Observação de pássaros, passeios na praia e viagens estão entre as recomendações de médicos escoceses a seus pacientes 

Após passar por uma consulta no médico, você sai com uma receita que indica um único remédio: boas doses de natureza. Pode até soar estranho, mas é assim que alguns médicos da Escócia estão tratando os problemas de seus pacientes.

Isso acontece por meio de um projeto chamado Nature Prescriptions (Prescrições da Natureza), lançado em Shetland, localizada na parte mais setentrional das ilhas britânicas, em outubro do ano passado. A iniciativa pioneira foi fomentada pela NHS Shetland, órgão responsável por fornecer serviços de saúde na região.

Mas como funciona o projeto? Os médicos analisam cada caso em particular e, quando percebem que a saúde do paciente pode ser beneficiada por boas doses de natureza, entregam um folheto com algumas instruções. Neste material estão algumas dicas de como passar um tempo ao ar livre pode ajudar a melhorar problemas como ansiedade, pressão alta, diabetes, estresse e doenças cardíacas.

Entre as dicas, há algumas sugestões bastante divertidas como “observe os pássaros”, “jante fora”, “diga olá a um cavalo”, “aprecie a natureza por 11 minutos”, “caminhe nas pedras para chegar até uma praia”, entre outras.

Há também sugestões de atividades ao ar livre para realizar na cidade, uma espécie de calendário com ideias do que fazer durante cada mês do ano. Em fevereiro, por exemplo, é sugerido que os pacientes “plantem flores em seu jardim”. Já em março eles podem “pedir emprestado o cachorro do seu vizinho e levá-lo passear”.

“Há evidências contundentes de que a natureza traz benefícios para a saúde do corpo e da mente”, afirmou Karen MacKelvie, diretora de envolvimento da comunidade da RSPB, ao jornal The Guardian.

Vale lembrar que a NHS Shetland não está sugerindo que os medicamentos sejam substituídos por essas prescrições da natureza, mas sim que essas atividades atuem de forma complementar com os métodos convencionais de tratamento.

» Veja as 6 cidades mais bonitas para visitar na Escócia
» Guia de praias indicadas para crianças no Brasil
» Roteiro de 15 dias no Reino Unido: 5 cidades escolhidas a dedo
» Cidades incríveis para visitar na sua viagem para Inglaterra

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Como ir do aeroporto de Santiago ao centro da cidade usando transfer

Artigo anterior

7 dicas do que fazer em Paris durante a noite

Artigo seguinte

Você pode gostar