mantém essa tradição viva desde 1434.

A feira acontece tradicionalmente na Altmarkt, uma gigantesca praça localizada no centro histórico de Dresden. Quando estiver pelo mercado, não deixe de provar o delicioso bolo natalino, conhecido como Stollen ou Christollen.

Mercado Frankfurter Weihnachtsmarkt, Frankfurt – Alemanha

bazares natalinos da Europa

Bazares natalinos em Frankfurt. Foto: Shutterstock

Quando: De 22 de novembro a 22 de dezembro.
Onde: Centro de Frankfurt

A Weihnachtsmarkt Frankfurt (Mercado de Natal de Frankfurt) ocupa inúmeras ruas do centro da cidade, que seguem em direção até a Praça Römer, um dos principais cartões postais do destino.

Todos os anos, a organização da feira enfeita uma imensa árvore localizada no centro da praça, com aproximadamente 32 metros de altura! Para decoração são utilizadas cerca de 5 mil lâmpadas LED e 400 laços vermelhos. Além da decoração apaixonante, a feira é formada por quase 200 estantes com geleias, bolos e biscoitos feitos com amêndoas, chocolates e claro, muito artefato natalino.

Christkindlesmarkt, Nuremberg – Alemanha

mercado de natal

Natal em Nuremberg. Foto: Shutterstock

Quando: De 30 de novembro a 24 de dezembro
Onde: Christkindlesmarkt

Da mesma forma que as outras cidades mencionadas anteriormente, outro destinos alemão famoso durante o Natal é a elegante cidade de Nuremberg. O mercado de Natal Christkindlesmarkt é um dos mais famosos do país e concentra mais de 180 bancas com artesanato, brinquedos, objetos de decoração, entre outros produtos temáticos do natal.

Além de fazer compras e se apaixonar com as luzes da feira que deixam o centro da cidade ainda mais charmoso, os visitantes podem degustar pratos típicos do país enquanto passeia sem pressa entre os corredores da feira.

Mercado de Natal de Estocolmo – Suécia

mercado de natal

Natal na Europa: Estocolmo. Foto: Shutterstock

Quando: De 23 de novembro a 23 de dezembro
Onde: Gamla Stan

Imagina um mercado natalino recheado de souvenirs fofos e diferentes! O centro comercial Gamla Stan concentra as principais construções de Estocolmo e durante o Natal, concentra diversos bazares especializados em artigos natalinos.

Quando estiver por lá, não deixe de experimentar o glögg, uma versão de vinho quente, incrementado com uvas passas e amêndoas, perfeita para amenizar as temperaturas baixas da estação. Outro artefato delicioso é o pepparkakor, um biscoito tradicional do país feito à base de gengibre.

Mercado de Natal de Praga – República Tcheca

Natal na Europa

Mercado de Natal em Praga. Foto: Shutterstock

Quando: De 30 de novembro a 6 de janeiro
Onde: Praça da Cidade Velha

O Natal em Praga é realmente fascinante! A cidade tem uma atmosfera acolhedora com suas ruas e praças inteiramente decoradas e iluminadas.

Praga oferece diversas opções de bazares natalinos na Europa, mas o mais famoso deles concentra-se na Praça da Cidade Velha, onde dezenas de cabanas de madeira juntam-se as principais construções históricas da cidade. Outra opção é o bazar natalino que fica na Praça Venceslau.

Praça Museumplein, Amsterdã – Holanda

bazares natalinos da Europa

Bazares natalinos na Europa. Foto: Shutterstock

Quando: De 14 a 26 de Dezembro
Onde: Museumplein

Amsterdã se transforma em um verdadeiros cenário de filme durante o Natal. Pista de patinação, luzes coloridas, música, comida típica e barraquinhas charmosas cheias de souvenirs se concentram em meio a praça principal da cidade.

Outro mercado imperdível para visitar na cidade é o Het Amsterdamse Winterparadijs, um centro de exposição e conferência, que se transforma todo mês de dezembro em um grande bazar natalino repleto de atividades para toda a família.

Mercado de Natal de Tallinn – Estônia 

Natal na Europa

Foto: Divulgação

Quando: De 16 de novembro até 7 de janeiro
Onde: Praça da Câmara Municipal

O mercado de Natal de Tallinn foi eleito o melhor mercado de Natal europeu em 2018, pela European Best Destinations e conseqüentemente está atraindo muitos visitantes!

Com ruas aconchegantes, o centro de Tallinn é o local escolhido para a celebração. A feira é decorada com uma imensa árvore de natal que utiliza mais de 5 mil luzes pequenas, 2500 luzes grandes, 50 faixas de LED e 50 corações iluminados, que transformam a atração em uma demonstração surpreendente de iluminação!

Além da decoração arrebatadora, o bazar natalino ainda ainda oferece uma programação extensa com diversos espetáculos.

Winter Wonderland, Londres – Inglaterra

bazares natalinos

Bazares natalinos na Europa. Foto: Divulgação

Quando: De 21 de novembro até 5 de janeiro
Onde: Hyde Park

O Winter Wonderland é uma festa super popular entre os ingleses e já se tornou uma tradição na cidade quando o assunto é mercados de Natal. O mais notável evento natalino da cidade começa no mês de novembro e está instalado no Hyde Park, considerado o maior Parque de Londres.

Diferente dos outros comentados no artigo, o Winter Wonderland apresenta uma estrutura um pouco mais moderna, mais ainda assim bem típica. A área é formada por um imenso parque de diversões, pista de patinação no gelo, um bar de gelo e a Bavarian Village, um espaço fechado com diferentes opções de restaurantes e bares.

Mercado de Natal de Trento – Itália

bazares natalinos

Foto: Divulgação

Quando: De 23 de novembro até 6 de janeiro
Onde: Praças Fiera e Cesare Battisti

Cheia de construções e paisagens de tirar o fôlego, a Itália não poderia ficar de fora dessa lista. A cidade de Trento se transforma em um verdadeiro cenário natalino no final do ano e também atraí multidões de turistas para o Mercatino di Natale di Trento.

O chamariz desse charmosos bazar natalino fica por conta das delícias típicas do país, oferecendo uma parte exclusiva à produção de alimentos e do vinho na região. Além disso, Além disso, a feira também expõe objetos de decoração, vestuário, artesanato, livros e acessórios.

Atualmente, o mercadinho de Natal de Trento recebe em torno de 500.000 visitantes por edição e chega a servir 10.000 litros de vinho quente por dia!

Christkindlimarkt, Zurique – Suíça

bazares natalinos

Foto: Divulgação

Quando: De 26 de novembro até 24 de dezembro
Onde: Estação de trem Bahnhof

Conhecida como uma das capitais europeias mais charmosas, a cidade de Zurique também entra no clima natalino e dispõe de ótimas feiras natalinas, também conhecidas como Weihnachtsmarkt.

O Christkindlmarkt é um dos maiores mercados de Natal cobertos do continente europeu e se instala dentro da estação de trem de Bahnhof. O bazar concentra 150 stands de madeiras que oferecem de artesanatos à produtos alimentares, mas o grande destaque da feira é certamente a gigantesca árvore de natal enfeitada com mais de 7 mil cristais Swarovski.

Mercado de Bruxelas – Bélgica

bazares natalinos

Bazares natalinos na Europa: Mercado de Natal em Bruges. Foto: Divulgação

Quando: 23 Novembro 2018 – 6 Janeiro 2019
Onde: Grand Place

Bruxelas por si só, já é um destino inesquecível, mas durante o Natal a capital belga certamente consegue ficar ainda mais elegante. São diversos mercados natalinos espalhados pela cidade, sendo o mais famoso deles, o localizado na Grand Place.

O mercado é animado tanto pelas apresentações de som e luzes, quanto pela simpatia dos comerciantes que expõe no evento. Um verdadeiro paraíso para provar os melhores sabores que a Bélgica tem para oferecer: crepes, waffles, queijos, muitas opções de chocolate e vinho quente, são os produtos que mais chamam a atenção nas bancadas gastronômicas, portanto, esteja preparado para comer muitos doces e salgados deliciosos.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Av Paulista terá o 1ª Hard Rock Hotel de São Paulo

Artigo anterior

3 motivos pelos quais viajar ao Chile faz bem à saúde

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.