Destino de lazer e história, a capital do maranhão possuí um dos conjuntos de casarões coloniais mais impressionantes do país, e serve como porta de entrada do fascinante Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Foto: Secretario turismo São Luís

A única cidade do Brasil fundada por franceses possui diversas particularidades: São Luís, a capital do Maranhão, possui a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina e apesar de fazer parte do nordeste tem um pé dentro da Amazônia. Seus mais de 3 mil sobrados e casarões espalhados pelas ruas e praças do Centro Histórico consagraram a cidade com o título de Patrimônio Cultural pela UNESCO em 1977.

Além da história, a cidade também preservas tradições e culturas. O Bumba-Meu-Boi, uma representação folclórica que combina, música, dança e teatro atraí gente de todo o canto do mundo no meses de junho e julho quando ocorre as tradicionais festas juninas do estado. Além disso, possui o Tambor de Crioula, o Cacuriá e o carnaval de rua, onde os foliões seguem os blocos com bandinhas tradicionais.

Sempre quente e úmido o clima de São Luís é tropical. A temperatura sempre fica entre 23 e 31 graus, tornando a permanência na ilha ideal para curtir as praias de São Marcos, Ponta d’Areia e do Calhau, as mais famosas da cidade. Outro fator que aumenta a popularidade da cidade é que São luís é ponto chave para quem conhecer a cidade histórica de Alcântara, as cachoeiras da Chapada das Mesas e o maravilhoso e exótico Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Existem belíssimas praias na capital maranhense como a Praia de São Marcos (localizada a 5 km do centro da cidade e onde se encontra o forte de São Marcos – pequena fortaleza situada numa colina); a Praia do Calhau(9 km do centro, bastante popular). O artesanato não só na capital, mas em todo o Maranhão, é bastante rico e criativo: toalhas de renda, redes de dormir, trabalhos em madeira, em azulejos, em palha, babaçu, cerâmica, bordados e outros artigos feitos à mão.

Outra característica forte da cidade é o reggae. A música está sempre presente em rádios, clubes e bares o que concedeu a São Luís o título de “Jamaica brasileira“.

Leia também:
Roteiro de 5 por São Luís e Lençóis Maranhenses
Guia completo da Rota das Emoções
Turismo no Maranhão: 9 destinos incríveis para visitar no estado
Descubra os cenários mais incríveis do Maranhão em uma só viagem

O que conhecer em São Luís:


Foto: Secretario turismo São Luís

Praias

Um dos principais atrativos da capital do Maranhão são os seus 32 km de praia. A ilha é rodeada de belas e incomparáveis praias, com a presença de de morros e falésias. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela.

No início da Avenida Litorânea, a 7km do centro da cidade a praia de São Marcos é ideal para a prática de surf. Preferida entre os jovens da região a praia de São Marcos possuí uma paisagem singular com dunas cobertas de plantas e um extenso litoral com correnteza mais forte nessa região.

Localizada na extensão da Avenida Litorânea, a Praia do Calhau possui belas dunas recobertas por vegetação rasteiras. É considerada uma das praias mais bonitas da cidade. Em sua orla, encontra-se várias opções de lazer, casas de veraneio e hotéis.

Centro Histórico (Reviver)

Tombado pela UNESCO o centro histórico de São Luís reúne cerca de 3 mil construções coloniais. Explorar essa região que ocupa quase todo o bairro de Praia Grande a pé é um ótima maneira de se apaixonar pelas rias de pedra, becos, ladeiras, praças e largos do local.

Palácio dos Leões

O Palácio dos Leões é a atual sede política e institucional do Governo do Estado do Maranhão, figura como o endereço mais nobre da ilha. Quando foi erguida pelos franceses, em 1612, a construção foi batizada de Fortaleza de São Luís e possuí uma das áreas aberta para visitação.

Teatro Arthur Azevedo

O segundo teatro mais antigo do Brasil foi inaugurado em 1817 e chama atenção com sua arquitetura neoclássico e detalhes do barroco, o teatro passou por restaurações que o mantiveram muito bem-conservado.

Fonte do Ribeirão

A mais bem conservada fonte de São Luis foi inaugurada em 1796. Traz cinco jorros de água que saem da boca de carrancas e de esculturas de peixes e deuses.

Casa do Nhozinho

O museu Casa do Nhozinho está abrigado em uma das mais belas construções do Centro Histórico. São quatro andares homenageando o artesão maranhense com acervos de peças, objetos e artefatos do cotidiano do artista.

Praça Gonçalves Dias

A Praça Gonçalves Dias, localizada no alto dos Remédios e proporciona uma linda vista para a baía de São Marcos. É famosa por ser ponto de encontro de diversos casais de São Luís, o que lhe deu o título de Largo dos Amores.

Igreja da Sé

Erguida pelos jesuítas em 1699 a Igreja da Sé possui uma fachada neoclássica todo revestido de ouro. A igreja presta homenagem a Nossa Senhora da Vitória, protetora dos portugueses nas batalhas contra o exército francês.

Convento das Mercês

Construída em 1657 sob a supervisão do padre Antonio Vieira, a relíquia arquitetônica abrigou a Ordem dos Mercedários até 1905, quando passou ao controle do governo estadual. Hoje o convento abriga um espaço cultural onde estão o Memorial José Sarney, com objetos relacionados ao ex-presidente; e também o Museu da Memória Republicana. Em julho, é palco do Vale Festejar, um São João fora de época.

Outros atrativos turísticos em São Luís

  • Museu Histórico e Artístico do Maranhão
  • Centro de Cultura Popular (Casa da Festa)
  • Igreja do Carmo
  • Cafua das Mercês
  • Ceprama (Centro de Produção de Artesanato do Maranhão)
  • Igreja do Desterro
  • Museu do Reggae
  • Centro Cultural Vale Maranhão
  • Praia de Panaquatira
  • Praia de Mangue Seco
  • Praia de Ponta Verde
  • São José de Ribamar
  • Raposa

Como chegar em São Luís:


Foto: Secretario turismo São Luís

De avião

O Aeroporto Internacional de São Luís Cunha Machado recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro

Acesso pela BR-135.
São 796km entre São Luís e Belém (Pará) ou 963km de Fortaleza (Ceará) até São Luís..

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até São Luís, vale ligar na rodoviária da capital.
Rodoviária de São Luís
Tel: (98) 3243-2847

Melhor época para visitar São Luís


Foto: Secretario turismo São Luís

Apesar de sempre carregar temperaturas elevadas, o primeiro semestre do ano é marcado pelas fortes chuvas no estado. Para curtir as praias do estado e as belezas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a melhor época para visitar São Luís são os meses de junho a dezembro, quando os meses são quentes e secos.

Junho e julho são os meses mais concorridos do destino graças as celebrações do São João tradicional do estado, com apresentações de bumba-meu-boi, teatro, música e dança.

Onde se hospedar em São Luís


Foto: Secretario turismo São Luís

A grande maioria dos hotéis modernos e de redes renomados encontram-se próximas a costa litorânea da cidade e aos arredores da Lagoa da Jansen, uma área que concentra ótimos restaurantes, bares e casas noturnas. O Hotel Luzeiros São Luis, o Blue Tree Towers e o Calhau Praia Hotel são excelentes opções para quem deseja se hospedar bem próximo da praia.

Se você busca uma localização mais próxima do comércio da cidade a Lagoa da Janses e o bairro Renascença podem ser ideal as suas necessidades. Nessa região indicamos o Veleiros Mar Hotel, e o Ibis São Luís.

Outro bairro muito procurado pelos turistas é o centro histórico da cidade, também conhecido como Reviver. Existem algumas opções de pousadas de charmes, com destaque para a Pousada Portas da Amazônia e a Casa Lavinia, e até mesmo estruturas mais modernas, como o Grand São Luís Hotel.

Encontre hospedagens em São Luís

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Destinos exóticos para você visitar no Brasil

Artigo anterior

Lugares para conhecer na cidade do Rio de Janeiro

Artigo seguinte

Você pode gostar