O governo da região italiana de Molise, no sul do país, anunciou um programa que oferece 700 euros mensais a quem aceitar se mudar para cidadezinhas vazias

Se você sempre sonhou em viver em regiões bucólicas da Itália, tal qual no filme Sob o Sol da Toscana, essa é sua grande chance. O governo da região italiana de Molise, no sul do país, anunciou um programa chamado “Reddito di residenza attiva” (Remuneração de residência ativa), na qual são oferecidos 700 euros mensais, equivalente a cerca de R$3.125,00, para quem aceitar ocupar cidadezinhas vazias.

A ideia é atrair novos moradores para movimentar a economia desses vilarejos que, ano após ano, perdem cada vez mais habitantes para as grandes cidades, como Roma, Milão e Turim, em busca de oportunidades. Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados oficialmente, Molise perdeu cerca de 9 mil moradores entre 2014 e 2019.

Foto: Pixabay

No entanto, para receber a ajuda de custo para se mudar para as pequenas comunas há algumas condições. A primeira delas é que a pessoa interessada deverá abrir um negócio local, já que a ideia é que os novos moradores invistam na região. “Queremos que as pessoas invistam aqui. Elas podem abrir qualquer tipo de atividade: uma padaria, uma papelaria, um restaurante. É uma forma de soprar vida nas nossas cidades enquanto também aumentamos a população”, afirmou Donato Toma, presidente da região de Molise, ao jornal The Guardian.

Foto: Governo de Molise

Além disso, para disputar uma vaga, é necessário que o interessado tenha passaporte europeu ou visto de residência comunitário. A ação, que será realizada apenas nas cidades com menos de 2 mil habitantes, abrirá um edital com todas as informações no dia 16 de setembro com prazo de 60 dias para as inscrições.

Leia também:

» Se apaixone por Spello, uma das cidades mais floridas da Itália
» Conheça as principais regiões da Itália e suas atrações turísticas
» Dois vilarejos na Itália estão vendendo casas antigas a 1 euro
» Dicas sobre aluguel de carro na Itália preços e burocracia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Descubra a ilha paradisíaca de Rio e Tóquio em La Casa de Papel

Artigo anterior

Busch Gardens terá a montanha-russa mais rápida e íngreme do mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.