Praias paradisíacas e um banho de história: saiba o que fazer na cidade baiana fora da agitação do Carnaval

Localizada no litoral sul da Bahia, Porto Seguro é bastante procurada pelos foliões no Carnaval, mas a charmosa cidade tem muitos atrativos em qualquer época do ano tanto pelo mar azul caribenho e pelas falésias avermelhadas que contornam algumas praias, como pelos pontos históricos mais antigos do Brasil.

O litoral baiano não poupa encantos para deixar o turista apaixonado. Cercado por matas nativas, Porto Seguro tem algumas das praias consideradas as mais bonitas do país e você não pode deixar fora da lista nomes como as praias do Espelho, Pitinga, Mutá e Ponta Grande. Mas se você quer entrar um pouco mais em sintonia com a vida marinha, as agências de turismo oferecem pacotes para mergulho em recifes de corais.

Um passeio no centro histórico também é um item obrigatório da viagem. Chamado de Rota do Descobrimento, o passeio passa pelo Marco Zero, pelo Memorial do Descobrimento, pela Igreja Santa Cruz de Cabrália e o Museu de Porto Seguro.

Quando a noite cai, uma boa pedida é o local que ficou conhecido como Passarela do Álcool, o nome foi dado pela grande variedade de bebidas oferecidas nos bares e restaurantes, mas também é uma boa pedida para desfrutar dos pratos típicos. As ruas são cercadas por casinhas em estilo colonial onde pode-se comprar uma lembrança da cidade antes de voltar para a rotina.

O que fazer em Porto Seguro


Foto: Robert Napiorkowsk / Shutterstock

Praia do Espelho

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, aqui as principais cores são o azul do mar e o verde da mata que contorna a curta faixa de areia branquinha. A praia leva esse nome porque as águas são calmas e refletem o sol, o céu e até a lua.

Praia do Mutá

Fica na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália. De água transparente, a praia agrada quem busca por tranquilidade e aqueles que procuram esportes de aventura, como voo de ultraleve.

Parque Marinho de Recife de Fora

Um dos passeios mais procurados, feito por uma chalana que leva os viajantes para um mergulho em recifes de corais para ver de perto a beleza marinha da região.

Arraial d’Ajuda

Esse pequeno vilarejo de Porto Seguro tem algumas das praias mais lindas da região, como a Praia de Pitinga cercada de falésias. Leia mais.

Marco Zero

Ponto onde os portugueses desembarcaram no Brasil no ano de 1500.

Museu do Descobrimento

A exposição conta com itens coloniais e dados históricos levando os visitantes em uma viagem direto para a época em que os colonizadores chegaram em terras brasileiras.

Igreja de Santa Cruz de Cabrália

Situada na orla norte da cidade, essa é uma das igrejas mais famosas do país porque foi onde a primeira missa católica foi realizada no país.

Museu de Porto Seguro

O acervo mostra como era a vida dos índios locais antes da chegada dos portugueses. Já na parte inferior do prédio histórico, é possível conhecer o espaço que já foi usado como cadeia no período colonial.

Outros lugares para conhecer em Porto Seguro:

  • Igreja de São Benedito
  • Igreja de Nossa Senhora de Misericórdia
  • Praia de Ponta Grande
  • Praia de Itacimirim
  • Praia de Taperapuã
  • Praia da Coroa Vermelha
  • Parque Marinho Recife de coroa Alta
  • Eco Parque Aquático
  • Reserva Pataxó da Jaqueira

Como chegar em Porto Seguro


Foto: Marcio Filho / MTur

De avião

Porto seguro tem aeroporto próprio e está na rota das principais companhias aéreas, como TAM, Gol e Azul.

De carro

A principal rota para chegar em Porto Seguro pela BR-101 até Eunápolis, depois seguir pela BR-376 até o destino final.

De ônibus

São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Vitória têm linhas que operam direto para Porto Seguro, mas outras cidades precisam pegar um ônibus para Salvador ou Vitória e depois seguirem para Porto Seguro.

Melhor época para visitar Porto Seguro


Foto: Marcio Filho / MTur

A cidade baiana tem sol o ano todo com temperaturas entre 20°C e 40°C e com chuvas mais frequentes no verão, mas são pancadas rápidas. Por estar entre os destinos mais cobiçados do Brasil, Porto Seguro recebe turistas o ano inteiro, mas é entre os meses de dezembro e março que a cidade fica forrada de visitantes.

Por isso, se você prefere curtir as férias sem tanta badalação, evite esse período. Entre os meses de julho até outubro, é a época em que as baleias-jubartes passam nas águas calmas e quentes do litoral baiano, sendo possível se deparar com esses mamíferos gigantescos em passeios de barco oferecido na região.

Onde se hospedar em Porto Seguro


Foto: Robert Napiorkowsk / Shutterstock

Encontre hospedagens em Porto Seguro aqui.

» Vilas de pescadores e praias paradisíacas na Costa do Descobrimento na Bahia
» Conheça a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil
» Observação de baleias Jubarte encanta turistas em Arraial D’Ajuda, na Bahia
» Conheça as praias paradisíacas do litoral sul da Bahia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares para conhecer em Trancoso

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Itacaré

Artigo seguinte

Você pode gostar