Com natureza exuberante e charmosas áreas históricas, Paraty oferece atrações durante todos os meses do ano

Como não amar Paraty? Localizada na parte sul do Estado do Rio de Janeiro e formada por ilhas paradisíacas, a cidade proporciona ao turista um cenário inesquecível com sua mata preservada e diversas cachoeiras.

Além da natureza exuberante, o destino ainda mantém um preservado patrimônio histórico. Paraty foi uma das primeiras cidades a serem planejadas no Brasil e abriga até os dias de hoje casarões e igrejas em estilo colonial que mantém um vasto calendário de celebrações religiosas.

E é entre história e belíssimas paisagens naturais que a cidade atrai turistas do mundo todo, sejam os apaixonados por aventuras e ecoturismo, os entusiastas por arte e cultura ou pessoas que desejam relaxar e se divertir nas lindas praias.

Sua localização privilegiada entre as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, faz com que o fluxo de visitantes na cidade seja grande em todas as épocas do ano. Contudo, o melhor momento para conhecer Paraty é entre os meses de março e dezembro, já que no período quase não há chuva e os valores ficam mais em conta.

Para te ajudar a arrumar as malas e estar preparado para os eventos que acontecem na cidade, confira a agenda de Paraty e divirta-se.

Verão


Essa cidade turística sofre com os altos preços durante as férias escolares e festas de final de ano. De dezembro a fevereiro é praticamente impossível escapar dos valores exorbitantes e de praias lotadas.

Em janeiro acontece o Festival Viva Verão, que reúne artistas para apresentação de shows muito animados. No Carnaval, as tradicionais marchinhas e os trios elétricos lotam as ruas de paralelepípedos com desfiles.

Se você não abre mão de altas temperaturas, muita festa e agito, o verão é a estação ideal para sua viagem. Fique atento, pois entre os meses de novembro e março as chuvas são frequentes e podem atrapalhar um pouco o passeio.

Outono


No outono as chuvas começam a diminuir assim como as temperaturas, mas o sol ainda aparece com frequência no céu. Durante a estação a cidade fica mais tranquila e os preços são mais convidativos.

Entre os meses de maio e junho a cidade recebe eventos religiosos que fazem parte da programação da Festa do Divino. Procissões, missas e danças ocupam as ruas, uma tradição trazida pelos portugueses no século 17.

Inverno


Apesar das temperaturas mais baixas que não são tão agradáveis para curtir uma praia, o inverno é um mês agitado em Paraty. Em julho, durante cinco dias, a cidade recebe seu mais famoso evento literário, a Flip – Feira Literária de Paraty. O evento reúne escritores nacionais e internacionais que debatem temas diversos.

Já em agosto, desde 1982 ocorre o Festival da Pinga, onde os visitantes podem degustar e comprar a bebida na Praça da Matriz.

Primavera


A primavera é, sem dúvida, uma das melhores estações para curtir Paraty. Nesse período é possível fugir das chuvas, altas temperaturas e turistas por todos os lados. Além disso os valores de hospedagem estão bem mais acessíveis.

Se sua viagem estiver marcada para novembro, não deixe de participar do Festival Gastronômico, quando vários restaurantes oferecem pratos únicos em seu cardápio.

» Lugares para conhecer em Paraty
» 11 passeios e lugares para conhecer em Paraty
» Lugares para conhecer na Vila de Trindade
» Praia do Cachadaço

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Melhor época para conhecer Maceió

Artigo anterior

Melhor época para conhecer Morro de São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar