Descubra os melhores meses para conhecer as paisagens formidáveis dos Lençóis Maranhenses

Foto: Foto: Luis Salvatore

O Parque Nacional Lençóis Maranhenses é um paraíso escondido no Nordeste do Brasil. A paisagem única é composta pelas dunas que estão sempre mudando de lugar com os ventos e as lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas. E é por esse motivo que há uma época certa para visitar esse encanto nordestino.

Na região dos Lençóis Maranhenses existem duas estações características ao longo do ano. A chuvosa e a seca. A melhor época para visitação é logo depois da estação chuvosa e no começo da seca, durante os meses de maio a agosto, quando as lagoas estão em seu nível máximo e as chuvas, que costumam ser fortes e diárias, dão uma trégua. Nesse período as lagoas estão perfeitas para banho.

Leia mais:
Guia completo dos Lençóis Maranhenses
Trekking nos Lençóis Maranhenses
Lugares para conhecer em Barreirinhas
Guia completo da Rota das Emoções

Nível das águas alto


Período: De junho a Setembro

Apesar deste ser o melhor período para visitar os Lençóis Maranhenses, o destino oferece uma grande variedade atrações distintas do parque nacional e pode ser visitado durante todo o ano. E mesmo as lagoas não estando completamente cheias, o turista ainda pode se banhar em praias e rios que cercam a região.

Após o termino do período chuvoso no estado que chega a ter 4 meses de chuvas intensas, todas as lagoas e rios do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estão com o nível máximo de água, proporcionando a quem visita o parque nacional a oportunidade de admirar os cenários dos Lençóis Maranhenses da melhor forma possível.

Nível das águas médio


Período: Setembro a Outubro / Fevereiro a Abril

Quando a estação mais seca do ano se aproxima as lagoas passam a secar devido a ação do sol e do vento. Neste período as lagoas não estão tão cheias mas possibilitam ainda a oportunidade de recreação na água, só que um pouco mais limitada. A paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses começa a mudar, as lagoas diminuem de tamanho e profundidade, e aumenta a presença de algas e vegetação aquática.

Nível das águas baixo


Período: Novembro a Janeiro

Os meses menos aconselháveis para visitar os Lençóis Maranhenses são os de novembro a janeiro. No auge do verão a maioria das lagoas estão completamente secas e os rios estão com o nível baixo de água. Neste período a recreação na água é possível apenas nas lagoas permanentes por seu extenso comprimento, como a lagoa do Peixe e a lagoa da Esperança.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Caminhos de Pedra, um recanto italiano em meio a Serra Gaúcha

Artigo anterior

Como reservar hotel pelo Booking.com

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Atins