Ksar Aït Ben Haddou, uma viagem pela história de Marrocos

Camuflada em uma imensa montanha de pedras, o Ksar Aït Ben Haddou é uma das construções mais impressionantes e importantes de Marrocos

Fazendo divisa com Deserto do Saara, a província de Ouarzazate é uma região histórica importante de Marrocos. O distrito está recheado de sítios que demonstram o modo de vida dos povos que habitavam essa região a milhares de anos, acolhidos em meio a paisagens desérticas que mesclam dunas, oásis e montanhas rochosas. Essas atrações na maioria das vezes, são abertas para visitação e abrigam as impressionantes kasbah’s, construções como palácios e ksours, cidadelas fortificadas de origem berbere, feitas à base de barro, madeira e palha.

A importância de Ouarzazate se propagou entre historiadores, turistas e curiosos, transformando essa região em uma das zonas mais turísticas do país. Entre as atrações mais visitadas está o fascinante Aït Ben Haddou, a apenas 25km da cidade, um vilarejo com inúmeras casas, ruelas, torres de vigia, mesquitas, praças, terraços e kasbah’s, protegidos por uma imensa fortaleza. Hoje cheia de lojinhas de artesanato e ateliês de arte marroquina. A cidade pode ser acessada por uma ponte que passa sobre o Rio Ounila e sua fachada já pode ser observada de longe, extremamente bem conservada, a construção parece brotar de um charmoso oásis localizado à beira do flume.

Fundado em 757 o Ksar Aït Ben Haddou, foi um importante posto para as antigas rotas de caravanas e grupos nômades que passavam entre Marraquexe e o Deserto do Saara. Hoje as ruas em tons pastéis de Aït Ben Haddou, ganham coloração com as tendas de artesanato instaladas nas construções da cidade. Tapetes, cerâmicas, peças de vestuário e especiárias tradicionais do país podem ser encontrados nas diversas tendas e lojas espalhadas pela cidadela.

Ao entrar na fortaleza é possível compreender o valor histórico da construção para os marroquinos. Ruas estreitas e sinuosas aparecem a cada poucos passos andados, mirantes e terraços dão espaços para vistas maravilhosas. Vistas panorâmicas surgem a cada ladeira, com imponentes construções em formato simétrico e bem preservadas. Essas características mostram o charme, os detalhes e a beleza rústica da arquitetura típica dessa região marroquina.

Caminhando pelas ruas e becos do sítio histórico, o visitante chega no topo da montanha onde a cidade está instalada. Lá de cima é possível conferir uma vista imperdível de Aït Ben Haddou com a cidade nova mais à frente, lugar ideal para curtir o pôr do sol no destino.

Leia também:

Marrocos: dicas de como planejar uma viagem pelo país
Roteiro em Marrocos: conhecendo o sul do país
Os cenários cinematográficos de Ouarzazate, a Hollywood marroquina
Mesquita Hassan II em Casablanca, o maior templo de Marrocos

Seria gentileza comentar que Aït Ben Haddou possuí paisagens cinematográficas, o sítio histórico “cor de terra”, tem beleza única e pitoresca. A paisagem chamou a atenção de muitos cineastas que usaram o cenário como plano de fundo de diversos filmes hollywoodianos, europeus e séries, como Gladiador, Indiana Jones e Game of Thrones. Hoje a atração mais visita de Ouarzazate, recebe turistas vindo dos 4 cantos do mundo, que percorrem as estreitas e sinuosas ruas da cidadela à procura de vestígios da história local e ter a possibilidade de caminhar dentro de um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo.

Entrando na cidade de Aït Ben Haddou. Foto: Gustavo Albano

Entrando no Deserto do Saara, a principal atração de Marrocos. Foto: Gustavo Albano

Aït Ben Haddou é um marco da arquitetura marroquina. Foto: Gustavo Albano

A cidade parece um cenário bíblico e já serviu de locação para vários filmes. Foto: Gustavo Albano

 

* Essa viagem foi feita à convite da Delegação Oficial de Turismo de Marrocos em colaboração com a companhia aérea Royal Air Maroc Brasil.


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.