Praias paradisíacas, dunas, manguezais, piscinas naturais e um rio de águas cristalinas, cercam um autêntico vilarejo de pescadores no litoral cearense, ainda poucos conhecido pelos turistas

Mundaú é um pequeno vilarejo de pescadores localizado no município de Trairi, a 120 km de Fortaleza. A rústica vila com poucas ruas e clima pacato, foi erguida em frente a um dos cenários mais exuberantes do litoral do Ceará, e é um verdadeiro reduto para quem busca dias dias de sol, lugares bonitos e momentos de tranquilidade.

Cercada por belas dunas de areias brancas e uma praia preservada que concentra um imenso coqueiral, Mundaú fica em uma península bem em frente o encontro do rio com o mar, cenário que foi imortalizado no romance Iracema, criado pelo escritor cearense José de Alencar.

Os turistas que chegam na região, podem desfrutar das belezas do destino em deliciosos passeios de catamarãs, que navegam entre as dunas e manguezais as margens do Rio Mundaú.

Outro atrativo turístico de Mundaú são as fascinantes piscinas naturais formadas pelos arrecifes espalhados pela costa da praia. A atração só pode ser acessada durante o período de maré baixa, que acontece duas vezes ao dia. Suas águas calmas, mornas e límpidas, abriga inúmeras espécies marinhas que podem ser observadas em mergulhos livres.

A região recebe ventos fortes durante o ano todo e possuí diversos campos com cataventos de 100 metros de altura, que captam energia limpa e sustentável. Os curiosos podem conferir esses gigantes de ferro de pertinho, nas dunas que cercam o vilarejo, que também servem como um ótimo mirante para observar o por do sol.

É da Praça do Mirante que saem as embarcações que oferecem tours pelo Rio Mundaú. No caminho os guias locais explicam um pouco da fauna e flora local, e faz algumas paradas entre dunas, praias de água doce e manguezais que proporcionam ótimos banhos e pontos para observar as belezas da região.

Outros pontos que merecem destaque são a gastronomia e o artesanato de Mundaú. A fartura de peixes e mariscos presentes nessa parte do litoral brasileiro, resultaram em pratos saborosos regados a frutos do mar mesclados a outros pratos famosos do nordeste como baião de dois, paçoca, jerimum, maxixe, feijão de corda e outros especiarias do estado.

O trabalho cuidadoso das rendeiras mundauenses podem ser conferidos nas lojinhas espalhadas pela Rua da Praia, bem em frente o Mirante da Praça.

O que fazer em Mundaú


Foto: Gustavo Albano

Piscinas Naturais

As piscinas naturais de Mundaú estão próximas a entrada da vila, e aparecem diariamente durante o período de maré baixa. É possível acessar a atração apenas caminhando ou com catamarãs que oferecem um passeio pelos arrecifes com parada para banho. O tour tem duração média de 1h30.

Igreja de São Miguel

A simpática igreja está localizada no ponto mais alto da cidade e sua torre pode ser avistada de diferentes partes de Mundaú.

Rio Mundaú

Com águas extremamente claras e mornas, o Rio Mundaú impressiona os visitantes que chegam na cidade. Algumas agências oferecem passeios de barco que passam em diversos pontos próximos ao fluxo de água, como praias de água doce, dunas e manguezais.

Mirante da Praça

O local tem uma vista panorâmica privilegiada da região. Lá encontram-se diversos restaurantes, bares e lanchonetes, e oferece duas opções de banho: de um lado as águas doces do Rio Mundaú, do outro as águas salgadas do litoral cearense. É do Mirante da Praça que saem as embarcações que oferecem os passeios no vilarejo.

Guajiru

Outra atração do município de Trairi é o pequeno vilarejo de pescadores na Praia de Guajiru, a 16 km de Mundaú. A vila também conta com algumas atrações interessantes, como as piscinas naturais de Guajiru e a Pedra das Índias, uma formação rochosa que permite com que o visitante tenha uma visão panorâmica da praia. O local ganhou esse nome por ser o ponto de observação das índias que viveram ali no passado.

Passeio de Catamarã

Os passeios náuticos acontecem duas vezes ao dia. O primeiro no período da manha, por volta das 8h30. O segundo no finalzinho da tarde, por volta das 14h. Durante o passeio da manhã, o catamarã navega um trecho de 4 km do Rio Mundaú. O outro ocorre quando a maré está no nível mais baixo, e proporciona ótimos mergulhos nas piscinas naturais espalhadas pela praia.

Flecheiras

A rústica vila fica a poucos quilômetros de Mundaú e é a praia que oferece maior estrutura e opção de hospedagens em Trairi. É possível chegar a charmosa praia de carro próprio ou passeios de buggys oferecidos nas agências de turismo do destino. Flecheiras possuí bons restaurantes em frente a praia e pode ser uma ótima opção para um programa noturno pela região.

Outros lugares para conhecer em Mundaú:

  • Praia da Emboaca
  • Praia dos Coqueiros
  • Pedra da Índia
  • Lagoa das Almécegas
  • Praia da Lagoinha

Como chegar em Mundaú


Foto: Gustavo Albano

De avião

O aeroporto mais próximo do município de Trairi, é Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. De lá é possível chegar em Mundaú usando serviços de táxi, transfer ou ônibus, saindo da Rodoviária Eng. João Thomé.

De carro

Mundaú está a aproximadamente 150 km de Fortaleza. Para chegar ao local de carro é necessário seguir pela CE-085, depois pela CE-163, duas rodovias estaduais com trechos ótimos e sinalizados.

De ônibus

A empresa Fretcar oferece o trecho de Fortaleza até Trairi. Após chegar no município é preciso fazer mais uma pequena viagem de aproximadamente 20 min (15 km) até o vilarejo de Mundaú. O trajeto pode ser feito em ônibus de viagem, transfers ou táxis. São 11 saídas diárias de hora em hora, a partir das 6h30 da manhã.

Melhor época para visitar Mundaú


Foto: Gustavo Albano

Mundaú tem climas elevados e dias de sol praticamente todo o ano. O primeiro semestre é o mais chuvoso, mas mesmo assim, a chance de encontrar dias abertos não é tão difícil. O Carnaval e o Réveillon são as épocas onde o destino mais recebe visitantes, então se você prefere evitar muvucas, evite essas datas.

Após a temporada de chuva, algumas lagoas costumam ser formadas entre as dunas que cercam Mundaú, criando verdadeiras piscinas naturais que podem ser acessados com facilidade, saindo do centro do vilarejo.
No dia 20 de setembro de todo ano, é realizada a Festa de São Miguel com regatas e canoagem.

Onde se hospedar em Mundaú


Foto: Gustavo Albano

A maioria das atrações de Mundaú estão concentrada em poucos quilômetros de distância, por isso, localização de pousadas e hotéis não serão um problema a considerar. Todas as opções de hospedagens estão próximos a praia e ao Mirante da Praia. Os dois pontos mais procurados e visitados pelos turistas.

Confira algumas opções de hospedagens em Mundaú aqui.

» Como chegar em Mundaú saindo de Fortaleza
» Lugares para conhecer em Flecheiras
» Como chegar em Flecheiras saindo de Fortaleza
» Veja fotos da Praia de Flecheiras, no Ceará

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Guias de turismo que falam português no exterior

Artigo anterior

Como chegar em Mundaú saindo de Fortaleza

Artigo seguinte

Você pode gostar