Lugares para conhecer em Teresina

A única capital do Nordeste que não possui um litoral, Teresina está a beira de dois importantes rios, o rio Parnaíba e o Poty. As áreas verdes são importantes atrativos turísticos da cidade, que possui belos parque ambientais, como o Encontro das Águas e o Lagoas do Norte, com áreas destinadas ao esporte e lazer.

A cidade expõe árvores frondosas por suas ruas, praças, avenidas e quintais, mantendo o título de “Cidade Verde”. São as figueiras, os oitizeiros, as mangueiras e as acácias que amenizam o calor trazido por sua baixa altitude. Nos meses de setembro a dezembro o calor é intenso, mas no primeiro semestre a temperatura é agradável, especialmente à noite e cedo da manhã.

Única capital nordestina que não se localiza à beira-mar, vive de suas praias fluviais e das lendas que nascem das águas ribeirinhas, como a do Cabeça-de-Cuia. Por essa ausência do mar, a cidade desenvolveu bastante a sua vida noturna, existindo semanalmente inúmeras opções de shows, apresentações musicais, teatro, cinema e boates, destacando-se uma culinária típica de sabor inigualável. Foi assim que os eventos se multiplicaram e hoje a cidade recebe diversas feiras, congressos e convenções no mês, muitos de caráter nacional e internacional.

Em uma tarde em Teresina é possível conhecer as principais construções da cidade em uma agradável caminhada pelo centro. Na hora das compras a Central de Artesanato, situada na Praça Pedro II possuí objetos de madeira como santos e as bolsas e outros utensílios de jantar feitos de fibras de buriti.

Leia também:

16 fotos que vão te deixar morrendo de vontade de visitar Jericoacoara
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
Praias desertas para curtir no Brasil
10 refúgios ecológicos para relaxar no Nordeste
Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias

Outro ponto que merece ser explorado é a culinário regional, que carrega pratos bem temperados e saborosos como galinha d’angola, arroz com carne seca picada, carne seca com farinha e pilão e a peixada mergulhada no leite de coco e batata doce. Para refrescar um suco de caju gaseificado bem gelado conhecido como “cajuína” ou outros sucos exóticos como murici são uma ótima pedida.

O que fazer:

Ponte Estaiada

A ponte que liga a Alameda Parnaíba com a Avenida Dom Severino e cruza o Rio Poti tem um mirante de 95 metros de altura onde é possível ter uam visão privilegiada da cidade.

Juscelino Reis

Foto: Juscelino Reis

Igreja São Benedito

Construída em 1874 a Igreja de São Benedito é um dos principais templos religiosos de Teresina.

Thompson Sa

Foto: Thompson Sa

Teatro 4 de Setembro

A principal casa de espetáculos do piauí foi projetada pelo engenheiro civil Alfredo Modrak.

Fernando Oliveira

Foto: :Fernando Oliveira

Palácio de Karnak

O imponente edifício é a sede oficial do Poder Executivo Estadual do Piauí. O nome Karnak vem de um templo do antigo Egito, e a arquitetura do palácio foi inspirada em templos gregos. Na década de 70, no governo de Alberto Silva, recebeu jardins de arquitetura contemporânea projetados pelo paisagista Burle Marx.

Albemerc Moura de Moraes

Foto: Albemerc Moura de Moraes

Palácio da Cidade

O Palácio da Cidade de Teresina é a sede da Prefeitura, desde 1984 e é um das mais antigas edificações da cidade. Antigamente o prédio abrigava a Escola Normal. A atração fica no centro de Teresina, próxima à Igreja do Amparo.

Iplan2go

Foto: via Iplan2go

Outros atrativos turísticos em Teresina:

  • Parque Ambiental Encontro dos Rios
  • Parque Zoobotânico de Teresina
  • Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório
  • Casa de Cultura e Museu de Teresina
  • Parque Lagoas do Norte
  • Igreja N S do Amparo
  • Igreja Catedral De Nossa Senhora Das Dores
  • Museu do Piauí
  • Complexo Cultural Clube Dos Dários
  • Parque da Cidade

Como chegar:

De avião
O Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portella recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro
De São Luís: 432,8 km via BR-135 e BR-316
De Palmas: 1.108,5 km via BR-226
De Fortaleza: 593,2 km via BR-222 e BR-343

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Teresina, vale ligar na rodoviária da capital piauiense.
Rodoviária de Teresina
Tel: (86) 3229-9047

 

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *