Lugares para conhecer em Angra dos Reis

Atualizada em:

Vai viajar para Angra dos Reis? Confira quais são os lugares para conhecer neste destino incrível do litoral do Rio de Janeiro e veja o que fazer em Angra dos Reis

Angra dos Reis está entre os destinos turísticos mais famosos e cobiçados do Brasil. A região foi abençoada pela mãe natureza e abriga nada mais, nada menos que 365 ilhas espalhadas pelo litoral, em um mar com tons que variam entre verde e azul cristalino.

Natureza de tirar o fôlego, ilhas paradisíacas, cerca de 2 mil praias e mais de 500 anos de história. Esses são alguns dos fatores que tornam Angra dos Reis um dos destinos queridinhos dos brasileiros. Mas não é para menos, lá é possível curtir o mar, visitar cachoeiras, fazer trilhas e observar paisagens deslumbrantes.

Como todas as cidades coloniais no país, Angra conta com um charmoso conjunto de construções históricas espalhadas por seu centro. Além disso, pousadas, resorts e hotéis de luxo estão concentrados em quase todos os bairros e ilhas da cidade. Inclusive, Angra dos Reis também é muito conhecida por suas maravilhosas opções de hospedagens.

Qual o lugar mais bonito de Angra dos Reis?

Lugares para visitar em Angra dos Reis
Lugares para visitar em Angra dos Reis – Foto: Fabio Takashi/Wikimedia Commons

Angra dos Reis é repleta de cenários paradisíacos, principalmente em suas várias ilhas. Por exemplo, a Ilha de Cataguases tem uma pequena faixa de areia com duas concentrações de mata que oferece uma praia com águas extremamente claras. Você também pode contratar uma lancha e passar um dia desfrutando das belezas da Praia do Dentista e das Flechas, na Ilha da Gipóia.

Agora se você está com um tempinho de sobra e pretende aproveitar ao máximo as ilhas, a grande dica é passar alguns dias na Ilha Grande, que como o próprio nome já diz, é a maior das ilhotas da Baía de Angra dos Reis, e oferece diversas opções de hospedagens, passeios e ótimos restaurantes. Além disso, abriga algumas das praias mais lindas do Brasil, como a Praia do Aventureiro e a Praia do Caxadaço, por exemplo.

O que fazer em Angra além das praias?

Lugares em Angra dos Reis
Descubra o que fazer em Angra dos Reis – Foto: Rodrigo Soldon

O que muitas vezes foge do radar do viajante é que Angra dos Reis também está na lista dos esportistas, desde os atletas de final de semana até os profissionais. Por isso, além de curtir os dias nas praias, você pode aproveitar a viagem para lá e se exercitar, sobretudo participando das competições. O mar desta região do Rio de Janeiro, por exemplo, recebe maratonas de natação e caiaque, além de competições de regata, canoagem, surf e stand-up paddle.

Chegando na areia, os torneios ganham rede e ficam por conta do handbeach, futevôlei, vôlei de praia e futebol. Já na estrada, além da tradicional corrida, Angra dos Reis também sedia disputa de bicicleta e Mountain Bike. Mas os ginásios não ficam de fora! Os espaços fechados recebem atletas de Taekwondo, basquete, natação, futebol e futsal.

Além disso, para quem quer pegar mais leve, é possível se aventurar nas trilhas pela Mata Atlântica e terminar o caminho em mais um paraíso escondido de Angra. Algumas das opções são o Pico do Frade, a Trilha Banqueta-Jussaral e as Cachoeiras do Brachuy.

O que fazer em Angra dos Reis

O que fazer em Angra dos Reis
O que fazer em Angra dos Reis – Foto: Gustavo Albano

Angra dos Reis é aquele destino perfeito para todos os perfis de turistas, de famílias com crianças pequenas a turistas mais aventureiros que adoram percorrer trilhas e explorar lugares maravilhosos. A melhor maneira de conhecer os inúmeros pontos turísticos do destino é através de passeios de barco oferecidos pelas agências de turismo receptivo da região.

A cidade também foi contemplada com uma diversificada fauna marinha, com inúmeras espécies de peixes, moluscos, crustáceos, tartarugas e moreias, sendo um dos melhores lugares para prática de mergulho do país. Portanto, se você está pensando em conhecer a região, não deixe de conferir essas dicas sobre passeios em Angra dos Reis. Confira:

Ilha de Cataguases

A Ilha de Cataguases é uma das mais bonitas da Baía da Ilha Grande: rodeada de uma areia branco-neve e banhada pelas as águas limpas que pintam o mar verde esmeralda de Angra. Repleta de pitangueiras, a praia tem águas calmas e, portanto, é ideal para crianças. Sua beleza já foi usada em dezenas de campanhas publicitárias e a paisagem está nas telas de muitos artistas plásticos. Essa é um destino imperdível para quem gosta de praia. A agência Angra dos Reis Turismo faz esse passeio com um diferencial bem interessante: há um tobogã acoplado na escuna, o que deixa as paradas na ilha ainda mais divertidas.

Ilhas Botinas

Também conhecidas como “Ilhas Irmãs” ou “Ilhas Gêmeas”, as Ilhas Botinas são o cartão-postal de Angra dos Reis. Suas águas são tão cristalinas que é possível observar o fundo do mar até 10 metros de profundidade. A ilha leva este nome devido ao seu formato.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul é uma piscina natural entre duas ilhotas e está localizada às margens da Ilha Grande, a mais famosa da região. O nome do local vem do azul estonteante de suas águas, que são ótimas para mergulho.

Ilha da Gipóia

Segunda maior ilha desta região do litoral do Rio de Janeiro e uma das mais procuradas pelos turistas, a Ilha da Gipóia possui boa infraestrutura com quiosques, bares e restaurantes. Da praia das Flechas, você terá uma bela vista das Ilhas Botinas, Ilha Grande e da Praia do Dentista. Conheça, ainda, a praia Brava, ideal para surfe, e a praia das Amendoeiras, com faixa de areia deserta e ótima para mergulho.

Praia do Dentista

Lugares para visitar: Praia do Dentista
Lugares para visitar: Praia do Dentista – Foto: Thatagr82/Pixabay

A Praia do Dentista é uma das mais badaladas de Angra dos Reis. Durante os finais de semana e feriados, é possível ver dezenas de lanchas, veleiros e iates atracados na praia.

Ilha Grande

Maior ilha da baía de Angra dos Reis, Ilha Grande foi palco de várias batalhas marítimas nos séculos seguintes ao descobrimento do Brasil, o que resultou em muitos naufrágios. Piratas e comerciantes de escravos também passaram pelo local. No século XX, a ilha serviu até mesmo de presídio para presos políticos. Agora, sua principal atividade econômica é mesmo o turismo, e a Vila do Abraão é o principal povoado local.

Ilha da Piedade

A Praia da Piedade é excelente para programas com a família toda. Possui água calma e limpa, além do bonito visual que inclui a Igreja da Piedade.  É possível fazer uma gostosa caminhada da Praia da Piedade até a Praia das Flechas, passando pela Praia da Fazenda, numa trilha bem tranquila pelo litoral da ilha.

Conhecer o centro histórico

Uma ótima forma de conhecer melhor a cidade de Angra dos Reis é caminhar pelas ruas do centro histórico. Em poucos passos, é possível conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras igrejas do Brasil. Além disso, você verá muitas construções históricas e poderá visitar museus locais.

Mergulhar

Angra dos Reis está entre os top 10 destinos para mergulhar no Brasil. Suas águas cristalinas são o habitat natural de uma diversidade alta de vida marinha. Por isso, essa parte do litoral fluminense atrai mergulhadores experientes e turistas que buscam um primeiro contato com a atividade.

Pico do Frade

É preciso contratar um guia para chegar até este que é o segundo ponto mais alto de Angra dos Reis, com seus 1500 metros de altura. Como a mata é fechada, ao longo dos anos muitos caminhos foram abertos para chegar até lá, então é muito fácil se perder ao tentar encontrar o Pico do Frade. Os principais caminhos começam no Frade e Bananal e o passeio até o topo dura, em média, 7 horas.

Banqueta-Jussaral

Esse caminho está cheio de história! Antigamente, o trajeto era usado para levar produtos até a cidade. O passeio sai do rio Banqueta e termina na antiga estação ferroviária Jussaral. A caminhada dura, em média, duas horas e passa pelas pedras colocadas pelos escravos para facilitar o transporte das mercadorias.

Cachoeira do Brachuy

A única maneira de chegar ao topo da Cachoeira do Crachuy é andando, mas isso não quer dizer que você não vá encontrar várias outras quedas dágua no meio do caminho. Portanto, se você gosta de cachoeiras, esse é um passeio imperdível em Angra dos Reis.

Trilha Perequê-Mambucabinha

A Trilha Perequê-Mambucabinha é indicada para iniciantes, pois dura apenas cerca de 2 horas até o destino final, que é o Morro da Boa Vista. O caminho pode ser cansativo pelas subidas constantes, mas o visual do topo não poderia ser uma recompensa melhor: uma paisagem deslumbrante da junção da Mata Atlântica com o mar paradisíaco de Angra dos Reis.

Outros lugares para conhecer em Angra dos Reis

  • Convento São Bernardino de Sena
  • Convento do Carmo
  • Igreja da Piedade
  • Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
  • Mercado Municipal
  • Praia do Arrecife
  • Praia da Piedade
  • Praia da Figueira

Como chegar em Angra dos Reis

Como chegar em Angra dos Reis
Como chegar em Angra dos Reis – Foto: Rogerio Cassimiro/MTUR

De avião

Os aeroportos mais próximos de Angra dos Reis são o Galeão e Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, a 166 quilômetros.

De ônibus

Da rodoviária Novo Rio, do Rio de Janeiro, partem ônibus de hora em hora. A viagem dura cerca de duas horas e quarenta e cinco minutos.

Em São Paulo, a Viação Reunidas oferece saídas diárias até o destino. Para quem vem da capital mineira, a Viação Útil dispõe de dois horários por dia em viagens de aproximadamente 10 horas.

De carro

Partindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, os acessos de carro e de ônibus são pela BR-101, a chamada Rio-Santos.

A partir do Rio de Janeiro, é preciso pegar a BR-101 no final da Avenida Brasil.

São Paulo possui três opções para chegar ao litoral. Os acessos são feitos por Caraguatatuba, Ubatuba ou Barra Mansa. O acesso por Caraguatatuba é feito pela Rodovia Tamoios na SP-99. Por Barra Mansa, é necessário seguir pela BR-116 (Via Dutra) até a cidade e depois a RJ-155.

Vindo de Belo Horizonte, o acesso é feito pela BR-040 (até Três Rios), BR-393 (até Barra Mansa) e RJ-155.

Melhor época para conhecer Angra dos Reis

O que fazer em Angra dos Reis
O que fazer em Angra dos Reis – Foto: Adilson de Moraes Brito/Pixabay

Como a maioria dos destinos praianos, a época mais movimentada de Angra dos Reis é nos meses de verão. Muitas famílias cariocas e turistas que estão de passagem pela cidade do Rio de Janeiro celebram as festas de final de ano no destino, deixando as praias e ilhas ainda mais movimentadas. Por incrível que pareça, a época que mais chove em Angra dos Reis coincide com os meses de alta temporada, entre dezembro e março. Mesmo assim, os dias costumam ser quentes e é possível pegar um bronzeado legal na praia.

Junho, julho e agosto costumam ser os meses mais secos do ano. E os meses de abril, maio, setembro e outubro tem dias mais estáveis e são considerados como baixa temporada. Se você pretende curtir as praias de Angra dos Reis mais tranquilas e com fluxo menor de turistas, opte por visitar o destino durante a temporada baixa ou nos dias de semana.

Onde se hospedar em Angra dos Reis

Onde se hospedar no litoral do Rio de Janeiro
Onde se hospedar em Angra dos Reis – Foto: Gustavo Albano

O Booking oferece mais de 100 opções de hospedagem em Angra dos Reis. Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Angra dos Reis tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamentos e quartos pode ser bem mais barata do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Paradisíaca, Ilha de Cataguases atraí turistas em Angra dos Reis
» Praia do Aventureiro, destino para conhecer na Ilha Grande
» 11 passeios e lugares para conhecer em Paraty
» Lugares para conhecer em Mangaratiba

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima