Colorida, animada e quente: Cartagena é um destino que une história, praia, belezas escondidas e sol o ano todo.

Foto: Jess Kraft / Shutterstock

Se o que você procura é passar uns dias românticos ou aproveitar de uma vida noturna inigualável, num lugar mágico onde a história se mistura com a modernidade e o típico se confunde com a influência da cultura européia, lhe damos as boas vindas a Cartagena de Índias.

Cartagena das Índias fica no litoral norte da Colômbia e é a quinta maior cidade do país. O destino caiu no gosto dos brasileiros recentemente (daí a facilidade de encontrar pacotes de viagem), mas já tem atenção do mundo há décadas, sendo tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1984. A cidade já foi o principal porto na América para os espanhóis e guarda muito de sua história, que vem desde a fundação em 1533.

A arquitetura colonial fica dentro da Cidade Velha, guardada por 13 km de muralhas. Lá estão os principais atrativos, como museus, prédios de uso militar, igrejas e paróquias. Tudo isso cercado por ruazinhas com casas coloniais e cheias de cor. Também é possível se hospedar e ficar bem perto da badalada vida noturna da ilha, que pode começar com um belíssimo pôr do sol no famoso Café del Mar. Outro ponto de Cartagena é o centro moderno, onde ficam os grandes hotéis, lojas e restaurantes.

A praia mais procurada de Cartagena é Bocagrande, mas a beleza natural do Caribe fica nos arquipélagos nas proximidades. As Ilhas Rosário ficam a 50 minutos de barco e são formadas por 27 ilhas que pertencem ao Parque Nacional Corales del Rosario e onde você vai encontrar aquele mar azul claro caribenho. Outras atrações são o Oceanário e a famosa Playa Blanca, que fica na Isla Barú.

Viajantes procurando praia, história e até boas festas se apaixonam pela cidade e pela sua variedade de preços e roteiros. Se você for do tipo que gosta de ir apenas para relaxar e não se preocupar com nada, um pacote para Cartagena pode ser facilmente encontrado em agências de turismo aqui no Brasil, mas agências locais também oferecem passeios e tours.

Então se Cartagena estava quase em seus planos, não pense duas vezes! Mas, antes de viajar, você precisa tomar a vacina da Febre Amarela e solicitar o comprovante internacional, exigido pelo Colômbia. Cartagena também tem muitos mosquitos pelo clima quente, então não esqueça o repelente quando fizer a mala.

Leia também:
Santa Marta: o caribe colombiano como você nunca viu
Colômbia: conheça os principais destinos turísticos do país
Igreja construída em cânion chama atenção de turistas na Colômbia
Roteiros para fazer um mochilão pela América do Sul

O que fazer em Cartagena das Índias:

Foto: Venturelli Luca / Shutterstock

– Cidade Amuralhada

A Cidade Amuralhada é a região de Cartagena cercada por uma antiga muralha que tinha como função proteger a região contra ataques estrangeiros. Ela é formada por quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Matuna e Getsemani, e concentra alguns dos principais pontos turísticos da região – entre eles o Palácio da Inquisição e a Torre do Relógio. Dentro das muralhas está quase toda a parte antiga de Cartagena, com suas ruas românticas e edificações antigas.

– Torre do relógio

Um dos monumentos mais conhecidos da cidade, a Torre do Relógio é um dos símbolos de Cartagena e  antigamente serviu como a única entrada para a cidade murada, separando dois bairros bem tradicionais da cidade.

– Castelo de San Felipe de Barajas

Apesar do nome, a construção é uma fortaleza que protegia a cidade contra invasores, como os piratas. Nossa indicação é fazer uma visita guiada na atração, para não perder nenhum detalhe da história da fortaleza e da cidade.

– Ilhas Rosário

São necessários viajar apenas 50 minutos de barco para chegar a uma das praias mais conhecidas, a Playa Blanca. O local tem diferentes ilhas privadas onde os turistas podem desfrutar de um dia à beira de águas cristalinas, tomando sol e curtindo o clima da cidade.

– Playa Blanca

Cartagena é considerada um destino do Caribe, mas está longe de ter praias como as que se vê em Cancún, Punta Cana ou St. Martin, por exemplo. Se há uma oportunidade para observar águas claras, que se aproximam de destinos famosos do Caribe, esse lugar é Playa Blanca, em Baru.

– Las Bovedas

A Las Bovedas é um mercado de artesanato ocupa hoje o que já foi um espaço de armazenamento de pólvora e uma cadeia.

– Café Del Mar

Esse bar fica no topo da muralha e atrai muitos turistas para assistir ao pôr do sol.

– Praça Santo Domingo

A praça tem em sua volta os dois prédios civis mais antigos da ilha, a Igreja e a Faculdade de Santo Domingo, ambas construídas entre 1579 e 1698. O local também é cercado por muitos restaurantes e bares.

– Paroquia de San Pedro Claver

Reconstruída no século XVII depois de um incêndio, a paróquia surgiu no cenário de Cartagena em 1580 e abriga os restos mortais do apóstolo dos escravos, San Pedro Claver.

– Convento La Popa

Esse prédio é original do século XVII, quando serviu de refúgio a escravos que fugiam, mas, ao longo do tempo, se transformou em um prédio com funções militares.

Outros lugares para conhecer em Cartagena:

  • Bocagrande
  • Casa de la Moneda
  • Getsemaní
  • Monumento Sapatos Velhos
  • Museu Naval
  • Museu da Esmeralda
  • Palacio de la Inquisición
  • Parque Bolívar
  • Plaza San Diego
  • Plaza de Bóvedas
  • Plaza de la Proclamación
  • Plaza Fernanders Madrid
  • Plaza de los Coches
  • Teatro Adolfo Mejía

Como chegar em Cartagena das Índias:

Foto: Neufal54 / Pixabay

De avião
As companhias aéreas não oferecem voos diretos para Cartagena, mas basta fazer escala em Bogotá para chegar ao aeroporto local.

Não há nenhuma companhia aérea que ofereça voos diretos entre as capitais brasileiras e Cartagena, mas há empresas estrangeiras que vão para a cidade, fazendo conexão em seus respectivos aeroportos de apoio.

Saindo do Brasil com destino a Cartagena, é possível voar: com a TAM/LAN, fazendo conexão em Lima ou Bogotá; com a Copa, através do Panamá; e a Avianca, também com conexão em Bogotá. O tempo de viagem varia de acordo com o trajeto, a cidade de partida e o tempo de conexão, porém calcule cerca de 7h/8h em cada perna da viagem, incluindo a conexão.

De navio
Cartagena é uma parada comum em cruzeiros de passagem pela região e a visita costuma durar no máximo dois dias.

Melhor época para visitar Cartagena das Índias:

Foto: Anamaria Mejia / Shutterstock

Com temperaturas entre 22°C e 40°C, faz calor o ano todo em Cartagena e esse não é um problema para programar a viagem – pelo contrário. Independentemente de viajar no inverno ou no verão, prepare-se para enfrentar um calorão. A média anual de temperatura está em torno dos 27ºC, mas a sensação térmica vai além disso, devido à umidade. Os meses de janeiro a março são os mais secos, por isso alta temporada. De agosto a novembro é a época mais chuvosa.

Onde se hospedar em Cartagena das Índias:

Encontre hospedagens em Cartagena das Índias aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Oktoberfest Blumenau: o que saber antes de ir

Artigo anterior

Parques Aquáticos para conhecer em Cancún

Artigo seguinte

Você pode gostar