Lugares para conhecer no Piauí

Apesar de pouco explorado por turistas, o estado reúne atrações turísticas surpreendentes como o Delta do Rio Parnaíba e o Parque Nacional da Serra da Capivara, que concentra os sítios arqueológicos mais antigos do Brasil

Foto: Chico Rasta / MTur

O estado do Piauí faz divisa com os estados do Maranhão, Tocantins, Ceará e Pernambuco e mesmo não fazendo parte dos grandes catálogos de destinos nacionais, o destino possuí belezas naturais grandiosas ainda pouco exploradas.

O litoral do Piauí possuí apenas 66 km, mas é repleto de atrações naturais belíssimas: as praias desertas e paradisíacas fazem parte da Rota das Emoções, uma das rotas turísticas mais preservadas do Brasil, que tem início nos Lençóis Maranhenses – MA e termina em Jericoacoara – CE (ou vice versa). Para explorar a região o indicado é se hospedar em um dos quatro municípios que dão suporte nessa região turística do Piauí: a cidade de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia e Cajueiro da Praia.

Na fronteira com o Maranhão, situa-se o Delta do Parnaíba, um arquipélago com mais de 75 ilhas, dotado de belezas e formas naturais inimagináveis. Outros destaques são a charmosa vila de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, e Luís Correia, com inúmeras praias e lagoas.

A única capital nordestino que não é banhada pelo mar, está a 343 km do litoral e banhada pelo rios Poty e Parnaíba. Teresina é carinhosamente chamado de “Cidade Verde” pela grande concentração de árvores em suas ruas e parque espalhados pela cidade. Quando estiver em Teresina, não deixe de conferir algumas construções importantes da cidade como o Palácio de Karnak, o Teatro 4 de Setembro, a Igreja São Benedito e a Casa de Cultura de Teresina.

No sudeste do estado os sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, prova que o homem surgiu no continente americano há mais tempo do que pensavam. No Parque Nacional das Sete Cidades, pode-se observar formações rochosas de cerca de 400 milhões de anos e pinturas pré-históricas ainda preservadas.

O Piauí também promove grandes festas relacionadas a santos e padroeiros. Durante a semana santa as cidades de Floriano, Parnaíba, Pedro II, Teresina e Uruçui celebram uma das datas mais esperadas do ano. Nos fins de junho são comemoradas as festas juninas com apresentações de Bumba-meu-Boi.

Destinos turísticos do Piauí


Teresina

» Lugares para conhecer em Teresina

Serra da Capivara

» Parque Nacional da Serra da Capivara: pinturas rupestres no Brasil

Barra Grande

» Lugares para conhecer em Barra Grande

Delta do Parnaíba

» Viajando pelo Delta do Parnaíba e as praias piauienses

Rota das Emoções

» Guia completo da Rota das Emoções
» Rota das Emoções: conhecendo o Ceará, Maranhão e o Piauí em 7 dias
» Rota das emoções para todos os perfis de viajantes
» Rota das Emoções em família
» Roteiro de luxo explorando a Rota das Emoções
» 38 fotos que provam toda a beleza da Rota das Emoções

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.