Com castelos, jardins e mosteiros seculares, a cidade da região central de Portugal guarda histórias importantes sobre o desenvolvimento do país desde a era medieval

Localizada a cerca de 200 km da capital Lisboa, Coimbra é conhecida como a “cidade dos estudantes” por ter a universidade mais antiga de Portugal, a Universidade de Coimbra, criada em 1290. No entanto, a região é cercada por lindas serras e praias que oferecem atividades para todos os gostos.

Essa cidade histórica possui muitas construções consideradas Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO e que são paradas obrigatórias na viagem, entre elas o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, o Convento de Cristo e a própria Universidade de Coimbra. Outros destaques para um tour pelo passado da região são a Sé Velha, a Biblioteca Joanina, o Mosteiro de Alcobaça, o Jardim da Quinta das Lágrimas e o antigo Colégio de São Pedro.

A natureza que cerca Coimbra com serras, rios e mar também é um atrativo e convida os visitantes para a prática de esportes de aventura como mergulho, surf, vela, trilha, ciclismo e golf. Além disso, a cidade mantém espaços para preservação de animais raros que podem ser vistos frente a frente nas Zonas de Proteção Especial do Paul do Taipal e do Paul da Madriz.

O que fazer em Coimbra


Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons

Universidade de Coimbra

Criada em 1290, é a universidade mais antiga do país. O prédio sede hoje foi construído em 1537 e é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ao longo dos séculos, a procura pelos estudantes aumentou, bem como a oferta de cursos, o que resultou no aumento da estrutura, por isso é possível identificar diversos estilos arquitetônicos nas fachadas.

Jardim Botânico

Esse espaço tem 13 hectares e pertence à Universidade. Caminhando pelo jardim os visitantes encontram diversas espécies de plantas ao ar livre, na estufa quente e na estufa fria. O objetivo inicial era criar um espaço para complementar os estudos do curso de Medicina.

Convento de Cristo

O espaço foi construído no século XIV e hoje reflete influências romanas e muçulmanas, sendo considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O local fica ao lado do castelo, que data do ano 1160, e juntos ocupam uma área de 54.000m².

Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Também chamado de Mosteiro da Batalha, o local foi construído entre os séculos XIV e XV por ordem de Dom João para homenagear Santa Maria em agradecimento por ter vencido a Batalha de Aljubarrota, que lhe garantiu o trono. É considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e conta com lindos vitrais, colunas e adornos.

Praias

A cidade possui diferentes opções de praias, sejam as longas faixas de areia da Figueira da Foz e da Praia de Quiaios ou a boa estrutura da Praia Artificial das Rocas, banhada pelo rio Mondego.

Outros lugares para conhecer em Coimbra:

  • Biblioteca Joanina
  • Capela de São Miguel
  • Via Latina
  • Colégio de São Pedro
  • Sé Velha
  • Mosteiro de Alcobaça
  • Caminho Português de Santiago
  • Mosteiro de Santa Clara
  • Jardim da Quinta das Lágrimas
  • Mata Nacional do Buçaco
  • Aldeias de Xisto
  • Exploratório Ciência Viva Coimbra
  • Rio Mondego
  • Serro do Açor
  • Zonas de Proteção Especial do Paul do Taipal e do Paul da Madriz

Como chegar a Coimbra


Foto: Ho visto nina volare / Wikimedia Commons

A cidade não possui aeroporto próprio, mas há duas principais opções que vão facilitar a sua chegada:

Desde Lisboa

A capital portuguesa recebe voos diretos do Brasil, fica a 200 km de Coimbra e oferece opções de transporte de trem ou ônibus até o destino final.

Desde Porto

A cidade fica um pouco mais próxima, cerca de 120 km, e, chegando no aeroporto, é possível escolher entre trem e ônibus para chegar até Coimbra.

Melhor época para visitar Coimbra


Foto: François Philipp / Flickr Wikimedia Commons

A região tem temperaturas amenas no inverno, quando os termômetros registram entre 10°C e 20°C, mas o verão é bem marcado e pode atingir 40°C.

Por ser uma cidade com muitos universitários, Coimbra fica agitada em todos os meses do ano, mas em agosto os estudantes são substituídos por turistas, já que é o mês de férias escolares na Europa.

Onde se hospedar em Coimbra


Foto: Leandro Neumann Ciuffo / Flickr Wikimedia Commons

Encontre hospedagens em Coimbra aqui.

» 6 ideias de bate-volta saindo de Lisboa
» 30 destinos para visitar em Portugal
» 14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal
» Melhores hotéis no centro de Lisboa

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

30 destinos para visitar em Portugal

Artigo anterior

10 cidades bonitas para visitar no Peru

Artigo seguinte

Você pode gostar