Porto, Lisboa, Algarve… Descubra quando é a melhor época para conhecer esses e outros cantinhos de Portugal

Há quem diga que não há uma melhor época para ir a Portugal, pois é um país incrível para ser visitado o ano todo. E de fato é verdade: você pode comprar sua passagem quando quiser e irá ter uma viagem dos sonhos, mas para atividades específicas não deixa de ser importante pesquisar sobre a melhor estação para viajar.

Quem gosta ou pretende evitar temperaturas extremas em algumas regiões também precisa se atentar.

Afinal, qual a melhor época para ir a Portugal?


Foto: GloecklThomas / Pixabay

Esse é um destino muito visado por brasileiros e turistas de todo o mundo, pois é o país europeu que mais recebe dias de sol, e também o que tem os preços mais atrativos do continente. Mas viajar para Portugal entre maio e outubro pode te fazer gastar mais, pois essa é considerada a alta temporada, bem como a semana do Natal e do Ano Novo.

Esse é o período do verão português, quando as temperaturas chegam facilmente aos 40ºC, o que para muitas pessoas pode ser um empecilho para os passeios ao ar livre.

Já o inverno de modo geral não tende a ser rigoroso: ele acontece de novembro a abril (não inclui a última semana de dezembro) com máximas de 15ºC, em média, e dificilmente atingindo temperaturas negativas. Essa é a baixa temporada.

Esse, porém, é o cenário geral do país, valendo a pena se atentar à época de sua viagem para Portugal de acordo com a região visitada e as atividades que deseja fazer.

Visitar as praias

Para pegar uma praia em Portugal, a região do Algarve é uma das mais indicadas, e uma das áreas que ficam mais cheias durante o verão. Suas praias estão localizadas no litoral sul e não possuem águas tão frias.

Mas se você quer surfar, a dica é conhecer Nazaré, distante 120km de Lisboa, durante o inverno. A cidade das ondas gigantes presenteia os turistas com um mar agitado nessa época, perfeito para a prática do esporte.

Aprender mais sobre vinhos

O vinho do Porto é um dos mais famosos do mundo, não sendo à toa que a cidade que lhe deu esse nome atrai milhares de turistas todos os anos, principalmente durante o verão, quando chove bem menos.

Essa é também a melhor época para ir a Portugal aprender mais sobre a bebida e, quem sabe, participar da produção: mais especificamente em setembro, toda a região do Douro se concentra na colheita das uvas, sendo possível que o turista faça parte da tradição de pisar nas mesmas.

Curtir a neve

Portugal definitivamente não é famoso por conta da neve, mas quem quer esquiar pode deixar para conhecer a Serra da Estrela durante o inverno, pois essa é uma das poucas regiões nas quais neva, e de quebra possui uma estação de esqui aberta 6 meses por ano.

A Serra também é muito famosa por conta do queijo que produz, portanto pode ser conhecida durante as outras estações também.

E se sua vontade for fazer um roteiro gastronômico ou absorver a história local, definitivamente não há melhor época para ir a Portugal: cidades como Lisboa, que brindam o turista com dezenas de pontos históricos, podem ser conhecidas literalmente o ano todo.

» 30 destinos para visitar em Portugal
» Melhores praias para conhecer em Portugal
» 6 destinos surpreendentes para conhecer em Portugal
» Portugal para turistas brasileiros: dicas, documentos e sugestões de lugares

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Melhor época para ir ao Chile

Artigo anterior

Gosta de ler? Você pode se hospedar nesta charmosa livraria em Paris

Artigo seguinte

Você pode gostar