A capital portuguesa está diferente e espera você de braços abertos para viver esse novo encontro entre o antigo e o moderno

Nós brasileiros estamos acostumados desde pequenos a ouvir sobre a capital portuguesa e da sua intensa influência por aqui. Isso foi há séculos e Lisboa conseguiu manter vivo o orgulho de seus exploradores aventureiros, mas também se dedicou nas últimas décadas a criar novos espaços de convivência, hotéis conceito e atrações modernas que enchem os olhos dos turistas.

A mudança que mais caminhou nesse sentido foi o Parque das Nações, onde foram construídos o teleférico que leva os visitantes para uma vista aérea do Rio Tejo, e o Oceanário, que é o segundo maior aquário da Europa e é a casa de mais de 15 mil animais. O Cais de Sodré, que antigamente era tomado pela prostituição, foi revitalizado e hoje é um parque que beira o rio e vai até a grande Praça do Comércio. Outro exemplo é o Bairro Alto, que é famoso pela noite agitada e abriga diferentes tipos de bares, casas de shows e boates.

Mas Lisboa, mesmo rejuvenescendo, ainda guarda tesouros da história europeia pelas charmosas ruas, então não deixe de visita-los e ver de perto a evolução dessa cidade através do tempo. Começando pelo Castelo de São Jorge construído no século XI, a Igreja de Santa Maria Maior de Lisboa do século XII, o Convento do Carmo do século XIV, o Panteão Nacional e a Torre de Belém do século XVI, o Mosteiro dos Jerónimos e o Convento dos Cardaes do século XVIII, o Elevador da Bica do século XIX e o Elevador de Santa Justa do início do século XX. E não deixe passar uma pérola do bairro do Chiado: a Bertrand, livraria que abriu as portas em 1732 e é a mais antiga do mundo em atividade.

Malas prontas? Então prepare as panturrilhas, porque Lisboa é marcada por muitas subidas e pontilhada por mirantes com muitos degraus que deixam os turistas admirar de cima toda sua beleza.

O que fazer em Lisboa


Foto: Laura Rinke / Pixabay

Castelo de São Jorge

É um dos principais pontos turísticos e foi construído no século XI em um dos pontos mais altos da cidade, o que deixa os visitantes com uma vista sem igual da região.

Torre de Belém

Esse também é um dos cartões postais de Lisboa e foi construído em 1521 com o objetivo vigiar a entrada pelo mar. Os visitantes podem entrar na torre e explorar diversos andares até o topo, de onde se tem uma vista linda do Rio Tejo.

Mosteiros dos Jerónimos

A construção data do século XVI e é considerada um patrimônio mundial pela Unesco. Além da belíssima arquitetura, o prédio guarda os túmulos de Fernando Pessoa, Camões e Vasco da Gama.

Oceanário de Lisboa

Sua viagem a Lisboa não pode deixar de fora um tour pelo segundo maior aquário da Europa. O Oceanário tem mais de 15 mil animais e permite que os visitantes andem por corredores de vidro que cortam os grandes tanques de água.

Elevador de Santa Justa

Esse elevador público foi construído em 1902 serve para levar as pessoas da Cidade Baixa para a Cidade Alta.

Igreja Santa Maria Maior de Lisboa (Sé)

Erguida em 1150 a igreja e é uma das edificações mais antigas da cidade.

Mercado da Ribeira

Essa é a maior feira fechada de Lisboa e vende alimentos frescos, mas também oferece um espaço com muitas opções de restaurantes.

Mirantes

Lisboa é uma cidade cheia de detalhes e você pode ver todos do alto em diversos bairros. Os mirantes mais famosos estão na Igreja Paroquial da Graça, no Largos Portas do Sol e no Arco da Augusta. Outros ótimos locais para fotografar a cidade são os Miradouro da Senhora do Monte, o Miradouro São Pedro de Alcântara e o Miradouro de Santa Catarina.

Compras

Lisboa não é conhecida como destino de compras, mas tem opções para todos os bolsos. Os principais lugares para consumir produtos do país é a Avenida da Liberdade, o Centro Comercial Vasco da Gama, a Rua Garret, a Rua Augusta, os armazéns do bairro do Chiado e a Feira da Ladra.

Outros lugares para conhecer em Lisboa:

  • Basílica da Estrela
  • Casa Fernando Pessoa
  • Centro Comercial Vasco da Gama
  • Convento dos Cardaes
  • Convento do Carmo
  • Elevador da Bica
  • Igreja da Santa Engrácia
  • Jardim do Príncipe Real
  • Jardim do Torel
  • Livraria Bertrand
  • Museu dos Coches
  • Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
  • Museu do Fado
  • Museu e Igreja de São Roque
  • Museu do Dinheiro
  • Padrão dos Descobrimentos
  • Palácio Chiado
  • Parque Eduardo VII
  • Praça do Comércio
  • Rossio/Praça Dom Pedro IV
  • Teleférico do Parque das nações

Como chegar em Lisboa


Foto: Free-Photos / Pixabay

De avião

O acesso a cidade é bem simples porque possui aeroporto próprio. Para chegar ao Aeroporto Humberto Delgado é possível pegar voos diretos por empresas nacionais ou fazer escalas com empresas de outros países. A companhia TAP, por exemplo, opera voos nacionais com destino a Lisboa, que partem de São paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

De trem

É possível chegar e viajar de trem para outras cidades de Portugal e até mesmo para outros países. São 5 estações de trem que servem a capital do país: a Santa Apolónia é a maior delas e é onde partem trens para o Norte, Centro e Leste do país (Porto, Santarém, Braga e Coimbra). Na Estação do Oriente saem trens com destinos ao norte de Portugal e para Madrid, na Espanha. Já a Estação Cais do Sodré cobre destinos mais próximos como Estoril e Cascais.

A Estação Sete Rios serve para turistas que desejam visitar a região do Alentejo e Algarve, mais ao sul do país.A última, mas não menos importante, é a Estação do Rossio, que serve pata fazer visitas a Sintra e Mafra.

Melhor época para visitar Lisboa


Foto: Lapping / Pixabay

A alta temporada em Lisboa, como na maioria das cidades europeias, acontece durante o verão entre os meses junho e agosto e no inverno em dezembro e janeiro. Durante a temporada os preços de passagens aéreas e hotéis costumam ficar mais caros e as filas para restaurante e algumas atrações como museus são frequentes.

Portugal é um ótimo destino em todas as épocas do ano. Para os viajantes que buscam calor, de junho a setembro a temperatura chega a 40°C, já de outubro a maio o clima é mais ameno e fica entre 10°C e 20°C. 

Onde se hospedar em Lisboa


Foto: Skitterphoto / Pixabay

Encontre hospedagens em Lisboa aqui.

» 30 destinos para visitar em Portugal
» Melhores hotéis no centro de Lisboa
» 14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal
» Site divulga os melhores restaurantes de Portugal

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Lugares para conhecer em Barcelona

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Orlando

Artigo seguinte

Você pode gostar