Lugares para conhecer em Zurique

Nos pés dos Alpes, a maior cidade da Suíça preserva monumentos do século IX e ruas medievais e tem mais de 150 museus e galerias

Foto: Canadastock / Shutterstock

Zurique fica localizada no norte da Suíça e, pela proximidade, é uma boa opção para inserir em um roteiro entre a Alemanha e Áustria. A cidade possui um cenário de contos de fadas com seus edifícios antigos e as águas do Lago Zurique e dos rios Limmat e Sihl, e é muito organizada, de modo que o idioma alemão não deve atrapalhar a sua viagem.

Os principais pontos turísticos podem ser percorridos a pé ou você pode alugar uma bicicleta gratuitamente para percorrer a região central. Os destaques aqui são a rua Bahnhofstrasse, com lojas de grife e restaurantes estrelados, o passeio de barco no Lago Zurique, as esculturas nos jardins do Parque Zürichhorn e as igrejas Fraumunster Kirche, fundada no ano de 853, a Igreja de São Pedro, construída por volta do século IX, e Grossmünster, do século XII.

Se você gosta de mirantes, a cidade tem alguns no centro, como a Praça Lindenhof e o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique, e outros mais distantes, mas que valem a viagem, como a montanha Uetliberg, acessível de trem e por trilha.

Zurique é a maior cidade da Suíça e conta com mais de 150 museus e galerias de arte, atendendo a todos os públicos. Os principais são o Landesmuseum, que reconta a história da Suíça, e o Kunsthaus Zürich, que guarda obras de artistas como Matisse, Monet e Van Gogh. Os amantes de futebol também não vão se decepcionar com um Museu da Fifa e a visitação na sede da Federação.

O passeio é imperdível, mas fique atento porque a moeda nacional é o Franco Suíço e custa certa de $1 euro. Apesar de alguns lugares aceitarem euro, é recomendado usar a moeda local, pois os estabelecimentos costumam usar cotação própria e você pode sair perdendo na conversão.

Leia também:
Suíça em 23 fotos, conheça um dos países mais românticos da Europa
Viajando a Suíça de trem, conheça o Glacier Express
5 cidades para conhecer na Suíça
Qual a melhor época para viajar para a Europa?

O que fazer em Zurique:

Foto: Jonny_Joka / Pixabay

– Praça Lindenhof

Se você busca por um mirante de fácil acesso, essa praça é uma ótima opção. Localizada no centro histórico, ela tem uma vista linda da cidade com o Rio Limmar, além de uma boa infraestrutura, com fontes de água potável, bares e banheiros. A região é excelente para explorar, já que foi sede de um forte romano no século IV e também preserva ruas medievais e prédios históricos.

– Igrejas

Zurique é sede de lindíssimos centros religiosos que transpiram história. Os principais são Fraumunster Kirche, fundada no ano de 853 e famosa pelos grandes vitrais, a Igreja de São Pedro (Peterskirche), construída por volta do século IX, e Grossmünster, que é um dos pontos mais visitados da cidade data do século XII.

– Zurich West

O Zurich West é um dos bairros mais descolados da cidade. Esse antigo bairro industrial teve um viaduto transformado em rota de compras e oferece lojas, bares e restaurantes, além de vinhos, chocolates e queijos no mercado central MarkHalle.

– Passeio de barco pelo Lago Zurique

O trajeto dura em média 1h30 e não é caro, pois os barcos fazem parte do sistema de transporte público da cidade. O passeio é tranquilo e permite que o turista observe com calma a paisagem única do centro histórico de Zurique, com seus prédios antigos e ruelas medievais em meio à agitação da maior cidade da Suíça.

– Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH)

Também conhecida por Universidade de Zurique, essa instituição é está associada a 21 ganhadores do prêmio Nobel. Pela altitude, o local tem uma vista linda da cidade, sendo acessível por um funicular que está em funcionamento desde 1889, além de ser uma das opções de passeios gratuitos em Zurique com o Jardim Botânico.

Outros lugares para conhecer em Zurique:

  • Aussersihl
  • Bahnhofstrasse
  • Casa de Concertos de Zurique (Opernhaus)
  • Kunsthaus Zürich
  • Landesmuseum
  • Langenberg Wildlife Park
  • MarkHalle
  • Mirante da montanha Uetliberg
  • Museu da Fifa
  • Museu das Ciências da Terra
  • Museu de Belas Artes
  • Museu do Dinheiro
  • Museu Rietberg
  • Píer Bürkiplatz
  • Praça Münsterhof
  • Prefeitura (Rathaus)
  • Rua Niederdorfstrasse
  • Zoological Museum
  • Zoológico
  • Zurich’s Football Club Museum

Como chegar em Zurique:

Foto: susan_oh / Pixabay

De avião
A cidade possui aeroporto próprio com fácil deslocamento até a Estação Central e recebe voos internacionais sem escalas. Uma opção para quem já estiver em solo europeu é comprar passagem pelas companhias aéreas low-cost.

De trem
Zurique é considerada parte central do eixo da malha ferroviária da Europa, o que possibilita conexão com diversas regiões. As passagens custam a partir de $20 euros.

De ônibus
Muitas empresas realizam o trajeto de ônibus vindo de outras cidades. Essa é uma opção mais barata pois custa a partir de $10 euros e o tempo de viagem é apenas um pouco maior do que se o trajeto fosse feito de trem.

Melhor época para visitar Zurique:

Foto: MatteoCozzi / Stockphoto

O inverno na região é bem rigoroso, mas atrai muitos turistas pela proximidade com as pistas de esqui. No entanto, com as temperaturas mais amenas da primavera também chegam os visitantes para curtir os festivais oferecidos nas ruas, já durante o verão Zurique pode ultrapassar os 30°C e leva todos aos parques e piscinas públicas.

Onde se hospedar em Zurique:

Encontre hospedagens em Zurique aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.