Situado em frente a uma baia que abriga 365 ilhas, o principal destino náutico do Rio de Janeiro é o lugar ideal para quem quem pretende curtir belas praias durante as férias

Foto: Gustavo Albano

Angra dos Reis está entre os destinos turísticos mais famosos e cobiçados do Brasil. A região foi abençoada pela mãe natureza, abrigando nada mais, nada menos que 365 ilhas espalhadas pelo litoral, em um mar com tons que variam entre verde e azul cristalino.

Natureza de tirar o fôlego, 365 ilhas, cerca de 2 mil praias espalhadas pelo litoral e mais de 500 anos de história. Esses são alguns dos fatores que tornam Angra dos Reis um dos destinos queridinhos do brasileiro. Mas, o que muitas vezes foge do radar do viajante, é que a cidade também está na lista dos esportistas, desde os atletas de final de semana até os profissionais.

O mar carioca recebe maratonas de natação e caiaque e competições de regata, canoagem, surf e stand up paddel. Chegando na areia, os torneios ganham rede e ficam por conta do handbeach, futevôlei, vôlei de praia e futebol.

Já na estrada, além da tradicional corrida, Angra dos Reis também sedia corrida e disputa de bicicleta e Mountain Bike. Mas os ginásios não ficam de fora! Os espaços fechados recebem atletas de Tae Kwondo, basquete, natação, futebol e futsal.

Além disso, para quem quer pegar mais leve, é possível se aventurar nas trilhas pela Mata Atlântica e terminar o caminho em mais um paraíso escondido de Angra. Algumas das opções são o Pico do Frade, a Trilha Banqueta-Jussaral e as Cachoeiras do Brachuy.

Como todas as cidades coloniais no país, Angra dos Reis conta com um charmoso conjunto de construções históricas espalhadas pelo seu centro. Pousadas, resorts e hotéis de luxo estão concentrados em quase todos os bairros da e muitas ilhas da cidade, inclusive, Angra dos Reis também é muito conhecida por suas maravilhosas opções de hospedagens.

Entre as ilhas mais movimentadas estão a fascinante Ilha de Cataguases, uma pequena faixa de areia com duas concentrações de mata que oferece uma praia com águas extremamente claras. Outra opção é contratar uma lancha e passar um dia desfrutando das belezas da Praia do Dentista e das Flechas, na Ilha da Gipóia. Agora se você está com um tempinho de sobra e pretende aproveitar ao máximo as ilhas, a grande dica é passar alguns dias na Ilha Grande, que como o próprio nome já diz, é a maior das ilhotas da Baía de Angra dos Reis, e oferece diversas opções de hospedagens, passeios e ótimos restaurantes.

Angra dos Reis é aquele destino perfeito para todos os perfis de turistas, de famílias com crianças pequenas a turistas mais aventureiros que adoram percorrer trilhas e explorar lugares maravilhosos.

A melhor maneira de conhecer os inúmeros pontos turísticos do destino, é através de passeios de barco oferecidos pelas agências de turismo receptivo da região. A cidade também foi contemplada com uma diversificada fauna marinha, com inúmeras espécies de peixes, moluscos, crustáceos, tartarugas e moreias, se tornando também um dos melhores lugares para prática de mergulho do país.

Se você está pensando em conhecer a região, não deixe de conferir essa dica com passeios em Angra dos Reis. Confira:

Leia também:
Paradisíaca, Ilha de Cataguases atraí turistas em Angra dos Reis
Praia do Aventureiro, destino para conhecer na Ilha Grande
11 passeios e lugares para conhecer em Paraty
Lugares para conhecer em Mangaratiba

O que fazer em Angra dos Reis


Foto: Rodrigo Soldon

Ilha de Cataguases

A Ilha de Cataguases é uma das mais bonitas da Baía da Ilha Grande. Rodeada de uma areia branco-neve, com água muito limpa, que pinta o mar verde esmeralda de Angra. Repleta de pitangueiras, a praia conta com águas calmas, sendo ideal para crianças. Sua beleza já foi usada em dezenas de campanhas publicitárias e a paisagem está nas telas de muitos artistas plásticos. Essa é uma passagem obrigatória para quem gosta de praia. A agência Angra dos Reis Turismo faz esse passeio com um diferencial bem interessante, eles levam um tobogã acoplado na escuna, deixando as paradas do barco ainda mais divertida, parando nas principais ilhas da região.

Ilhas Botinas

Também conhecidas como “Ilhas Irmãs” ou “Ilhas Gêmeas”, são o cartão-postal de Angra. Suas águas são tão cristalinas que é possível observar o fundo do mar por até 10 metros de profundidade. A ilha leva este nome devido ao seu formato.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul é um piscina natural entre duas ilhotas, a lagoa está localizada às margens da Ilha Grande, a mais famosa ilha da região.

Ilha da Gipóia

Segunda maior ilha daquela região e uma das mais procuradas pelos turistas, possui boa infraestrutura com quiosques, bares e restaurantes. Das praias das Flechas você terá uma bela vista das Ilhas Botinas, Ilha Grande e praia do Dentista. Conheça ainda a praia Brava, ideal para surfe, e a praia das Amendoeiras com faixa de areia deserta e ótima para mergulho.

Praia do Dentista

A praia do Dentista é uma das mais badaladas de Angra dos Reis. Durante os finais de semana e feriados é possível ver dezenas de lanchas, veleiros e iates atracados na praia.

Ilha Grande

Maior ilha da baía de Angra dos Reis, foi palco de várias batalhas marítimas nos séculos seguintes ao descobrimento do Brasil, o que resultou em muitos naufrágios. Piratas e comerciantes de escravos também passaram pelo local. No século 20, a ilha serviu até mesmo de presídio para presos políticos. Agora, sua principal atividade econômica é mesmo o turismo e a Vila do Abraão é o principal povoado local.

Ilha da Piedade

A praia da piedade é excelente para programas com a família toda. Possui água calma e limpa além do bonito visual que inclui a Igreja da Piedade.  É possível fazer uma gostosa caminhada da praia da piedade até a praia das flechas, passando pela praia da fazenda, numa trilha bem tranquila pelo litoral da ilha.

Conhecer o centro histórico

Uma ótima forma de conhecer melhor a cidade de Angra dos Reis é caminhar sobre as ruas do centro histórico da cidade, em poucos passos é possível conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras igrejas do Brasil.

Mergulhar

Angra dos Reis está entre os top 10 destinos para mergulhar no Brasil. Suas águas cristalinas é o habitat natural de uma diversidade alta de vida marinha e atraí mergulhadores experientes e turitas que buscam um primeiro contato com o atividade.

Pico do Frade

É preciso de um guia para chegar até este que é o segundo ponto mais alto de Angra dos Reis, com seus 1500 metros de altura. Como a mata é fechada, ao longo dos anos muitos caminhos foram abertos para chegar até lá, então é muito fácil se perder. Os principais caminhos começam no Frade e Bananal e o passeio até o topo dura em média 7 horas.

Banqueta-Jussaral

Esse caminho está cheio de história! Antigamente, o trajeto era usado para levar produtos até a cidade. O passeio sai do rio Banqueta e termina na antiga estação de ferroviária Jussaral. A caminhada dura em media duas horas e passa pelas pedras colocadas pelos escravos para facilitar o transporte das mercadorias.

Cachoeira do Brachuy

A única maneira de chegar ao topo da cachoeira é andando, mas isso não quer dizer que você não vá encontrar várias outras no meio do caminho antes de chegar ao ponto final.

Trilha Perequê-Mambucabinha

Essa trilha é indicada para iniciantes pois dura cerca de 2 horas até o destino final, que é o Morro da Boa Vista. O caminho pode ser cansativos pelas subidas constantes, mas o visual do topo não poderia ser uma recompensa melhor com a junção da Mata Atlântica e o mar paradisíaco de Angra dos Reis.

Outros lugares para conhecer em Angra dos Reis

  • Convento São Bernardino de Sena
  • Convento do Carmo
  • Igreja da Piedade
  • Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
  • Mercado Municipal
  • Praia do Arrecife
  • Praia da Piedade
  • Praia da Figueira

Como chegar em Angra dos Reis


Foto: Rogério Cassimiro / MTUR

De avião

Os aeroportos mais próximos de Angra dos Reis são o Galeão e Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, a 166 quilômetros.

De ônibus

Da rodoviária Novo Rio, do Rio de Janeiro, partem ônibus de hora em hora. A viagem dura cerca de duas horas e quarenta e cinco minutos.

Em São Paulo a Viação Reunidas oferece saídas diárias até o destino. Para quem vem da capital mineira, a Viação Útil dispõe dois horários por dia em viagens de aproximadamente 10 horas.

De carro

Partindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, os acessos de carro e de ônibus são pela BR-101, a chamada Rio-Santos.

A partir do Rio de Janeiro, é preciso pegar a BR-101 no final da Av Brasil.

São Paulo possuí três opções para chegar ao litoral. Os acesso são feitos por Caraguatatuba, Ubatuba ou Barra Mansa. O acesso por Caraguatatuba é feito pela Rodovia Tamoios na SP-99. Por Barra Mansa é necessário seguir pela BR-116 (Via Dutra) até a cidade e depois a RJ-155.

Vindo de Belo Horizonte – acesso pela BR-040 (até Três Rios), BR-393 (até Barra Mansa) e RJ-155.

Melhor época para conhecer Angra dos Reis


Foto: Gustavo Albano

Como a maioria dos destinos praianos, a época mais movimentada de Angra dos Reis são nos meses de verão. Muitas famílias cariocas e turistas que estão de passagem pela cidade do Rio de Janeiro, celebram as festas de final de ano no destino, deixando as praias e ilhas ainda mais movimentada.

Por incrível que pareça, a época que mais chove no destino coincide com os meses de alta temporada, entre os meses de dezembro e março. Mesmo assim os dias costumam ser quentes e é possível pegar um bronzeado legal na praia.

Junho, julho e Agosto costumam ser mais os mais secos do ano. E os meses de abril, maio, setembro e outubro tem dias mais estáveis e são considerados como baixa temporada.

Se você pretende curtir as praias de Angra dos Reis mais tranquilas e com fluxo menor de turista opte em visitar o destino durante a temporada baixa, ou durante a semana.

Onde se hospedar em Angra dos Reis


Encontre hospedagens em Angra dos Reis aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Conheça os melhores pontos de mergulho no Brasil

Artigo anterior

Se encante com as principais praias de Malta

Artigo seguinte

Você pode gostar