Lugares para conhecer em San Pedro de Atacama

Porta de entrada para o deserto mais árido do mundo, San Pedro também tem muito charme para ficar na memória dos viajantes

Foto: Rogerio Camboim S A / Flickr Wikimedia Commons

O vilarejo de San Pedro de Atacama, no Chile, tem cerca de 2 mil moradores e tem no turismo sua principal fonte de renda, já que é a última parada para quem tem como destino o Deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo.

As ruas de terra e pedra do centro da cidade são rodeadas por casinhas antigas que hoje em dia se transformaram em agências de turismo e lojinhas de souvenir e artesanato. No entanto, a história de San Pedro de Atacama vem de longe e o Museu de Arqueologia R. P. Gustav Le Paige tem no acervo objetos que contam a trajetória do local, que data mais de 10.000 anos e mostra também os efeitos da dominação dos Incas e espanhóis.

Os passeios para o Deserto do Atacama saem de pontos do vilarejo ou dos hotéis nas redondezas, depende com quem você decidir fechar o pacote. São vulcões, salares, lagos e vilas vizinhas, por isso recomenda-se ao menos 5 dias para conhecer os principais pontos da região mais seca do mundo.

Um ponto de atenção para quem planeja ir para San Pedro de Atacama é a variação climática, já que a temperatura pode ir de 9°C a 26°C no mesmo dia.

Leia também:
Passeios no Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama
9 lugares sensacionais que você precisa conhecer no Chile
O que fazer em Santiago: roteiro de 2 dias
Lugares para conhecer em Puerto Natales

O que fazer em San Pedro de Atacama:

Foto: Albert Backer / Wikimedia Commons

– Calle Caracoles

Com suas casinhas de palha e barro, é a principal rua da cidade concentra restaurantes, bares, lojas de suvenir e agências de turismo.

– Museu de Arqueologia R. P. Gustav Le Paige

Voltado para a história local, o museu reúne utensílios domésticos e outros objetos que fizeram parte do dia a dia dos povos que habitaram aquela terra ao longo dos anos. Os objetos mais antigos voltam cerca de 10.000 anos no tempo!

– Igreja de San Pedro

Com estrutura simples, a charmosa igreja é datada de 1774, a capela foi construída pelos jesuítas espanhóis e fica na praça principal.

– Laguna Cejar

A lagoa é conhecida por sua enorme concentração de sal, que chega a ser maior que o Mar Morto. Essa concentração permite que os visitantes flutuem em suas águas extremamente claras de forma involuntária. Além de suas características que fazem da Laguna Cejar um local único, a atração é cercada por montanhas e vulcões deixando a paisagem ainda mais impressionante.

– Salar de Tara

O passeio para o fascinante Salar de Tara tem duração de um dia inteiro, pois a área inóspita fica a aproximadamente 140 km de San Pedro de Atacama. O Salar de Tara também é o ponto mais alto do Deserto do Atacama. chegando a 4.300 metros de altitude. O passeio é feito com carros 4×4 que vão parando em diversos pontos interessante do deserto, entre eles formações rochosas, montanhas e lagoas.

– Mercado de Artesanato

Também localizado na praça, o espaço oferece arte manual que é tradição em San Pedro de Atacama, como peças feitas a partir de lã de lhama e alpaca ou pedras vulcânicas, além do tradicional chá de coca.

– Vulcões

Os viajantes encontram oito vulcões na região, são eles Sairecabur, Socompa, Putana, Lascar, Aguas Calientes, Macóm, Mornar e Licancabur, que é o mais procurado por ter quase 6.000 metros de altura.

– Cordilheira de Sal

Situada a cerca de 20km de San Pedro de Atacama, nela ficam os famosos Valle de la Luna e Valle de la Muerte. Os nomes fazem referência ao relevo rochoso e seco, que se assemelha ao da Lua e são paradas obrigatórias para quem visita o local pela primeira vez.

Outros lugares para conhecer em San Pedro de Atacama:

  • Canion de Guatin
  • Gêiseres do Tátio
  • Laguna Tuyaito
  • Laguna Chaxa
  • Laguna Miscanti
  • Laguna Miñique
  • Monjes de Pacana
  • Pedra do Coiote
  • Salar Aguas Calientes
  • Salar de Tebinquiche
  • Salar de Atacama

Como chegar em San Pedro de Atacama:

Foto: Ana Raquel Hernandes / Wikimedia Commons

De avião
A cidade não tem aeroporto próprio, então a maneira mais prática é voar até Calama, que fica a 100km de San Pedro de Atacama pela Ruta 23. Os voos de Santiago até Calama duram cerca de 2 horas. As empresas Lan Chile e Sky Airlines fazem o trajeto até Calama partindo de Santiago e outras cidades do país. Ao chegar em Calama você pode contratar serviços de trasfers, táxi ou ir de ônibus até San Pedro de Atacama.

De carro
Partindo de Santiago a viagem duram em média 20 horas. As estradas do Chile são ótimas e cercada de paisagens do país são impressionantes. Essa pode ser uma opção muito prazerosa se sua intenção for conhecer o Chile por terra.

De ônibus
A empresa Tur Bus é a única opção com ônibus direto até San Pedro. Já a Pulmann Bus chega até Calama. As viagens tem duração de 23hr.

Melhor época para visitar em San Pedro de Atacama:

Foto: Pablo Garcia Saldaña / Wikimedia Commons

Como as Cordilheiras dos Andes dificultam a passagem das nuvens, mesmo os dias nublados são raros, mas as temperaturas costumam variar de -10°C a 20°C no inverno e de 15°C a 30°C no verão. Então escolha se prefere frio ou calor e se jogue na estrada!

A alta temporada em San Pedro do Atacama acontece nos meses de férias escolares e festas de fim de ano. Por isso, se você deseja economizar com transporte, hospedagem, alimentação e passeios, evite principalmente os meses de julho e agosto, além de dezembro e janeiro.

Onde se hospedar em San Pedro de Atacama:

Encontre hospedagens em San Pedro de Atacama aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.