O país possui destinos para serem conhecidos o ano todo, mas mesmo assim vale a pena estudar a melhor época para ir ao Chile de acordo com o que você deseja ver por lá

Quando pensamos em uma viagem para o Chile é comum vir à mente destinos como Santiago ou Deserto do Atacama, de longe os mais famosos do país, mas por lá é possível encontrar dezenas de outras cidades e cantinhos maravilhosos para conhecer. Fica apenas a dúvida: qual a melhor época para ir ao Chile?

A melhor época para ir ao Chile considerando as regiões mais famosas do país


Foto: Danielle Pereira / Flickr

Pelo fato do país ter estações do ano que correspondem às do Brasil, muitas pessoas acreditam que basta se programar para viajar para o Chile considerando apenas inverno ou verão. Não que isso esteja errado, mas dependendo do que você deseja conhecer será bem válido considerar também o outono e a primavera.

Santiago

A cidade mais famosa do país é muito procurada quando o assunto é neve, afinal o Valle Nevado está ali, mas na verdade pode ser visitada durante todo o ano, independente da temperatura ou do clima.

Já quem quer aproveitar a viagem para participar da colheita das uvas nas proximidades de Santiago irá encontrar nos meses de março e abrir a melhor época para ir ao Chile, pois é justamente quando as frutas estão prontas para serem transformado em vinho (processo que também pode ser acompanhado pelo turista).

Viña del Mar

Junto à Valparaíso, Vinã del Mar compõe as principais cidades de praia do Chile.

Como o clima é similar ao nosso, não há como fugir: o verão é a estação da alta temporada e das temperaturas altas, valendo a pena considerar uma viagem durante a primavera ou o outono, quando os preços são mais baixos e não faz tanto calor.

Deserto do Atacama

Esse é o deserto mais seco do mundo e chuva realmente é um fenômeno raro por ali.

Mas, além da chuva, há outros fatores que devem ser considerados: o calor e o frio intensos, que ocorrem no verão e no inverno. As noites por ali, via de regra, são frias, então quem pretende viajar na estação mais fria do ano precisa se preparar muito no que diz respeito às roupas, principalmente se for acampar.

É também uma atração turística do Chile para ser visitada o ano todo, bastando se precaver em relação à temperatura.

E que tal fugir um pouco do comum no que diz respeito a uma viagem para o Chile?


Foto: F11 photo / iStockphoto

Para fazer uma viagem diferente, que foge da maioria dos roteiros criados quando o assunto é Chile, você pode optar por conhecer outros destinos do país.

A Patagônia Chilena, no extremo sul, por exemplo, é perfeita para quem ama a neve e o frio, que está presente por lá o ano todo.

Aqui, mais uma vez vale a pena considerar viajar no outono e na primeira, pois enquanto o inverno é realmente frio, fechando alguns passeios, o verão é a alta temporada e possui ventos fortes todos os dias. A vantagem, nesse último caso, é o sol que nasce antes das 5h00 e costuma se pôr por volta das 23h00.

A Ilha de Páscoa, por sua vez, presenteia o turista com temperaturas agradáveis durante todo o ano. Ela também faz parte do território chileno e, embora não possua a mesma fama que os demais destinos do país, tem muito a oferecer no que diz respeito ao turismo.

» 16 cidades bonitas para visitar no Chile
» 9 lugares sensacionais que você precisa conhecer no Chile
» Vale a pena fazer compras no Chile?
» Estações de esqui em Santiago: El Colorado e Farellones

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Melhor época para ir à Disney

Artigo anterior

Melhor época para ir a Portugal

Artigo seguinte

Você pode gostar