Praias paradisíacas no Brasil: confira uma lista com as 50 melhores praias para conhecer no país!

O Brasil é um país muito rico em belezas naturais. Do norte ao sul você vai encontrar destinos que valem a pena serem visitados, no entanto, o que atrai turistas de todas as partes do mundo são as praias paradisíacas no Brasil. E como sabemos, elas estão espalhadas por todo território.

Por isso, nós elaboramos um guia com as melhores praias do Brasil. Assim você fica sabendo de possíveis pontos turísticos que deseja visitar e consegue planejar sua  viagem com mais facilidade. Listamos praias agitadas, calmas, desertas algumas mais cheias e muito mais, ou seja, algum lugar com certeza vai chamar sua atenção.

Praias paradisíacas no Brasil e lugares para viajar

Praia do Gunga – Roteiro, Alagoas

Praias no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

A Praia do Gunga é uma das praias paradisíacas do nordeste mais conhecida. Como muitas pessoas ficam em Maceió acabam fazendo o passeio até lá, o lugar em bem acessível. É famosa pelas falésias espalhadas pelo ambiente, onde é possível fazer passeios de buggy além de aproveitar um banho na água salgada do mar.

Praia do Espelho – Trancoso, Bahia

Praias no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Uma das praias paradisíacas na Bahia que é conhecida internacionalmente é a Praia do Espelho. O mais recomendado é visitar o local quando estiver com maré baixa, ai você pode entender o significado do “espelho”, onde é possível ver o reflexo do céu nas águas do mar. No entanto, o local também é interessante por conta da vegetação que cerca, dando a impressão de uma praia mais afastada e deserta.

Praia do Félix – Ubatuba, São Paulo

Praias no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Uma das melhores praias do Brasil é a do Félix, porque lá você não vai precisar se preocupar com nada. O ambiente é conhecido por ser quase deserto e atrair muitos turistas que buscam tranquilidade, as águas são calmas de um lado e agitadas de outros, assim tanto aqueles que querem flutuar quanto os que buscam surfar conseguem encontrar o ponto perfeito.

Prainhas – Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Praias no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

As prainhas tem esse nome porque na verdade são duas praias, que quando a maré está baixa se unem em uma única faixa de areia. Elas compõem as praias paradisíacas no Rio de Janeiro, sendo que lá você vai encontrar águas sempre calmas e transparentes, com areias branquinhas em sua volta. Lembrando que a coloração do mar pode variar de verde a um azul bem vivo. E aí, qual você prefere?

Praia do Aventureiro – Ilha Grande, Rio de Janeiro

melhores praias do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Você já viu um coqueiro deitado? Na Praia do Aventureiro existe um, que é uma das grandes atrações do local. O ambiente é famoso por ser isolado e ter mar agitado, além de ser casa de inúmeros pescadores e povos “caiçaras”. Para aproveitar o melhor que a praia tem para oferecer, por que não experimenta um camping com amigos em uma praias paradisíacas no Brasil?

Praia de Antunes – Maragogi, Alagoas

melhores praias para conhecer no Brasil

Praias paradisíacas no Brasil: visite Alagoas. Foto: Wikimedia Commons

Você está afim de relaxar e descansar em uma das praias paradisíacas do Brasil? A Praia de Antunes é uma das mais famosas da região, já que possui uma grande quantidade de atividades. Lá você pode fazer passeios de caiaque e vela, além de curtir a paisagem de coqueiros andando de buggy na areia beira mar. Mas para dizer que esteve em Antunes, não pode deixar de mergulhar em uma das piscinas naturais.

Praia dos Carneiros – Tamandaré, Pernambuco

Praias no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Em algum momento você já deve ter ouvido falar na Praia dos Carneiros. O local chama a atenção de muitos visitantes porque tem uma igreja bem na frente do mar, chamada Capela de São Benedito. É considerada uma das praias mais lindas do Brasil porque além de todo aspecto cultural, você também pode aproveitar as piscinas naturais e curtir uma água bem esverdeada.

Praia de Tambaba – Conde, Paraíba

melhores praias para conhecer no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

A Praia de Tambaba é uma das melhores praias do Brasil e possui diversas curiosidades. A primeira é o coqueiro solitário que está localizado em cima de uma das pedras, tornando-se a imagem de caixa postal da praia. Outra curiosidade sobre o ambiente é que existe uma parte voltada para a prática de naturismo, onde muitos surfistas vão competir e aproveitar as ondas.

Praia do Madeiro – Pipa, Rio Grande do Norte

melhores praias para conhecer no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Essa é sem dúvida uma das praias mais famosas do Brasil. Se você está procurando um destino que tenha águas quentinhas e você possa praticar esportes, a Praia do Madeiro é a ideal. O ambiente é reconhecido internacionalmente por ser propício para práticas de esportes como futebol e surf para iniciantes. Mas além disso, a grande surpresa é a presença de golfinhos no período da manhã.

Baía do Sancho – Fernando de Noronha, Pernambuco

Praias no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Uma das praias paradisíacas no Brasil que você já deve ter ouvido falar é a Baía do Sancho. Lá é o lugar ideal para você praticar mergulho livre, ver as espécies marinhas bem do seu lado debaixo de uma água quase transparente. Além disso, também é possível fazer trilhas e subir nas montanhas, onde a visão dos mirantes costuma deslumbrar os turistas.

Barra Grande – Cajueiro da Praia, Piauí

Praias no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Se você está buscando um lugar onde pode praticar esportes na água e se aventurar, Barra Grande deve entrar na sua lista de prioridades. É uma das melhores praias para conhecer no Brasil, porque a prática de kitesurf e windsurf está muito presente em decorrência dos ventos fortes.

Praia de Jericoacoara – Jericoacoara, Ceará

Praias no Brasil

Praias paradisíacas no Brasil: visite Jericoacoara. Foto: Wikimedia Commons

A Praia de Jeri, como é conhecida, é a principal da região. O local oferece a melhor qualidade em estrutura de bares e quiosques de toda Jericoacoara. Mas não é atoa que pode ser considerada uma das praias mais famosas do Brasil, já que os ventos fortes atraem inúmeros turistas para prática de esportes aquáticos.

Praia de Jeribucaçu – Itacaré, Bahia

Praias mais famosas do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Já pensou na combinação de água salgada e doce? Então, você pode ter o melhor dos dois mundos na Praia de Jeribucaçu, já que um rio passa pela areia e desemboca no mar. Existe uma grande extensão de areia, onde é possível fazer caminhadas e praticar esportes enquanto aprecia a natureza envolta.

Praia do Patacho – São Miguel dos Milagres, Alagoas

Mais uma das praias paradisíacas no Brasil entra para nossa lista: a Praia do Patacho. O local é totalmente deserto, por isso muitos turistas escolhem esse destino quando querem se desconectar do mundo e só se concentrar na natureza. A praia é bonita o ano todo, mas quando a maré está baixa é possível ir andando até as piscinas naturais.

Praia do Forno – Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

praias mais famosas do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Um das praias paradisíacas no Rio de Janeiro é a Praia do Forno. O grande diferencial desse ambiente é que está localizado em meio à montanhas e mata atlântica, por isso as trilhas até o topo dos mirantes valem a pena. Além disso, o mar é um pouco mais gelado do que o normal, propício para pessoas que querem tentar um mergulho.

Martins de Sá – Paraty, Rio de Janeiro

Praias mais famosas do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Para quem curte um ambiente mais isolado, que é preciso fazer trekking e trilha no meio da mata, a praia de Martins de Sá é uma ótima opção. O local também é um grande ponto de camping, por isso, em alta temporada não se assuste com a quantidade de barracas. Mas quanto às águas do mar e a areia da praia: é só relaxar e aproveitar.

Praia do Bonete – Ilhabela, São Paulo

Praias mais famosas do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Considerada, internacionalmente, uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete atrai diversos turistas. A orla é rodeada de árvores e conquista os visitantes com sua longa trilha, onde é possível conhecer duas cachoeiras e ainda admirar a visão do topo. Mas chegando na areia, dá para perceber um mar agitado, perfeito para surfistas e amantes de esportes aquáticos.

Praia do Francês – Marechal Deodoro, Alagoas

Praias mais famosas do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

A casa das ondas fortes de Alagoas é a praia do Francês. É considerada uma das praias paradisíacas no Brasil porque conquista os visitantes que amam esportes radicais. Com as ondas e ventos fortes, é possível se aventurar no mar. Pensando que a praia está perto de Maceió, normalmente é um passeio de bate e volta.

Praia do Carro Quebrado – Barra de Santo Antônio, AL

Praias mais famosas do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Mais um dos famosos passeios de bate e volta de Maceió é a Praia do Carro Quebrado. O ambiente é formado por coqueiros e falésias multicoloridas, e contém um toque selvagem, quase como se estivesse escondido do resto da região. Lá você pode apreciar águas esverdeadas e aproveitar para se distanciar do mundo.

Ilha do Amor – Alter do Chão, Pará

Praias mais famosas do Brasil

Praias paradisíacas no Brasil: visite Alter do Chão. Foto: Wikimedia Commons

Não sei se você já ouviu falar nas praias do norte, mas a região contém um grande leque de opções de praias paradisíacas. Entre elas, está a Ilha do Amor em Alter do Chão, conhecida por estar localizada bem no meio do Rio Tapajós, tendo portanto, uma coloração mais escura na água.

Praia do Tupé – Manaus

praias mais famosas do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Mais uma das melhores praias para conhecer no norte do Brasil é a praia do Tupé. Localizado no Rio Negro, esse lugar consegue cativar tantos turistas pelo diferencial de possuir água doce em sua composição. No entanto, é um pouco distante do centro, só sendo possível o acesso por meio de barcos.

Praia do Havaizinho – Itacaré, Bahia

Foto: Wikimedia Commons

Fazendo parte de um complexo de trilhas, a praia do Havaizinho é uma das praias paradisíacas no Brasil. O percurso é de nível fácil, por isso muitas pessoas conseguem chegar e apreciar o mar calminho da região. No entanto, em volta das águas salgadas existe muitas pedras, que para quem tem coragem, podem servir de mirante do horizonte.

Baía dos Porcos – Fernando de Noronha, Pernambuco

Foto: Wikimedia Commons

Uma mistura de piscinas naturais e mergulhos profundos é a Baía dos Porcos. Como já sabemos, Fernando de Noronha é um dos melhores lugares no Brasil para mergulhar, por isso, honrando a tradição, a praia pequena oferece essa experiência para seus visitantes. Mas, o grande adicional são as piscinas naturais, onde é possível relaxar em meio aos animais marinhos.

Ilha do Campeche – Florianópolis, Santa Catarina

Ilha do Campeche conta com algumas das praias paradisíacas no Brasil que merecem ser visitadas. Foto: Wikimedia Commons

No sul de Floripa está a Ilha de Campeche, conhecida pela tonalidade de suas águas, que lembram um destino caribenho. Mas além disso, o ambiente também é um importante sítio arqueológico, com pinturas rupestres. O acesso é feito por meio de barcos, sendo assim, com fortes ventos e mau tempo as viagens podem ser interrompidas.

Porto de Galinhas – Ipojuca, Pernambuco

Foto: Wikimedia Commons

Na nossa lista não podia faltar uma das melhores praias paradisíacas no nordeste, um case de sucesso no turismo brasileiro, a pequena vila de Porto de Galinhas guarda paisagens belíssimas. Para aproveitar o melhor da sua viagem, faça passeios de buggy de ponta a ponta, além de visitar as piscinas naturais e conhecer os cavalos marinhos e um passeio de jangada.

Praia do Caxadaço – Ilha Grande, Rio de Janeiro

praias mais famosas do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Uma das praias paradisíacas no Rio de Janeiro é a do Caxadaço. Um lugar escondidinho, com apenas 15 metros de extensão as águas são bem calmas e rodeadas por uma mata densa. É possível ter acesso por meio de trilhas e ao chegar, aproveitar as pedras e a maré.

Taipu de Fora – Península de Maraú, Bahia  

Foto: Wikimedia Commons

Uma das melhores praias para conhecer no nordeste é Taipu de Fora, conhecida por suas piscinas naturais e corais que transbordam a superfície. O local é marcado por águas transparentes, que quando estão com maré baixa, deixam os corais e pedras para fora, facilitando o mergulho com snorkel dos visitantes. Assim, é possível observar as espécies de peixes coloridos ainda mais facilmente.

Guarda do Embaú – Palhoça, Santa Catarina

Foto: Wikimedia Commons

Em Guarda do Embaú você pode conhecer uma das praias paradisíacas no Brasil e ainda visitar paisagens com rio de água doce. O local é famoso pelas práticas de surf com mar agitado, no entanto, algumas atividades no rio que corta a areia também são procuradas. Lá você pode fazer passeio de caiaque e barco para aproveitar mais a viagem.

Praia do Moreré – Boipeba, Bahia

Praias paradisíacas no Brasil: visite Boipeba. Foto: Wikimedia Commons

A praia do Moreré é um dos trechos mais tranquilos do litoral brasileiro e não podia faltar na nossa lista de praias paradisíacas. O grande atrativo do lugar são as mudanças na maré, que uma hora invade a areia e outra deixa os barcos encalhados. Esse passeio é conhecido por visitantes que estão no Morro de São Paulo e querem aproveitar um pouco mais dos mares baianos.

Praia da Lagoinha do Leste – Florianópolis, SC

Foto: Wikimedia Commons

Para chegar nessa praia escondida é preciso ter garra e encarar as trilhas ou pelo menos, ir de marco. Quem decide ir caminhando até a Praia da Lagoinha do Leste, a vista panorâmica do lugar vai valer a pena, mas para todos os visitantes, a lagoa que é formada pelo mar encanta qualquer um, e é um ótimo lugar para banho.

Praia do Rosa – Imbituba, Santa Catarina

Foto: Wikimedia Commons

Nada melhor do que ir para um lugar que preserva a natureza. Muitos dos estabelecimentos da Praia do Rosa ficam em terrenos com mata nativa e respeitam o ambiente. Assim como os turistas, que para chegar no lugar precisam fazer trilhas, já que os caminhos de carro são limitados. Mas uma grande surpresa do local é que no inverno as baleias-francas aparecem e é possível vê-las até de longe.

Praia do Cedro – Ubatuba, São Paulo

Foto: Wikimedia Commons

Uma das melhores praias para conhecer á Praia do Cedro, em Ubatuba. O local é conhecido pelas práticas de mergulho livre, que acaba atraindo muitos turistas, já que não é tão fácil realizar essa atividade no resto da região. Mas além disso, qualquer público pode frequentar, porque as trilhas são fáceis e simples.

Baía dos Golfinhos – Pipa, Rio Grande do Norte

Praias paradisíacas no Brasil: visite o Rio Grande do Norte. Foto: Wikimedia Commons

Como o nome já diz: é a casa dos golfinhos. A Baía dos Golfinhos é uma das praias paradisíacas no Brasil que precisa estar na sua lista, porque lá o mar é calmo e você ainda pode ver os mamíferos de perto, em seu habitat natural. Os animais normalmente aparecem de surpresa, fazendo acrobacias e dando saltos.

Lopes Mendes – Ilha Grande, Rio de Janeiro

Foto: Wikimedia Commons

Entre as praias paradisíacas do Rio de Janeiro a mais famosa é Lopes Mendes. O local só é acessado por trilha ou barco, mas em compensação é um ambiente para todos os públicos, porque fica mais afastada e não tem tanta interferência humana. Se você quer relaxar, explore o perímetro da praia, dependendo da maré pode encontrar piscinas naturais.

Cacimba do Padre – Fernando de Noronha, PE

Praias mais famosas do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

A praia de Cacimba do Padre atrai qualquer tipo de pessoa, mas principalmente surfistas. Com mar agitado e bravo, alguns campeonatos de surfe rolam na região. No entanto, vale a pena visitar mesmo que sua intenção não seja essa, porque o ambiente dá acesso a outros lugares famosos da ilha como Morro Dois Irmãos e a Baía dos Porcos.

Praia Azeda e Azedinha – Búzios, Rio de Janeiro

Foto: Wikimedia Commons

O local pode ser acessado a partir da praia dos Ossos, mas ao contrário do que muitos pensam, ela pode ficar ceia em alta temporada. Então se programe para aproveitar o mar calmo e claro, lembrando que é um ótimo ambiente para ir com crianças.

Praia do Farol – Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Praias paradisíacas no Brasil: visite Arraial do Cabo. Foto: Wikimedia Commons

Um dos roteiros mais lindos da região Sudeste brasileira é a Região dos Lagos. No litoral fluminense você pode fazer um roteiro pelas melhores praias do Rio de Janeiro. Falamos mais sobre isso no guia completo de praias para conhecer em Arraial.

Seguindo critérios de pureza de água, qualidade da areia e paisagem, a Praia do Foral é uma das praias mais famosas do Brasil. Como é uma área de proteção da marinha brasileira, os passeios são limitados, você só pode ficar lá durante uma certa quantidade de tempo. No entanto, o ambiente é paradisíacos porque você pode ver grande parte dos animais em preservação e entrar em contato com a natureza.

Antigos e Antiguinhos – Paraty, Rio de Janeiro

Mais uma área de preservação ambiental é a praia de Antigos e Antiguinhos. O acesso pode ser feito por meio de barcos ou trilha, mas a vista é de uma praia paradisíaca, porque o ambiente oferece piscinas naturais no meio da areia e a vegetação favorece na criação de sombras ao redor.

Praia de Castelhanos – Ilhabela, São Paulo

Foto: Wikimedia Commons

Muitas pessoas acreditam que não existe praias paradisíacas em São Paulo. Bom, elas estão enganadas e a praia de Castelhanos pode provar isso. O acesso para esse local é limitado, apenas veículos 4×4 ou trilhas que conseguem chegar até o ponto. O ambiente é marcado por águas azuis e agitadas, propensas para os aventureiros surfistas.

Praia do Dentista – Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Foto: Wikimedia Commons

A mata com certeza é uma protagonista nesse cenário. A Praia do Dentista é uma das praias paradisíacas no Rio de Janeiro, onde em baixa temporada ou em dias de semana pode ficar deserta. Com uma extensão de areia curta, a impressão que temos é que a mata quase invade o mar, além disso, a coloração das águas pode mudar conforme o dia, então qualquer visita vai ser diferente da outra.

Lagoa Azul – Ilha Grande, Rio de Janeiro

Foto: Wikimedia Commons

Você quer alimentar peixinhos e nadar com eles? A Lagoa Azul é o melhor lugar no Rio de Janeiro para fazer isso. É na verdade uma piscina natural com fundo arenoso, com apenas algumas rochas, mas tem esse nome pela tonalidade da água ser predominante azul. O passeio normalmente é feito por visitantes em embarcações, que descem para mergulhar ou flutuar o local.

Piscinas Naturais do Seixas – João Pessoa, PE

Praias paradisíacas no Brasil: visite João Pessoa. Foto: Wikimedia Commons

Não é uma praia. São piscinas naturais em uma das melhores viagens no Brasil. O local é conhecido por ser um dos cenários paradisíacos no Brasil, já que as águas são azuladas e cristalinas, além de disponibilizar mergulhos de cilindro ou snorkel. Com a maré baixa você pode observar os peixes e corais que estão nas piscinas naturais do Seixas.

Parrachos de Maracajaú – Maracajaú, RN

Praias no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Maracajaú não poderia ficar de fora da nossa lista de praias paradisíacas no Brasil. A praia fica em uma área de preservação, por isso quando visitantes vão mergulhar não é possível tocar em nada. O local é popularmente conhecido como “Parrachos”, mas fazem parte das Piscinas Naturais no Rio Grande do Norte. Lá você pode ver peixes de todos os tipos e principalmente corais.

Praia do Forte – São João da Mata, Bahia

Foto: Wikimedia Commons

A Praia do Forte é o destino mais conhecido de São João da Mata. É uma vila de pescadores onde, surpreendentemente, o que move a região é o turismo. Lá além dos corais e beleza exuberante, você vai encontrar uma grande sede do projeto Tamar, dedicado na preservação de tartarugas-marinhas.

Praia de Tabatinga – Conde, Pernambuco

Foto: Wikimedia Commons

Já pensou em ver enseadas, coqueiros e recifes? A praia de Tabatinga é uma das praias mais famosas e paradisíacas do Brasil que você não pode deixar de fora da sua lista de viagens. O local é rodeado de falésias e pode ser dividido em duas partes, uma mais calma e outra em que a prática de nudismo é permitida.

Praia de Atins – Atins, Maranhão

Foto: Wikimedia Commons

Bem próxima dos Lençóis Maranhenses, a praia de Atins faz sucesso entre os turistas. O local é conhecido pelos ventos fortes que possibilitam atividades como kitesurf, além de ter ruas de areia e inúmeros quiosques. No entanto, o grande diferencial da praia é que é possível encontrar lagoas dos lençóis com grande facilidade.

Praias paradisíacas Brasil – Lagoinha em Paracuru, no litoral cearense

melhores praias para conhecer no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Entre as praias mais famosas do Brasil se destaca Lagoinha. Normalmente os turistas visitam essa praia em um passeio bate e volta a partir de Fortaleza, mas tem quem decida ficar por mais dias. O diferencial desse ambiente é que abriga inúmeras lagoas de água doce, por isso recebeu esse nome.

Coroa do Avião – Ilha de Itamaracá, Pernambuco

Praias no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Para visitar a Coroa do Avião é preciso sair da Praia do Forte e fazer o percurso de barco. O lugar é ideal para quem quer se afastar um pouco das coisas, já que a ilha não possui muita infraestrutura. Como as águas são quentes e calmas, muitas pessoas optam por nadar e boiar no mar tranquilo.

Praia do Amor – Pipa, Rio Grande do Norte

melhores praias do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Na nossa lista de praias paradisíacas no Brasil, não podia faltar a Praia do Amor. O local tem esse nome porque quando visto de cima, a disposição da areia lembra o formato de um coração. Lá você pode tomar banhos de mar e relaxar em meio às piscinas naturais que se formam com a maré baixa.

Morro Branco – Beberibe, Ceará

Foto: Wikimedia Commons

Um labirinto de falésias se encontra no Morro Branco. Essa é mais uma das praias paradisíacas do Ceará, onde você pode fazer passeios de buggy, e jangada e navegar pelas lagoas. Quando visitar, não esqueça de percorrer a rotas das falésias e encontrar o mar no fundo.

Leia também:

» 41 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste
» 14 viagens românticas (e baratas) para fazer no Brasil
» 10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
» Veja as 20 cidades mais bonitas para visitar no Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Passagens aéreas baratas saindo de Belo Horizonte

Artigo anterior

Qual o tipo de bagagem ideal para cada viagem?

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.