Lugares para conhecer no Algarve

As melhores praias da Europa e muralhas que refletem uma trajetória de séculos esperam por você no sul de Portugal

Foto: ian_woodhead1 / Flickr Wikimedia Commons

A região do Algarve fica na costa sul portuguesa e, além de ter algumas das praias mais bonitas de todo o continente europeu, foi de extrema importância para a história de Portugal, já que os portos daqui foram responsáveis pelo início da expansão marítima do país e a chegada na África e na Europa.

A região foi parte do império romano e passou por dominação árabe antes de voltar para as mãos dos reis portugueses, e até hoje as cidades preservam muitas construções, como o Castelo de Silves do século XIII e a Porta Árabe (século XI) e a Catedral (século XIII) de Faro.

Tudo isso é coroado com as lindas paisagens naturais encontradas nos mais de 200 km de costa com falésias, grutas, ilhas e praias paradisíacas, e as serras que cercam as cidades. Essa variedade oferece muitas opções de atividades de aventura, como surf, vela, trilhas, mergulho, asa delta, rapel e ciclismo. Além disso, a região tem cerca de 40 campos de golfe, o que faz dela o melhor destino do mundo para a prática desse esporte.

A porta de entrada costuma ser o aeroporto de Faro, mas a distância entre Lisboa e Algarve é de 280 km, convidando turistas para um belo passeio de carro pelo território português.

Leia também:
Melhores praias para conhecer em Portugal
30 destinos para visitar em Portugal
Melhores praias na região do Algarve em Portugal
6 ideias de passeios bate e volta saindo de Lisboa

Cidades para visitar no Algarve:

Foto: Ekitaura / Wikimedia Commons

– Albufeira

A fama dessa região vem não só das praias cercadas por casas brancas construídas no topo das falésias, os turistas que vão para Albufeira buscam os bares e casas noturnas que fazem desse o ponto mais agitado do Algarve. Os destaques daqui são a Praia do Túnel e a Gruta do Zorino.

– Faro

A cidade tem o aeroporto que serve de principal entrada para os turistas que desejam explorar a região. O terremoto de 1755 destruiu parte das construções, mas ainda podem ser vistos monumentos como a Porta Árabe (século XI) e a Catedral (século XIII). As que vieram ao longo do século XVIII foram o Teatro Lethes, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São Pedro. Faro também é conhecida pelas belas ilhas, sendo as principais as ilhas de Faro, da Culatra, do Farol e Deserta

– Tavira

um local a ser explorado tranquilamente, com as ruas estreitas e cheias de surpresas, os turistas têm 37 igrejas para conhecer, além do castelo que se converteu no melhor mirante da cidade, o Jardim do Coreto, o Núcleo Islâmico, o Museu Municipal e o Portal da Misericórdia.

– Vilamoura

Cheio de resorts sofisticados, hotéis de alto padrão e restaurantes fantásticos, a cidade de Vilamoura é o destino do Algarve escolhido por pessoas que possuem um alto poder aquisitivo. A cidade é famosa por seus inúmeros campos de golf, suas lojas e por sua agitada vida noturna.

– Silves

Era a cidade mais importante no período em que a região era um reino árabe. Aqui você pode visitar o maior castelo do Algarve, que foi construído no século XIII e tem muralhas, torres e apenas três portões para acessar os 12 hectares do complexo. A construção fica no topo da Serra de Monchique e tinha funções militares com localização privilegiada.

– Lagos

Foi daqui que saíram as caravelas portuguesas que deram início ao período de expansão marítima e que resultou nos navios atracados na África e na América. Além das praias paradisíaca, também há monumentos históricos como o Castelo dos Governadores, a Igreja de Santo Antonio e o Forte da Ponta da Bandeira, que protegia a região de piratas. Foi em Lagos que surgiu o primeiro mercado de escravos do continente, local hoje transformado em centro cultural e feira de artesanato.

– Aljezur

Aljezur é o pequeno refúgios dos surfistas e mochileiros que buscam um local tranquilo nessa região. Localizado no Parque Natural da Costa Vicentina. O pequeno povoado está entre a serra e o mar com falésias circulando toda a orla da praia. A principal atração é a Praia de Odeceixe, que tem uma incrível faixa de areia com banho fluvial de um lado e águas salgada d outro.

Outras cidades para conhecer no Algarve:

  • Loulé
  • Olhão
  • Sagres
  • Lagoa
  • Monchique
  • Alcoutim
  • Vila Real de Santo António
  • Carvoeiro
  • Alvor
  • Almancil

O que fazer no Algarve:

Foto; Bethany Ciullo / Wikimedia Commons

– Praias

Considerado um dos melhores destinos de praia da Europa, o Algarve possui mais de 200 km de costa com praias lindíssimas com muitos tons de azul no mar, o branco da areia e o dourado das falésias que contornam as baías. Os principais destinos são Costa Vicentina, Ria Formosa, Praia do Camilo, do Benagil e da Marinha.

– Cabo de St. Vicente

Quem chega ao icônico Farol de Sagres tem uma vista imperdível do litoral e suas falésias. Essa é uma das regiões mais belas da costa do Algarve e rende ótimas fotos.

– Igreja de São Lourenço de Almancil

Localizada em São Lourenço, na freguesia de Loulé, a Igreja de São Lourenço de Almancil foi construída no século XVII e tem seu interior inteiramente revestido por azulejos de 1730, que foram implantados e assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes, um dos mestres da azulejaria portuguesa.

– Praia da Marinha

A praia está no ranking das 10 mais bonitas da Europa e com certeza é um dos grandes cartões postais do Algarve. A atração fica em Lagoa e é famosa por suas falésias que vão de encontro ao mar clarinho da região.

– Zoomarine

O Zoomarine é considerado o melhor parque aquático do Algarve e fica na cidade de Albufeira. O espaço temático é o programa ideal para quem está viajando em família e oferece muitas atrações, entre elas apresentações com focas e leões marinhos, toboáguas e algumas atividades de lazer e educação ambiental.

Outros lugares para conhecer no Algarve:

  • Sapal de Castro Marim
  • Vila Real de Santo António
  • Museu Municipal de Lagos
  • Muralhas de Lagos
  • Meia Praia
  • Praia da Batata
  • Praia do Pinhão
  • Ponta da Piedade
  • Praia da Luz
  • Ilha de Tavira
  • Praia da Terra Estreita
  • Praia do Barril
  • Praia do Homem Nu
  • Porto de Mós
  • Museu de Portimão
  • Capela de São José de Alcalar
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  • Jardim Manuel Bívar

Como chegar ao Algarve:

Foto: Christiane Jodl / Flickr Wikimedia Commons

A região tem aeroporto na cidade de Faro, mas, se optar por chegar de carro, as principais opções de estradas são a A-22, para quem vem do Oeste ou do Leste, e a A-2 para quem vem do Norte.

A empresa EVA transportes oferece o trecho de Lisboa para Albufeira 6 vezes ao dia e o trajeto leva de 2h45 a 3h.

Melhor época para visitar a região do Algarve:

Foto: Alexander Savin / Wikimedia Commons

As chuvas são raras nessa região, o que faz do Algarve um destino ensolarado o ano todo! Durante os meses mais quentes a temperatura pode atingir 40°C, já durante o inverno os termômetros chegam a 25°C. 

Os meses mais movimentados são durante o verão, entre junho e setembro, sendo em agosto, o mês com mais movimento no destino, e consequentemente, mais caro.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.