Erguida às margens da baía de Guajará, principal via fluvial que dá acesso a maior floresta do mundo, Belém a capital do estado do Pará é uma das portas de entradas para a selvagem e fascinante floresta amazônica, uma região cheia de peculiaridades e exotismo que seguem presentes no dia a dia das pessoas que vivem nesse território. Características tão marcantes que podem ser notadas facilmente em um pequeno city tour pela cidade.

O Mercado do Ver-o-peso é o principal cartão postal de Belém, um simples passeio pelos corredores da maior feira ao ar livre da América Latina é como mergulhar de cabeça na cultura, gastronomia e tradição da amazônia. Nele você irá encontrar milhares de produtos típicos como temperos, ervas medicinais, peixes, frutas exóticas, artesanatos e as famosas garrafadas, líquidos coloridos vendidos em pequenas garrafinhas que prometem acabar com problemas de saúde, um período maior de juventude, mau olhado e até mesmo conquistar a pessoa amada em poucos dias.

Deixe-se levar pelo ritmo marcante do carimbó, dança de roda de origem indígena típica do litoral do estado que agita bares e casas noturnas e que caiu no gosto popular dos papa chibés, expressão que denomina um paraense autêntico, nascido e criado no estado. Refresque-se do calor intenso com os diferentes sucos naturais das frutas típicas da região, destaque para o açaí, o taperebá, o cupuaçu e o bacuri. Além dos sucos uma boa pedida é apreciar um belo pôr do sol da Estação das Docas, tomando uma cerpa ou as cervejas artesanais da premiada Amazon Beer, com uma cartela de sabores autênticos e exóticos para cervejeiro nenhum botar defeito.

Construída ao redor do Forte do Castelo (conhecido também como Forte do Presépio), o primeiro bairro de Belém chamado de Cidade Velha abriga algumas das construções mais importantes da encantadora metrópole rodeada de belas paisagens, como a Catedral da Sé com arquitetura em estilo barroco-colonial e neoclássico, a Casa das Onze Janelas, a Igreja de Santo Alexandre e o antigo Palácio Episcopal que fazem parte do complexo chamado Feliz Luzitânia.

Leia também:

Quer viajar para Belém? Veja 18 fotos da exótica capital paraense
Ilha do Marajó – Turismo exótico no Pará
Círio de Nazaré em Belém, a maior festa religiosa do Brasil
Praias de água doce encantam turistas na região norte

Diário de bordo: Amazonas, roteiro de 3, 5 ou 7 dias

A cidade das mangueiras tem quase toda as suas ruas pinceladas por diversos tons de verde das gigantescas árvores que de tão grandes, conseguem esconder alguns arranha céus e casarios da época colonial, herança marcante deixadas pelos diversos povos que passaram e viveram na primeira capital da Amazônia durante o ciclo da borracha, período de apogeu do estado do Pará.

Belém segue convivendo com toda a sua história mas vem chamando atenção pelas modernidade das novas construções que vem aparecendo em torno dos belos parques e praças que carregam monumentos históricos importantíssimos, como os bairros de Nazaré, Batista Campos e o Umarizal, que reúne inúmeros condomínios verticais modernos e luxuosos, shoppings, restaurantes e bares, tornando-se o queridinho do mercado imobiliário.

No segundo domingo de outubro a cidade para e recebe milhares de fiéis vindos dos quatro cantos do mundo para acompanhar uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Realizado a mais de dois séculos o Círio de Nazaré reúne mais de 2 milhões de fiéis todos os anos que fazem diversas manifestações e homenagens para Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus. O Círio de Belém foi registrado em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

O início da imensa manifestação de fé no Pará, teve início em 1700 quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da Senhora de Nazaré às margens do Igarapé Murutucú. Após o encontro do objeto, Plácido teria levado a imagem da santa para a sua casa e, no outro dia, ela já não estava mais lá. Em seguida o caboclo retornou ao local e para sua surpresa a imagem estava no mesmo lugar. O fato se repetiu inúmeras vezes e a notícia se espalhou rapidamente e a “Santinha” foi levada para o Palácio do Governo e hoje tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário.

Outra maneira de descobrir as características da diversidade paraense é conferir as especiarias da gastronomia local. São inúmeros pratos com sabores e aromas inusitados vindos de receitas com tradição indígena como o pato no tucupi, o famoso filhote e a caldeirada paraense que deram o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco.

Apesar do clima sempre estar com temperaturas elevadas a chuva é um fenômeno frequente no cotidiano dos paraenses, a pergunta – Você vai sair antes ou depois da chuva? é uma expressão que você vai escutar bastante se tiver a oportunidade de conhecer alguém da cidade. Devido ao clima quente e úmido, em Belém chove praticamente todos os dias sendo que antigamente, a cidade tinha fama do fenômeno aparecer com hora marcada. Por voltas das 14h, religiosamente, os pingos d’água amenizavam o bafo quente das tardes nessa região que fica próxima a altura da linha do equador.

O que fazer:

Ver-o-Peso

A maior feira livre da América Latina está em Belém e é o principal cartão postal do estado. No mercado do Ver-o-Peso você vai encontrar milhares de produtos típicos como temperos, ervas medicinais, peixes amazônicos, frutas exóticas e artesanatos. Não deixe de experimentar o açaí regional moído na hora podendo ser adicionado farinha de tapioca, farinha d’agua ou peixe frito.

Foto: Paratur

Estação das docas

A Estação das Docas é um enorme complexo turístico resultado de uma restauração do antigo porto fluvial de Belém. Hoje o local oferece diversas opções de gastronomia, moda, lazer e eventos. À beira da baia do Guajará com 500 metros de extensão voltados para orla o espaça comporta três armazéns, distribuídos em 32 mil metros quadrados.

Estação das Docas - Belém

Foto: Marcos Rodrigues

Mangal das Garças

Construído nas margens do Rio Guamá, o Mangal das Garças é um parque ecológico que ocupa uma área de 40 mil m². O parque abriga diversos animais, lagos artificias, um mirante, um borboletário e o restaurante Manjar das Garças, um dos melhores da cidade.

Foto: Michel Braga de Oliveira

Parque Emílio Goeldi

Situado no centro urbano de Belém, o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi possui uma área de 5,2 hectares. O parque concentra o Museu Goeldi e alguns animais como a onça-pintada, jacaré-açu, antas, macacos, cutias e lagartos.

Parque Emílio Goeldi - Belém

Foto: Antonio Mokarzel

Pólo Joalheiro

Instalado no antigo presídio da cidade, o local hoje abriga um pólo cultural que engloba a Casa do Artesão e o Museu das Gemas do Estado. O espaço também conta com um espaço que vende jóias e artesanatos.

Pólo Joalheiro - Belém

Foto: Blog Espaço Aberto

Theatro da Paz

Financiado pelos barões da borracha o Theatro da Paz foi construído inspirado no Teatro Sacalla de Milão na Itália. Destacam-se, na decoração, materiais e objetos trazidos da Europa, como o lustre e as estátuas de bronze francesas, o piso de pedras portuguesas e a escadaria em mármore italiano.

Theatro da Paz - Belém

Foto: Renato Luiz Ferrera

Basílica de Nazaré

A Basílica Santuário de Nazaré é uma das igrejas mais belas de Belém, e possuí uma arquitetura impressionante com estilo neoclássico. Erguida no mesmo local onde foi achada a imagem de Nossa Senhora às margens do Igarapé Murucutuem 1852 é a única basílica da região amazônica e tornou-se Santuário em 2006.

Basílica de Nazaré - Belém

Foto: Fernando Sette Câmara

Forte do Presépio

O Forte do Presépio, também conhecido como Forte do Castelo, foi levantado em 1616 para conter ataques indígenas e de corsários ingleses e holandeses que rondavam a região. Ao longo dos anos passou por várias transformações e atualmente abriga o Museu do Forte do Castelo de São Jorge que exibe objetos indígenas e cerâmica marajoara com foco na colonização da Amazônia.

Foto: Hugo Paixão

Catedral da Sé

A Igreja da Sé de Belém é um dos principais e mais importantes monumentos do Pará seja no ponto de vista histórico, cultural ou arquitetônico. Criada em 1748 com base no projeto do arquiteto italiano Antonio José Landi, a igreja foi nomeada na época como Igreja Cathedral de Santa Maria de Bellem do Grão Pará.

Catedral da Sé - Belém

Foto: Léo Soares

Outros atrativos turísticos em Belém:

  • Museu de Arte Sacra do Pará
  • Parque da Residência
  • Bosque Rodrigues Alves – Jardim Botânico da Amazônia
  • Corveta Museu Solimões
  • Praça da República
  • Palacete Bolonha
  • MHEP – Museu Histórico do Estado do Pará
  • Museu de Arte de Belém (MABE)
  • Teatro Experimental Waldemar Henrique
  • TEstação Gasômetro

Como chegar:

De avião
Aeroporto Internacional de Belém Val de Cans recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro
De São Luís: 791 km com acesso pela BR-316.
De Manaus: 2992 km com acesso pela BR-230.
De Cuiabá: 2280 km com acesso pela BR-158.

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Belém, vale ligar na rodoviária da capital paraense.
Terminal Rodoviário de Belém
Tel: (91) 3266-2625

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Lugares para conhecer em Palmas

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Manaus

Artigo seguinte

Você pode gostar

  1. SUPER MEGA KIT WHATSAPP MARKETING ENVIOS EM MASSA

    BRINDE: CURSO COMPLETISSIMO ROBO WHATSAPP MARKETING

    BRINDE: CURSO WHATSAPP,EBOOK 12 DICAS WHATSAPP,AUTORESPONDER WHATSAPP

    BRINDE: 1 SOFTWARE ENVIOS SMS EM MASSA

    BRINDE: 1 LISTA TELEFONES CELULARES SMS BRASIL COMPLETO 2016

    + SUPER PACOTES DE CURSOS EXTRAS WHATSAPP MARKETING

    Alcance Seu Publico Alvo

    Alavanque Suas Vendas

    Pedidos Na Area De Contatos

    SITE: http://www.robo-whatsapp.vai.la

  2. “Thank you for the auspicious writeup. It actually was a leisure account it. Glance advanced to far introduced agreeable from you! By the way, how can we be in contact?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *