Maceió é um dos principais destinos praianos para quem busca um bom destino de Sol e mar. O calor forte toda a parte do ano proporciona dias ensolarados iguais aos folhetos de viagem. Os coqueirais tomam contam da paisagem, sendo encontrados em quase toda costa alagoana. A capital do estado também oferece ótima estrutura hoteleira e opções de entretenimento. A vida noturna de Maceió é agitada, e a bela orla principal oferece grande variedade de quiosques, bares com música ao vivo e restaurantes diversos. As iguarias são feitas com frutos do mar variados, sempre com muita referência da comida do sertão nordestino e caiçara.

Para ajudar os viajantes que buscam no litoral alguns bons dias de sossego, separamos um guia de praias para conhecer em Maceió. Agora você já pode se organizar melhor e embarcar nessa viagem!

Praias para conhecer em Maceió

Praia Pontal da Barra

A praia de Pontal da Barra está mais ao sul do litoral em direção ao município de Marechal Deodoro, uma praia selvagem de mar aberto e agitado, com muita correnteza e ondas fortes, por isso não é indicada para o banho. Propícia para a prática de surf e pesca de arremesso. Situada em uma península, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú, as águas do mar e da lagoa chegam num ponto que se misturam em mais um lindo espetáculo da natureza.

pontal_da_barra_maceio

Foto: Divulgação

Praia da Avenida

Mais conhecida como Avenida da Paz, a Praia da Avenida esta localizada, praticamente, no centro de Maceió. Com águas tranquilas, porém poluídas, devido à proximidade com o Rio Salgadinho. Mas ainda assim, é considerada por muitos a praia mais bonita de Maceió, onde muita gente se reúne para jogar futebol.

Praia-da-Avenida-5

Foto: Divulgação

Praia de Pajuçara

Muito movimentada por famílias com crianças a praia de Pajuçara é uma das mais famosas de Maceió. A maioria dos hotéis da cidade estão nessa parte do litoral. De lá também saem passeios todos os dias durante as marés baixas para as piscinas naturais, distante a dois quilômetros da costa, o trajeto é feito por barcos rústicos típicos da região.

10413241254_9604488dda_z

Foto: Divulgação

Praia de Ponta Verde

A praia de Ponta Verde é considerado por muitos a melhor praia para banhos. Em sua orla, algumas opções de quiosques e restaurantes, uma ciclovia e um calçadão bem organizado faz com que a região esteja sempre lotada de caminhantes conferindo as belezas da praia.

ponta verde

Foto: Divulgação

Praia de Jatiúca

Em Jatiúca estão as melhores opções gastronômicas das praias urbanas de Maceió. Em Jatiúca  estão as melhores ondas de Maceió, o local reúne surfistas e é sede de campeonatos de surf, kitesurf e windsurf durante o ano.

jatiuca

Foto: Divulgação

Praia Cruz das Almas

Praia de mar bravo, com ondas fortes, a Praia de Cruz das Almas é um ótimo local para a prática do surf, e por isso uma das preferidas pelos surfistas, que devem ficar atentos aos perigosos recifes submersos. Devido a estas características a praia de cruz das almas é menos utilizada pelas família.

A praia tem este nome por ter sido um cemitério, e hoje em dia tem o nome de Praia Lagoa da Anta. Nela estão localizados dois hotéis importantes para a economia de Cruz das Almas. São eles o Matsubara Hotel, o primeiro hotel de cinco estrelas construído em Maceió, e o superbadalado e charmoso Ritz Lagoa da Anta, um resort urbano cinco estrelas.

cruz das almas

Foto: Divulgação

Praia de Guaxuma

A Praia de Guaxuma é repleta de quiosques e casas de veraneio, fica a apenas 12 km do centro de Maceió e é protegida por recifes de corais, que durante a maré baixa, ajudam a formar belas piscinas naturais repletas de peixes coloridos, com águas cristalinas e quentinhas, ótimas para banho. As areias são douradas e há coqueirais por toda parte que também circundam charmosos quiosques onde se pode sentar à sombra para tomar uma deliciosa agua de côco.

11039895915_3c051a28fb_z

Foto: Divulgação

Praia de Garça Torta

A praia de Garça Torta dá ao nome ao vilarejo de pescadores que tem no local. Durante a maré baixa formam-se diversas piscinas naturais onde os peixes ficam aos montes.

13108267865_81de7f2e79_z

Foto: Divulgação

Praia da Sereia

Praia belíssima, de águas mornas e cristalinas, possui ondas fracas. Conta com uma pequena faixa de areia avermelhada e grossa. A praia conta com uma escultura de sereia em pleno mar, fincada entre os arrecifes de coral, que simboliza Iemanjá e costuma atrair turistas curiosos. Há ainda, um mirante a beira da rodovia AL – 101, de onde se tem uma linda vista panorâmica da Praia da Sereia. Vale dar uma parada e fotografar.

8703267824_72a7c396a1_z

Foto: Divulgação

Praia de Ipioca

Ipioca é uma palavra indígena e significa chão batido. É o último povoado da capital alagoana, onde nasceu Floriano Peixoto, segundo Presidente da República e tem como maior símbolo a capela de Nossa Senhora do Ó, que festejou 300 anos em 2013. Ainda lembra uma típica vila de pescadores: barcos, sítios, coqueirais, praia tranquila e águas mornas, e a cor do mar parece um céu.

11394615784_ba17557ce0_z

Foto: Divulgação

Leia também:

» Turismo em Maceió: o que ver e fazer
» Diário de bordo – Roteiro de 3, 5 ou 7 dias em Alagoas
» Como chegar em Barra de São Miguel via Maceió
» O que fazer em Barra de São Miguel – Alagoas
» Férias em Maragogi – Guia completo do que fazer na cidade

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

5 cidades turísticas para visitar em Alagoas

Artigo anterior

Dicas de turismo em Natal

Artigo seguinte

Você pode gostar