Está pensando em fazer uma viagem? Nós listamos alguns lugares no Brasil para te ajudar a escolher o seu destino

Explorar o Brasil deveria ser uma obrigação de qualquer viajante. Aqui você pode desfrutar de praias paradisíacas, grandes metrópoles, áreas montanhosas, cerrados, chapadas e muito mais. O país abriga uma diversidade muito grande de relevos, natureza e atividades ao ar livre, por isso acaba agradando a todos os tipos de públicos. Veja alguns lugares para viajar no Brasil e prepare suas malas.

Por ser um país tão grande, com tantas opções de passeios para fazer, fica difícil selecionar tudo em uma lista só, mas, esse artigo pode ajudar quem quer conhecer alguns dos melhores destinos brasileiros. Selecionamos alguns lugares no Brasil para viajar, aproveitar a natureza e se divertir com seus amigos e família. Não vai faltar lugares imperdíveis para conhecer.

Lugares no Brasil – 50 destinos para viajar no Brasil

Maragogi – Alagoas

Foto: Marco Ankosqui / MTur

Um dos lugares para conhecer no Brasil e relaxar totalmente é Maragogi. O grande atrativo da região são as piscinas naturais, conhecidas como “galés”, onde você pode mergulhar de snorkel ou sentar e ver os peixes e corais, já que as águas são quase transparentes, apenas com uma tonalidade azulada. Mas caso queira conhecer mais da região, faça um passeio de buggy e visite outras praias da região.

Lençóis Maranhenses – Maranhão

Lençóis Maranhenses, um dos lugares no Brasil que você precisa conhecer. Foto: Biaman Prado / MTur

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos lugares mais paradisíacos do Brasil e um dos cartões postais mais famosos do país. No parque você pode fazer trilhas e caminhadas no meio das dunas brancas e conhecer as lagoas da região, como a Lagoa Azul, que fica entre as areias. Como o espaço dos Lençóis é dividido em duas cidades, Barreirinhas e Santo Amaro, uma dica é programar sua estadia de acordo com os passeios que deseja fazer.

Tamandaré – Pernambuco

Foto: ckturistando / Wikimedia Commons

Mais um dos lugares no Brasil que vale a pena conhecer é Tamandaré. Você está pronto para relaxar e desfrutar de praias tranquilas? O destino mais conhecido da cidade é a Praia dos Carneiros, que tem a famosa igrejinha verde, a Igreja de São Benedito, bem de frente para o mar. Mas, para melhorar ainda mais sua estadia, se a maré estiver baixa você também pode visitar as piscinas naturais de Tamandaré.

Alter do Chão – Pará

Foto: Tiago Silveira / MTUR

Você está afim de conhecer uma cidade pequena? Na verdade, Alter do Chão, é uma vila em Santarém, onde você entra em contato com os pescadores da região e descobre as belezas do Rio Tapajós, que forma inúmeras ilhas ao longo de sua extensão. Outra atração muito interessante é a FLONA (Floresta Nacional do Tapajós) onde você poderá fazer trilhas para observar árvores milenares e conhecer outras curiosidades da Floresta Amazônica.

Península de Maraú – Bahia

Foto: Márcio Filho / MTUR

Quem chega a maravilhosa Península de Maraú se deparar com praias desertas, piscinas naturais e um clima de sossego perfeito para quem deseja relaxar. O destino encontra-se no litoral sul da Bahia, a aproximadamente 254 km da capital baiana.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Fernando de Noronha, um dos lugares no Brasil que você precisa conhecer. Foto: Bruno Lima / MTUR

Quem nunca ouviu falar da Ilha de Fernando de Noronha? É um dos lugares mais lindos do Brasil, principalmente se você gosta de fazer mergulhos. A região é famosa pela preservação dos animais e da biodiversidade local, por isso, é possível entrar em contato completo com a natureza e se deparar com inúmeras espécies nativas. Quando for, não esqueça de exigir um passeio de barco e trilhas pelas montanhas.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Foto: Augusto Miranda / MTur

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é ótimo para quem curte ecoturismo. O grande atrativo do lugar são as famosas cachoeiras, como a Cachoeira Almécegas e a Cachoeira de Santa Bárbara, com grandes quedas d’água. No entanto, Vale da Lua também cativa os turistas, já que a disposição e formação das pedras faz parecer as crateras da lua. Por isso, esse destino tão diferente não podia faltar na nossa lista de o que visitar no Brasil.

Jericoacoara – Ceará

Foto: Jade Queiroz / MTUR

Um lugar que você pode escolher entre praias e lagoas é Jericoacoara. Sabemos que tem muitos lugares no Brasil e, quando o assunto é uma viagem dos sonhos, Jeri é considerada uma delas. O clima tranquilo de oásis oferece praias com dunas, pequenos povoados, praias desertas e lugares perfeitos para assistir um dos pores do sol mais bonito do Nordeste. Não deixe de aproveitar as praias e as lagoas de águas doce, onde ficam as famosas redes para relaxar deitado no mar.

Pipa – Rio Grande do Norte

Foto: Humberto Sales / MTur

Pipa está entre os grandes queridinhos dos turistas que visitam a região nordeste do Brasil. O pequeno vilarejo faz parto do município de Tibau do Sul, e ficou conhecido graças as suas praias paradisíacas cercadas por falésias. Entre as mais visitadas está a Baía de Golfinhos, onde você pode avistar os animais e quem sabe, em algum passeio nadar perto deles.

Costa do Conde – Paraíba

Foto: Cacio Murilo / MTur

Uma mistura de águas salgadas do mar com uma arquitetura natural impressionante. A Costa do Conde está localizada perto de João Pessoa e é um dos lugares brasileiros para viajar no Nordeste. O roteiro turístico possui inúmeras praias com paisagens distintas, algumas com falésias, outras cercadas por coqueirais.

Caparaó – Minas Gerais

Foto: Gabrielribeirov / Wikimedia Commons

O Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones de montanhismo no Brasil. Entra na nossa lista de onde viajar no Brasil, porque você pode conhecer alguns dos picos mais altos do país, como o Pico da Bandeira, e visitar grutas, sítios arqueológicos e cachoeiras. O ambiente também tem espaço para acampamentos, já pensou em chamar uns amigos e viver essa aventura?

Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Foto: Thiago Freitas / MTUR

Localizada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, Arraial do Cabo abriga um dos pontos mais desejados por turistas, popularmente conhecido como Caribe Brasileiro, com águas claras e quase transparentes a região é ótima para mergulhos. Sendo que as praias mais famosas são: Praia do Farol, Praia do Forno e a Prainha. E uma dica: planeje sua visita pensando em todos esses destinos.

Ilha Grande –  Rio de Janeiro

Foto: Rogério Cassimiro / MTUR

Vale a pena conhecer a Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O local conta com 365 ilhas recheadas de praias onde é possível realizar mergulhos e atividades aquáticas. Lembrando que o ambiente é propício para camping, porque as praias são mais desertas e não recebem tantos visitantes ao longo da semana.

Barra Grande – Piauí

Foto: via jornaldaparnaiba

Se você quiser realmente relaxar e ainda curtir os cenários paradisíacos do litoral nordestino, o seu destino tem que ser Barra Grande. Não é muito conhecida pelos turistas do sudeste ainda, por isso você não vai encontrar multidões no caminho, somente águas calmas e uma extensa faixa de areia branquinhas. Aproveite um dos lugares ainda pouco explorado pelos homens no Brasil.

Ilhabela – São Paulo

Foto: Enio Prado / Wikimedia Commons

Mais um dos lugares brasileiros para viajar é a Ilhabela. Algumas praias famosas no litoral paulista como Praia de Jabaquara e a Baía de Castelhanos ilustram as férias de muitas pessoas. Se você não quer aproveitar alguns dos passeios em São Paulo, há a opção de descer para o litoral e aproveitar alguma praia paulista. No entanto, se você quiser mesmo se desconectar do mundo, por que não visita uma praia deserta como a Praia do Bonete ou a Praia da Fome? Ambas precisam de trilhas para chegar, assim você aproveita muito mais a natureza e um momento longe das muvucas.

Chapada das Mesas – Maranhão

Foto: Otávio Nogueira / Wikimedia Commons

Uma mistura de cachoeiras, lagos, trilhas e relevos diferentes está a Chapada das Mesas, no sul do Maranhão. Muitas pessoas escolhem esse destino para visitar depois do Parque dos Lençóis, mas ele não deixa a desejar. O grande atrativo do local é subir até o topo nas rochas e se deparar com a visão do horizonte em um ângulo diferente, por isso, chama seus amigos e familiares e planeje sua viagem.

Lugares no Brasil: Ibitipoca – Minas Gerais

Foto: Daniel Baldin Machado / Wikimedia Commons

Um dos lugares imperdíveis no Brasil que é referência em cachoeiras é Ibitipoca. Saiba que antes de encarar esse destino você precisa estar disposto a andar pelo menos um pouco. Existe uma parte em que não é preciso fazer trilhas pesadas e você ainda pode avistar várias quedas d’água, no entanto, o resto de Ibitipoca se resume em picos, grutas e trilhas intensas até avistar as quedas e pontos mais altos.

Morro de São Paulo – Bahia

Foto: Márcio Filho / MTUR

Você está pronto para conhecer um mundo só dentro da Bahia? Morro de São Paulo conta com uma imensidade de atrativos, desde praias desertas e mergulhos, festas cheias e muita cultura nordestina. O Morro possui um mirante bem no topo, onde é possível avistar o oceano e se você curte aventura, dá para ir de cabeça em uma tirolesa que desce até a água.

Piaçabuçu – Alagoas

Foto: Farol da Foz Ecoturismo

Você quer conhecer o Rio São Francisco? Piaçabuçu te oferece essa possibilidade, lá você pode se banhar nas águas do rio e ainda conhecer mais sobre a história local. Em grande parte dos passeios, uma volta de buggy tem que estar incluída, porque o ambiente está cercado de dunas.

Ilha das Couves – São Paulo

Foto: via Ubatuba online

Mais um dos lugares paradisíacos no Brasil é a Ilha das Couves, em Ubatuba. O local é conhecido pelas praias desertas, onde é possível relaxar e mergulhar. Como só pode ser acessada por meio de barco, os visitantes aproveitam para explorar o interior da ilha através de trilhas e passeios com guias.

Guarda de Embaú – Santa Catarina

Guarda do Embaú, um dos lugares no Brasil que você precisa conhecer. Foto: Joel Colman / Wikimedia Commons

Um lugar com ondas perfeitas para surfe e passeios na natureza surpreendente da Guarda de Embaú, retiro de surfistas que aproveitam o clima tranquilo da vila. A Guarda faz parte da nossa lista de lugares no Brasil para ir e se apaixonar, além de aproveitar algumas praias conhecidas como a Prainha, Praia de Gamboa e a Praia da Guarda. Mas não é só as belíssimas praias que fazem essa viagem valer a pena, se gosta de natureza, você também pode fazer trilhas e subir até o mirante da Pedra do Urubu e visitar algumas cachoeiras da região. A Guarda do Embaú também é um dos destinos de Santa Catarina mais indicados no TripAdvisor.

Ubatuba – São Paulo

Foto: Renato Soares / MTUR

Com forte presença da Mata Atlântica está Ubatuba, no litoral paulista. É um dos lugares no Brasil que vale a pena conhecer porque tem praias de todos os tipos, se você gosta de ter mais conforto e uma área mais movimentada ou se prefere locais mais distantes, a cidade pode te oferecer os dois. Lembrando que trilhas e atividades de ecoturismo também são o forte da região.

Porto de Pedras – Alagoas

Foto: Marco Ankosqui / MTUR

Passeios ecológicos e praias paradisíacas vão fazer parte da sua estadia em Porto de Pedras. Um dos lugares para conhecer no Brasil é essa região, que está cheia de pontos famosos como a Praia do Patacho e a Praia do Lage, com águas calmas e esverdeadas. Além disso, já pensou em fazer um passeio de barco e avistar algum peixe-boi circulando o ambiente? Vai que você dá sorte.

Japaratinga – Alagoas

Foto: Yuri Cedrim Lessa / Wikimedia Commons

Bem pertinho de Maragogi está Japaratinga. A região, assim como a vizinha, traz diversas piscinas naturais e praias com mar de tonalidade esverdeada. Lá você pode aproveitar tudo que a natureza oferece, com águas calmas e muita sombra de coqueiros. O grande diferencial desse destino é a calmaria, pelo fato de receber menos turistas também se torna mais barato.

Cânions do Rio São Francisco – Alagoas e Sergipe

Rio São Francisco, um dos lugares no Brasil que você precisa conhecer. Foto: Cleverton Ribeiro / MTUR

Quem nunca sonhou em conhecer o Rio São Francisco? Mas ver tão de perto e ainda descobrir as paisagens dos internas é outra história. Um dos passeios no Brasil que você precisa fazer é visitar os Cânions do Rio São Francisco de barco, além de conferir os incríveis paredões de pedras, o visitante também tem a oportunidade de nadar nas águas claras do rio São Francisco.

Caraíva – Bahia

Foto: Marcio Filho / MTur

Um dos lugares imperdíveis no Brasil é a pequena vila de Caraíva. O local é muito aconchegante, porque as ruas têm largura pequena e as construções são todas coloridas. Mas o melhor da vila é que está localizada de frente para o mar, assim você pode visitar diversas praias com a facilidade de ir a pé. Além disso, o rio Caraíva fica logo atrás do vilarejo, se cansar da água do mar, também pode experimentar as águas da correnteza.

Mundaú – Ceará

Mundaú, um dos lugares no Brasil que você precisa conhecer. Foto: Gustavo Albano

Mundaú é mais uma das praias no Ceará que vale a pena visitar. Como fica perto de Fortaleza, é um passeio que compensa fazer. Lá você vai encontrar águas do mar misturadas com as do rio Mundaú, por isso, a tonalidade acaba sendo um pouco esverdeada.

Icaraizinho de Amontada – Ceará

Foto: Divulgação

Para se isolar do mundo e curtir a natureza visite Icaraizinho de Amontada, um dos lugares no Brasil para descansar. Lá você vai se deparar com praias de águas muito calmas, mas com fortes ventos que são perfeitos para atividades como windsurfing. Esse também é um lugar onde você pode se depara com encontro de rio e mar, já que o Rio Aracatiaçu toma conta do pedaço.

Angra dos Reis – Rio de Janeiro

Foto: Rogério Cassimiro / MTUR

Você quer desfrutar de um mar quase transparente e todo azul? Então visite Angra dos Reis. Esse é um dos lugares paradisíacos no Brasil, que é muito procurado pela prática de mergulho. Algumas praias já são bem famosas como a Lagoa Azul. Sendo que, Angra possui um dos destinos mais procurados por turistas brasileiras, a famosa Ilha Grande, que contém praias quase desertas e rústicas.

Bombinhas – Santa Catarina

Foto: Renato Soares / MTur

Um destino próximo do parque Beto Carrero World é Bombinhas. É um dos lugares brasileiros para viajar porque além de estar perto de um parque de diversão, também possui praias ao seu redor, com grandes opções de mergulho ecológico. Com isso, o Safari de Bombinhas faz sucesso, já que oferece um tour pelos principais pontos turísticos da região.

Búzios – Rio de Janeiro

Búzios, um dos lugares no Brasil que você precisa conhecer. Foto: Thiago Freitas / MTUR

A cidade de Búzios faz parte daa chamada Região dos Lagos e conta com praias de fácil acesso, mas que obviamente são mais cheias, como Ferradura e João Fernandes. Mas se quiser experimentar alguma coisa diferente e fazer trilha, vá para Olho-de-Boi, onde há práticas de nudismo. Além disso, o local é super badalado durante as noites, não perca a oportunidade de ir em uma festa na areia.

Domingos Martins – Espírito Santo

Foto: Divulgação

Em uma cidade pequena, chamada Domingos Martins, é que você vai descobrir a tranquilidade do Espírito Santo. O grande atrativo do local é o Parque Estadual da Pedra Azul, onde você pode além de visualizar as grande pedras, descobrir mais da fauna e flora local. Aproveite também para explorar a cidade e desfrutar da gastronomia típica.

Jalapão – Tocantins

Foto: Flávio André / MTUR

Um dos lugares no Brasil para se desconectar de tudo é o Jalapão. Com certeza você já ouviu falar ou pelo menos viu fotos dos Fervedouros do Jalapão, quase como piscinas naturais no meio das matas. No entanto, esse não é o único atrativo da região, que também conta com um Parque Estadual, onde você pode fazer trilhas e observar a paisagem exuberante.

Algodoal – Pará

Algodoal, no Pará, um dos lugares no Brasil que você precisa conhecer. Foto: Gustavo Albano

Algodoal é uma vila que faz parte da Ilha de Maiandeua, em Maracanã. Como a única forma de chegar até lá é por meio de barco, você como turista precisa aproveitar tudo que o local tem para oferecer. Faça trilhas, visite manguezais, experimente uma volta de canoa pela região e quem sabe não tentar pesca esportiva?

Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

Foto: Flavio André / MTur

Mais um dos lugares imperdíveis no Brasil é a Chapada dos Guimarães. O local é casa do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, onde você encontra paredões de pedras, muitas cachoeiras e grutas. Se você curte ecoturismo, esse é o seu momento, porque pode fazer trekkings e trilhas ao redor do parque, além de visitar cavernas escondidas.

Nobres – Mato Grosso

Foto: Renata Menezes Severiano / Wikimedia Commons

Mergulhe nas águas diferentes de Nobres. O local é conhecido pelas práticas de flutuação no Rio Triste e no Aquário Encantado, onde é possível ver peixes e animais marinhos bem de perto. Mas para se divertir mais ainda, você pode cachoeiras ou se aventurar em um passeio de boia no Duto do Quebó.

Pirenópolis – Goiás

A cidade é pequena e tem um centro histórico simpático e bem preservado, com casinhas coloniais e ruas de pedra. Mas o que realmente chama atenção dos turistas é a quantidade de cachoeiras para aproveitar, como a Cachoeira do Abade e a Cachoeira Santa Maria.

Flecheiras – Ceará

Flecheiras, um dos lugares no Brasil que você precisa conhecer. Foto: Gustavo Albano

Bem pertinho de Mundaú, no Ceará, está o vilarejo de Flecheiras. Seguindo as tradições da vizinha, as águas das praias de Flecheiras são calmas e tranquilas, mas um pouco mais movimentada por conta do número de pessoas. No entanto, a atividade mais famosa do local é o passeio de quadriciclo beira mar, onde a areia é firme e não tem muitas elevações.

São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte

Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Já falamos sobre as surpresas encontradas no Rio Grande do Norte em nossa página sobre viagens no Brasil. Listada como um dos grandes destaques do estado, o charmoso vilarejo de São Miguel do Gostoso é cercado por natureza e oferece ótimas praias. É um dos lugares imperdíveis no Brasil porque você pode fazer os passeios de buggy e ainda acabar pagando mais barato do que em Natal. Mas não só isso, também é possível visitar piscinas naturais, chamadas Parrachos, e nadar com os peixinhos.

Ilha de Itamaracá – Pernambuco

Foto: Hans von Manteuffel / Flickr

Localizada bem pertinho da capital pernambucana, a Ilha de Itamaracá oferece ótimas praias como a Praia do Forte e a do Sossego, lá você pode entrar em contato com a história da região, com o Forte Orange, uma grande fortaleza de pedras construída pelo perímetro da ilha.

Chapada Diamantina – Bahia

Foto: Cleide Isabel / Flickr

Um dos lugares no Brasil que é quase todo voltado para o ecoturismo é a Chapada Diamantina. O local abriga inúmeras cachoeiras, que muitas vezes precisam de trilhas, e poços, como os conhecidos Poços Azul e Poço Encantado, que tem a tonalidade da água em azul vibrante. Além disso, você também pode fazer trekking nas chapadas e descobrir grutas espalhadas pelo ambiente.

Bonito – Mato Grosso do Sul

Foto: Fernando dos Anjos / Flickr

Assim como Nobres, Bonito é a cidade da flutuação. Você pode escolher o local que deseja visitar, o mais recomendado é o Aquário Natural, porque as águas são tranquilas e é indicado para qualquer idade. Mas se você quiser nadar em uma correnteza, mesmo que levinha, vá para a nascente do Rio Sucuri. Lembrando que as grutas e as cachoeiras também são grandes pontos turísticos do local.

Abrolhos – Bahia

Foto: Tatiana Azeviche / Setur

Está a fim de fazer um passeio em que você possa mergulhar? Abrolhos é o destino ideal.

No Parque Nacional Marinho de Abrolhos você pode ver cardumes de peixes, tartarugas, corais e muitas outras espécies marinhas. Lembrando que existe mais de um ponto para mergulhar, então aproveite. Além disso, esse também é um ponto de observação das baleias Jubarte.

Serra do Cipó – Minas Gerais

foto: André Olmos / Flickr

Esse destino é só para aventureiros. Um dos lugares no Brasil que mais precisa de trilhas é a Serra do Cipó, em Minas. O local é conhecido pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, que disponibiliza quedas d’água e piscinas naturais. Mas os atrativos mais famosos são o Cânion das Bandeirinhas e a Cachoeira da Farofa, onde o banho é liberado para turistas.

Serra da Canastra – Minas Gerais

Foto: Rosanetur / Flickr

O Parque Nacional da Serra da Canastra é conhecido pela preservação ambiental de espécies em risco de extinção, mas também é casa da nascente do Rio São Francisco e de inúmeras cachoeiras. Lá você pode efetuar os passeios em um veículo 4×4, de bike ou caminhando.

Itacaré – Bahia

Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Já pensou em juntar tudo que o nordeste tem de melhor em um lugar só? Itacaré, na Bahia, te oferece praias paradisíacas, cachoeiras, história e muita cultura. A praias são normalmente o grande motivos de visitação, já que não são tão afastadas da urbanização. Outro ponto positivo da região é a culinária, com pratos como bobó de camarão, acarajé e moquecas.

Visconde de Mauá – Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Entre os lugares escondidos no Brasil está Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro. Os atrativos desse local precisam de um certo esforço para serem encontrados, ou por meio de trilhas ou de uma maneira inusitada: cavalgando. Os dois pontos turísticos mais famosos são a Cachoeira do Escorrega e o Vale do Alcantilado.

Capitólio – Minas Gerais

Foto: Rosanetur / Flickr

As principais atrações de Capitólio são de aventura e ecoturismo. No entanto, muitas pessoas vem buscando esse destino por conta dos cânions e do Lago de Furnas, que banha uma grande extensão de Minas Gerais. Um curiosidade: é um lago artificial, onde você pode descer do barco e nadar sem problemas.

Primavera do Leste – Mato Grosso

Foto: Daniel Meneguini / Flickr

Esse é mais um destino do Mato Grosso para aproveitar a flutuação. A Primavera do Leste é um dos lugares no Brasil que você precisa conhecer, o destino oferece os atrativos da Lagoa Encantada e da Lagoa da Lua. Ambos são lugares com águas cristalinas onde você pode explorar a vegetação submersa e ficar imerso na natureza em um lugar pouco divulgado, mas que garante ótimas experiências.

» 41 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste
» 14 viagens românticas (e baratas) para fazer no Brasil
» 10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
» Veja as 20 cidades mais bonitas para visitar no Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

10 motivos para conhecer o Jurema Águas Quentes, no Paraná

Artigo anterior

Four Seasons at Disney World: Conheça o melhor hotel de Orlando

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.