Piscinas naturais, falésias gigantes, banhos de rios e clima de tranquilidade atraem turistas ao rústico vilarejo de Sibaúma, no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte

Diferente das principais atrações litorâneas do Rio Grande do Norte, como Pipa, Genipabu e Maracajaú, o rústico e tranquilo vilarejo de Sibaúma ainda preserva o clima de uma tradicional vila de pescadores e possuí belezas naturais fascinantes, que ainda podem ser desfrutadas em momentos de privacidade, graças ao pouco movimento de turistas que chegam na região.

Vizinha da praia de Pipa, no município de Tibau do sul, Sibaúma nasceu de uma comunidade quilombola que vivia próximo ao encontro do rio Catú com o mar, um território encantador marcado por um litoral dividido por uma enorme barreira de corais e belas falésias que chegam próximas as águas em tons de azul do mar potiguar.

O grande destaque do destino são as piscinas naturais de Sibaúma, que são formadas no períodos onde a maré recua, dando acesso aos poços espalhados na barreira de corais em frente a vila. Com snorkel e um pouco de sorte é possível observar os animais marinhos que vivem próximos aos arrecifes, entre eles lagostas, polvos e algumas espécies de peixes.

Na parte sul da praia, os turistas podem desfrutar de um refrescante banho de águas doces na foz Rio Catú. O acesso para a Barra do Cunhaú é feito em balsas simples, mas também pode ser feito caminhando durante a maré baixa. Essa é a divisa dos municípios de Tibau do Sul com Canguaretama, de lá é possível percorrer até Baía Formosa, outra beleza icônica do estado.

Ao norte da Praia de Sibaúma as gigantescas falésias em tons avermelhados seguem quilômetros de praias em direção à Pipa e servem como um imponente mirante, com vista panorâmica de toda a região. Nos fins de tarde de maré alta é possível contemplar tartarugas que chegam próxima a faixa de areia para se alimentar com os sargaços e pequenos peixes.

O vilarejo está ganha espaço nos roteiros dos turistas que passam pelo badalado vilarejo de Pipa e aos poucos vem ganhando uma melhor estrutura para os visitantes. Apesar de poucas opções de hotéis, restaurantes e bares à beira mar, é possível encontrar estabelecimentos aconchegantes com toda infraestrutura necessária para passar algumas noites no destino.

O que fazer em Sibaúma


Foto: Divulgação

Piscinas naturais de Sibaúma

A enorme barreira de arrecifes localizada em frente a Praia de Sibaúma forma um dos cenário mais surpreendentes e magníficos do litoral potiguar. Durante a maré seca, a Praia de Sibaúma oferece dezenas de piscinas naturais espalhadas por boa parte do litoral.

Tem opões para todos os gostos: piscinas rasinhas, piscinas grandes e profundas, e algumas que ficam tão isoladas e escondidas entre as rochas, que chegam a lembrar verdadeiras “jacuzzis naturais”.

Falésias

As falésias de Sibaúma estão ao norte da praia do vilarejo e assim como as demais espalhadas pelo litoral do estado, foi formada a milhares de anos pelos fortes ventos e ondas que batem no paredão durante a maré alta. O local serve como mirante natural, e do alto de suas falésias é possível avistar o município de Baía Formosa e as últimas praias próximas de Pipa.

Foz do Rio Catú

O encontro do Rio Catú é certamente uma das paisagens mais empolgantes de Sibaúma. O fenômeno está na parte sul da Praia de Sibaúma, na divisa com o vilarejo de Barra do Cunhaú e proporciona banhos de água doce próximos das piscinas naturais. Nessa área da praia estão concentradas as melhores opções de bares e restaurantes do destino.

O acesso até eles pode ser feito em balsas ou caminhando pelo rio quando ele está em seu nível minimo de água.

Barra do Cunhaú

O simpático vilarejo faz parte do município de Canguaretama a 75 km da capital do estado. A Barra do Cunhaú é um dos cenários ainda desconhecidos do Rio Grande do Norte e tem praias com águas mornas com impressionantes tons de azul.

Baía Formosa

A pequena cidade é cercada por falésias e dunas que formam cenários paradisíacos com pouca interferência humana. A Praia de Baía Formosa é a principal atração, pois exibe falésias multicoloridas que podem ser conferidas em alguns mirantes espalhados pela cidade. Outro destaques são a Praia do Sagi e Lagoa da Coca Cola.

Pipa

O vilarejo vizinho está a pouco menos de 10 km de Sibaúma e abriga algumas das praias mais belas do estado. A Baía dos Golfinhos é um passeio imperdível que pode ser combinado aos tradicionais passeios de barco para observar os mamíferos que vivem na região. Outro destaque da Praia de Pipa é a agitada vida noturna. As melhores opções de restaurantes, bares e casas noturnas estão na Av. dos Golfinhos, a principal rua da vila.

Como chegar em Sibaúma


Foto: Divulgação Kilombo Villas

De avião

Sibaúma está entre duas capitais do nordeste com aeroportos que recebem voos diários vindos das principais cidades do país. Você pode optar entre os aeroportos de Natal e João Pessoa.

O Aeroporto Internacional de João Pessoa está a 140 km de Sibaúma e o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em Natal a 107 km.

De carro

As capitais da Paraíba e do Rio Grande do Norte oferecem acesso relativamente fácil para o vilarejo de Sibaúma. Saindo de Natal ou João Pessoa precisa pegar a BR-101 até o município de Goianinha (de ambas as cidades); de lá, siga mais 25 km até a cidade de Tibau do Sul, onde encontra-se o acesso para Pipa, depois são apenas mais 12 km de estrada até a entrada de Sibaúma.

De ônibus

O Expresso Oceano oferece o trajeto em ônibus confortáveis até o vilarejo de Pipa em pouco menos de 2 horas. De lá é necessário pegar um outro ônibus ou um táxi para Sibaúma, a 12 km de distância.

Saindo de João Pessoa a Viação Nordeste oferece trechos para a cidade de Goianinha, que serve como ponto de baldeação para os turistas que vão em direção a Pipa.

Melhor época para visitar Sibaúma


Foto: Divulgação Kilombo Villas

Sibaúma é um destino indicado para conhecer durante todo o ano. A vila praticamente não recebe turistas durante os dias de semana e só costuma lotar em feriados prolongados, mas nada comparado aos grandes destinos do estado como Pipa ou Genipabu.

Durante o verão as águas ficam ainda mais claras e as piscinas naturais ficam perfeitas. A época de chuva ocorre entre os meses de março e julho.
As temperaturas em Sibaúma permanecem altas em todas as estações do ano sempre entre os 22°C e 30°C.

Onde se hospedar em Sibaúma


Foto: Divulgação

A cidade é bem pequena e localização não é um fator muito importante para quem deseja se hospedar em Sibaúma. A vila é interligada por vans e ônibus com outros destinos como Pipa e Tibau do Sul, e o acesso para suas atrações podem ser feitos a pé.

Apesar de não oferecer muitas opções, Sibaúma já dispõe de algumas opções charmosas que recebem surfistas e turistas que buscam praias mais tranquilas.

» Lugares para conhecer em Pipa
» Hotéis e pousadas em Pipa
» Mirante do Chapadão e as falésias vermelhas de Pipa
» Com falésias gigantescas, Praia do Madeiro é a predileta dos turistas que visitam Pipa

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Como conseguir cidadania portuguesa

Artigo anterior

6 incríveis casas de vidro para se hospedar ao redor do mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar