Se perca nas ruas antigas e nas curvas do modernismo que marcam a agitada capital da Catalunha

Barcelona hoje em dia é considerado o principal porto turístico da Europa, mas nem sempre foi assim. A cidade passou por intensas reformas para sediar os Jogos Olímpicos de 1992 e os mais de 2 milhões de visitantes anuais têm a chance de se encantar com as obras modernistas de Gaudi e a história secular da cidade.

As atrações mais conhecidas de Barcelona são obras de Antoni Gaudí e surpreendem por fora e por dentro. A Catedral da Sagrada Família, por exemplo, está em construção há quase 150 anos e, quando finalizada, deve ter 8 torres a mais que as 10 atualmente abertas para visitação e que completarão os lindos vitrais e o interessante elemento ao qual Gaudí chamou de “floresta de colunas”. Outras importantes obras do modernista são a Caso Batlló, Casa Milá, Casa Vicens, Bellesguard Finca Güell e Park Güell.

A história da cidade também pode ser vista em grandiosos monumentos, como o bairro gótico, onde a cidade foi fundada, e o Parc de la Ciutadella, construído no século XIX com participação de Gaudí.

Mas se você busca por praia, Barcelona não vai desapontar com a agitada Barceloneta, região na orla da cidade que também abriga o cais. Aqui o turista pode aproveitar o mar ou passear pelas ruas em busca de restaurantes com frutos do mar ou mesmo ir às comprar no Maremagnum.

O que fazer em Barcelona


Foto: MarinaDa / Shutterstock

Catedral da Sagrada Família

A atração mais procurada da cidade teve construção iniciada em 1883 e previsão de entrega para 2025. Ao todo serão 18 torres, 10 a mais do que as que estão abertas hoje para visitação. No interior, a obra encanta tanto pelos vitrais como pelo que Gaudí chamou de “floresta de colunas”.

La Pedrera (Casa Milá)

Esse projeto de Gaudí é considerado a obra mais importante de Barcelona depois da Sagrada Família. A construção ocorreu entre 1906 e 1912 e é permitida a visitação nos cômodos bem como no terraço, que guarda esculturas, escadas e chaminés.

Bairro Gótico

Localizado na parte mais antiga de Barcelona e, enquanto o turista passeia por entre as construções grandiosas, permite uma viagem desde que a cidade era tomada por romanos, passando pela Idade Média e pelas as guerras napoleônicas e civil espanhola.

Parc de la Ciutadella

Oparque mais antigo de Barcelona foi construído no século XIX e tem atrações como uma cachoeira planejada por Gaudí, esculturas, lagos e um zoológico com mais de 400 espécies. Outras atrações são o Parlamento da Catalunha e o Castell dels Tres Dragons.

Park Güell

Esse parque público está no topo do Monte Carmelo e é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O local é um projeto de Gaudí e, como as outras obras do catalão, tem o modernismo como base. Aqui os visitantes passeiam por entre as árvores e as belas curvas das construções, sendo que os principais pontos são o mirante Teatro Grego, a Casa Del Guarda, a Casa Museu Gaudí e os Jardins d’Austria.

Las Ramblas

A avenida mais famosa de Barcelona tem muitas opções de bares e restaurantes e liga alguns dos mais famosos pontos turísticos da cidade, como a Praça Catalunya e o Monumento de Cristóvão Colombo.

La Barceloneta

A la Barceloneta é a praia mais frequentada da cidade. O entorno oferece bons restaurantes de frutos de mar, lojas e passeios ao cais, à Rambla del Mar e a centros comerciais como o Maremagnum.

Outros lugares para conhecer em Barcelona:

  • Arena Palau Sant Jordi
  • Bellesguard Finca Güell
  • Casa Batlló
  • Casa Vicens
  • Eixample
  • El Raval
  • Fundació Joan Miró
  • Gràcia
  • El Born
  • Hospital de Sant Pau
  • L’Aquàrium
  • Mercat de Santa Caterina
  • Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC)
  • Mercado la Boqueria
  • Monumento de Cristóvão Colombo
  • Moll de la Fusta
  • Praça Catalunya
  • Palau de la Musica Catalana
  • Parc de Montjuïc

Como chegar em Barcelona


Foto: Lemon Tree Images / Shutterstock

De avião

Não há voos diretos do Brasil para o aeroporto de Barcelona, mas é possível fazer escalas em diversas cidades da Europa. Para quem já está no continente, duas boas opções são as empresas aéreas low-cost e o trem, já que existe a possibilidade de vir de lugares como Madrid, Paris, Zurique e Milão.

De trem

A Barcelona Sants é sem dúvidas uma das estações mais importantes da Espanha. De lá é possível se locomover para diversas cidades da Espanha e de outros países da Europa.

De navio

Barcelona está entre os destinos europeus que mais recebem cruzeiros no verão. Muitas empresas marítimas oferecem pacotes que incluem a cidade na rota.

Melhor época para visitar Barcelona


Foto: Rodrigo Garrido / Shutterstock

A cidade tem estações bem demarcadas, variando no inverno de 10°C a 18°C e 20°C a 40°C no verão. As temperaturas mais amenas acontecem nos meses de maio, junho, setembro e outubro.

A alta temporada em Barcelona, como na maioria das cidades europeias, acontece durante o verão entre os meses junho e agosto e no inverno em dezembro e janeiro. Durante a temporada os preços de passagens aéreas e hotéis costumam ficar mais caros e as filas para restaurante e algumas atrações como museus são frequentes.

Onde se hospedar em Barcelona


Foto: Andrii Lutsyk / Shutterstock

Encontre hospedagens em Barcelona aqui.

» Roteiro de trem na Europa: 10 dias por Barcelona, Madri e sul da Espanha
» Cidades charmosas para visitar no litoral da Espanha
» Férias na Espanha: melhores atrações turísticas de Madrid
» Viaje pela Andaluzia, conheça Córdoba na Espanha

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Lugares para conhecer em Los Angeles

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Lisboa

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.