Descubra qual a melhor época para conhecer a encantadora e charmosa Gramado  

Gramado é um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha. Localizado a cerca de 130 km de Porto Alegre, oferece opções infinitas de atividades e passeios para todos os estilos e em qualquer época do ano. Uma cidade pequena, que encanta todos os visitantes por suas belas paisagens, parques, museus, arquitetura colonial europeia e uma gastronomia que não se encontra em nenhum outro canto do Brasil.

Suas ruas sofisticadas, mas com um leve toque interiorano atraem o maior número de turistas durante a temporada de inverno, mas engana-se quem pensa que somente nessa estação do ano existem boas atrações para se visitar. Separamos algumas dicas para te ajudar a planejar sua viagem para Gramado, seja no calor do verão ou nas temperaturas amenas da primavera.

O calendário da cidade é marcado com diversos eventos o ano todo, mas nenhum se compara ao famoso Natal Luz, realizado de novembro a janeiro. Nesse momento, as ruas ficam repletas de enfeites e os espetáculos natalinos começam a acontecer, trazendo momentos verdadeiramente mágicos ao público.

Verão


Seja na primavera, no inverno ou no verão, viajar para Gramado é sempre uma boa ideia em todas as estações do ano. O calendário da cidade é marcado com diversos eventos o ano todo e opções de passeio não faltam.

Nos dias mais quentes, por exemplo, a cidade fica mais cheia por conta das festas de final de ano, que são um atrativo da região, além das férias escolares. O famoso Natal Luz, realizado de novembro a janeiro, é o momento em que os enfeites tomam conta das ruas e os espetáculos natalinos entregam um verdadeiro show de magia aos visitantes.

Os dias são marcados por temperaturas mais altas e pancadas de chuva no período da tarde.  

Primavera


Gramado é muito conhecida por abrigar muitos parques que, durante a primavera, surpreendem com as cores de suas flores enfeitando a paisagem.  Nesse período o parque Le Jardin é um passeio imperdível no roteiro. Nele, você poderá apreciar as belas lavandas que florescem por toda parte.  

Outono


Ter a experiência de estar na Europa sem ao menos sair do Brasil é uma das características do outono em Gramado. Folhas em tons de laranja e amarelo caem das árvores transformando as paisagens. Os termômetros durante esse período ficam em torno dos 20°C e as chuvas não são tão intensas.

Se passar pela cidade durante a Páscoa, não deixe de participar da Chocofest, um evento em que turistas e moradores se reúnem para degustar deliciosos chocolates e se divertem com muita música e dança pelas ruas.

Inverno


O inverno, com certeza, é a estação que atrai mais turistas a Gramado. As temperaturas baixas que chegam a ficar negativas e a pouca precipitação de chuvas são verdadeiros convites para relaxar e curtir o que a cidade tem de melhor.  

Nada mais prazeroso que caminhar pelas ruas com roupas de frio e um bom chocolate quente na mão. Durante a noite, saborear uma sequência de fondue, comidas italianas ou provar uma das diversas opções de chocolate produzidos na região são atividades indispensáveis no roteiro.

Ainda no período do inverno, os apaixonados pela sétima arte vão se divertir no Festival de Cinema, realizado no mês de agosto. O festival reúne filmes nacionais e estrangeiros que podem ser apreciados pelos participantes e, ao final, há uma premiação para as melhores produções em cada categoria.

» Lugares para conhecer em Gramado
» Lugares para conhecer em Canela
» Lugares para conhecer em Bento Gonçalves
» Rota dos vinhos em Bento Gonçalves

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares para conhecer em Bento Gonçalves

Artigo anterior

Melhor época para conhecer Florianópolis

Artigo seguinte

Você pode gostar