No extremo sul do litoral pernambucano um paraíso com águas claras e recheadas de belos corais que formam piscinas naturais vem ganhando o gosto de diversos perfis de viajantes, as paisagens presente no município de Tamandaré revelam um lado mais calmo e paradisíaco do litoral nordestino.

Tamandaré é cercado por extensos coqueirais que se misturam a uma zona de mata atlântica intocada, com mais de 538 hectares que preservam várias espécies de animais e plantas, entre elas o Jatobá, Oiticica da Mata, Pau-brasil, Sucupira, Camaçari, Ipê, Massaranduba, Murici, a Gararoba e Mamajuba. O litoral de águas claras abrigam a segunda maior barreira de corais do mundo, que segue da capital alagoana Maceió até Recife, formando piscinas naturais em horários de maré baixa.

Distante apenas 110km de Recife, a cidade tem áreas urbanizadas com inúmeras casas de veraneio e barracas que atendem os turistas nos finais de semana e na alta temporada que buscam as atrações paradisíacas do município. Tamandaré tem 16 km de praias praticamente intocadas pelo homem formadas por magnificas baías com ondas fracas, convidativas para ótimos mergulhos, uma aventura para quem quer desbravar um território de belezas marinhas.

O destino tem muitos pontos turísticos para conhecer, alguns mais voltados para a historia, outros para apreciar e desfrutar da natureza 100% presente na região. Entre a grande variedade de atividades, os passeios a fazer e locais imperdíveis de conhecer se destacam o Mirante do Oitizeiro, a Igreja de São José de Botas, a Igreja de São Pedro, a Capela de São Benedito na paradisíaca Praia dos Carneiros, o Forte de Santo Inácio de Loyola, o Farol de Tamandaré e o Rio Ariquindá.

Praias


Foto: Timo Sachsenberg / Wikimedia Commons

Praia dos Carneiros

Principal cartão postal da cidade, a praia possuí 5 km de coqueiros que margeiam o litoral moldado pelo Rio Formoso. Piscinas naturais e bancos de areia em alto mar oferecem um espetáculo à parte. O ícone dessa atração é a charmosa Capela de São Benedito, construída em frente ao mar verde. veja +

Praia de Tamandaré

É a praia mais estruturada de Tamandaré, a pequena orla possuí algumas opções de quiosques e restaurantes no seus 16 km de extensão. A Praia de Tamandaré está localizada entre as praias de Campas e do Pontal do Lira.

Praia das Campas

A praia das Campas é demarcada pela Igreja de São José ao sul e pelo Hotel Marinas ao norte. É nessa praia que estão concentradas a maior parte das belas casas de veraneio presentes no município. Tem 4,7 km de extensão com águas calmas, excelentes para o banho em função da grande presença de recifes de corais.

Boca da Barra

O acesso é feito pela praia de Tamandaré e fica na Barra do rio Mamocabinha. A praia possuí mar calmo com muito sargaço e recifes. Nela ficam localizadas as ruínas do Forte de Tamandaré construído em 1691.

Praia do Pontal do Lira

Localizada mais ao norte, a Praia do Pontal do Lira tem uma vasta vegetação de coqueiros e uma grande presença de corais que deixam as águas ainda mais tranquilas. Quando estiver na praia não deixe de visitar o Forte e o Farol de Santo Inácio.

Onde ir


Foto: guilherme jofili / Flickr

Capela de São Benedito

Ícone da Praia dos Carneiros a igreja de São Benedito foi construída em 1910 em meio aos coqueiros e em frente ao mar. A simplicidade da arquitetura junto à beleza do lugar formam o cenário ideal para uma ótima foto de recordação.

Forte de Santo Inácio

Construído cm a finalidade de guardar o porto de Tamandaré e proteger o local das invasões holandesas. O forte demorou catorze anos para ficar pronto. Hoje ele se encontra sob a guarda da Capitania dos Portos do Ministério da Marinha.

Ilha de Santo Aleixo

A belíssima ilha de areias brancas é rodeada de corais e faz parte do município de Serinhaém, a atração pode ser vista da Praia dos Carneiros e é muito frequentada por mergulhadores devido as dezenas de naufrágios em seus arredores.

Casa do Artesão

A Casa do Artesão é um espaço que expõem trabalhos feitos com matéria prima do coqueiro e cipó além de frutas nativas e doces. A Casa do Artesão foi inaugurada em 2001 e está localizada na Praça Almirante Tamandaré.

Outros atrativos turísticos em Tamandaré:

  • Recifes de Corais
  • Praia de Guadalupe
  • Praia do Gamela
  • Cachoeira do Bulha
  • Manguezais
  • Igreja de São José
  • Igreja São Pedro
  • Morro do Oitizeiro
  • Reserva Biológica de Saltinho

Como chegar


Foto: viajescangrejo / Flickr

De avião

O aeroporto Internal de Recife/ Guararapes – Gilberto Freyre é o mais próximo do município e recebe voos diários das principais capitais brasileiras.

De ônibus

Na rodoviária de Recife tem varias empresas de ônibus que vão até Tamandaré, como a São Domingos, ou a Auto Viação Cruzeiro Ltda.

De carro

Vindo de Recife pela BR-101, o motorista deve seguir até o Cabo de Santo Agostinho, seguindo depois pela PE-60 que vai até Porto de Galinhas, de lá vá até Rio Formoso, passando por Serrambi e Barra de Serinhaém. Quando encontra as placas de sinalização TAMANDARÉ / CARNEIROS, é necessário pegar a PE 76 na altura da Reserva Florestal de Saltinho até Tamandaré.

Melhor época para conhecer Tamandaré


Foto: Rodrigo Soldon / Wikimedia Commons

Os meses que de dezembro a fevereiro são marcados pela movimentação constante de turistas na Praia dos Carneiros. Nesta época os preços costumam ser mais altos e as atrações turísticas, assim como restaurantes e pousadas, tendem a ficar mais cheias. Os meses de setembro a novembro tem dias quentes, poucas pancadas de chuva e a movimentação é menor. Essa é um ótima época para encontrar preços mais acessíveis e praias mais tranquilas.

Evite o inverno, período com maior concentração de chuvas na região, sendo junho, o mês mais chuvoso. O clima não costuma variar muito em Tamandaré. A média de temperatura oscila entre 23ºC e 25º o ano todo.

Onde ficar em Tamandaré


Foto: Divulgação

Apesar de pequeno e menos badalado que os vizinhos Porto de Galinhas e Maragogi, Tamandaré já possuí uma boa oferta de pousadas, hotéis e pequenos resorts instalados no município.

Apesar de um pouco mais caro que a orla da cidade, a opção mais procurada, são os hotéis próximos a Praia dos Carneiros, em uma área mais tranquila e paradisíaca. O Carneiros Beach Resort e o Pontal dos Carneiros Beach Bungalows estão entre as opções mais bem avaliadas pelos turistas que visitam o destino.

Encontre hospedagens em Tamandaré.

» Diário de bordo: roteiro de 3, 5 e 7 dias em Recife e Olinda
» Guia de praias para conhecer em Fernando de Noronha
» Praia dos Carneiros, um paraíso no sul de Pernambuco
» Principais passeios para fazer em Maragogi, Porto de Galinhas, Tamandaré e região

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Recife Praia Hotel, hospedagem em Boa Viagem

Artigo anterior

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

Artigo seguinte

Você pode gostar