Guia de praias para conhecer em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo possuí algumas das mais belas praias da Região dos Lagos e do estado do Rio de Janeiro. Distante a apenas 140 km da capital carioca, o pequeno município com 30 mil habitantes possuí um litoral com águas tão claras que foi carinhosamente apelidado de “Caribe Brasileiro”, e não é por menos, suas águas cristalinas impressionam durante boa parte do ano. A cidade também é conhecida como a capital do mergulho, devido sua intensa vida marinha, o que atraí mergulhadores do mundo inteiro.

As praias de Arraial do Cabo realmente prendem a atenção de qualquer turista, são 9 ao redor da cidade, completando 35 km de belos cenários com características e paisagens diferentes, são elas: Praia Grande, Praia dos Anjos, Praia do Forno, Praia Brava, Prainha, Praia do Farol, As Prainhas e a Praia do Pontal.

As praias de Arraial do Cabo fora de temporada estão sempre tranquilas, ideal se você está fugindo de lugares mais movimentados e agitados. Diferente da época de alta (Julho/ Dezembro/ Janeiro e Fevereiro), período que a cidade recebe quase 10 vezes o número de pessoas que habitam o município.

Leia também:
Lugares para conhecer em Arraial do Cabo
8 atrações para conhecer em Arraial do Cabo
Passeio de barco em Arraial do Cabo
Roteiro fim de semana em Arraial do Cabo
Arraial do Cabo, a capital brasileira do mergulho

Praia do Farol


Foto: Plínio Bordin

Considerada a praia mais bonita de Arraial do Cabo, a Praia do Farol está localizada na Ilha do Farol e só pode ser acessada de barco. Para chegar a praia é preciso de uma autorização do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreiram, muitos barcos de passeios possuem esse documento e realizam esse trajeto todos os dias levando dezenas de turistas através do porto da cidade.

A praia fica em frente as famosas Prainhas do Pontal do Atalaia, conhecido pela maravilhosa vista. Para quem gosta de caminhar, se prepare para perder o fôlego com alguns dos cenários cariocas mais surpreendentes.

De longe é possível ver uma figueira centenária no topo das dunas que contornam a praia do Farol, um pouco mais abaixo encontrasse uma área protegida com um cemitério centenário de uma tribo indígena que habitava o local. A praia possuí pouco mais de 700 metros com águas em vários tons de azul, já que a grande “piscina natural” que forma entre a Ilha do Farol, com o Pontal do Atalaia, possuí diversos bancos de areias brancos que deixam a paisagem ainda mais atraente.

Praia Grande


Foto: Carolina Maciel

A Praia Grande é a maior da cidade e possuí 43 km de extensão que segue até o município de Saquarema.

O extenso litoral é cobiçado pelos surfistas que aproveitam os ventos fortes da região que formam ótimas ondas. A praia também é ponto de encontro de turistas e moradores durante todos os finais de tarde, onde se tem a melhor visão do pôr-do-sol, com sorte é possível ver algumas baleias passando no horizonte. Arraial do Cabo é caminho, e frequentemente turistas e moradores avistam as baleias que passam pela região, enquanto viajam sentido Abrolhos, na Bahia.

Praia Brava


Foto: Igor Pimentel

Bem ao lado da Praia Grande, no lado de fora do Morro do Pontal do Atalaia, encontra-se a Praia Brava, com apenas 200 metros de extensão. A praia é completamente selvagem e só aparece durante a maré baixa. Aproveite o caminho pelo Pontal do Atalaia para tirar algumas fotos a cor do mar fica impressionante visto lá e cima. 

Praia do Forno


Foto: Rodrigo Herhtel

O acesso da Praia do Forno é por uma pequena trilha próximo ao cais da cidade. O trajeto já cativa os visitante com o seus mirantes naturais encontrados durante a caminhada. A praia possuí poucos bares e um famoso restaurante flutuante a alguns metros mar a dentro, que só pode ser acessado por barcos. Durante o dia é possível ver algumas embarcações turísticas bem animadas que ancoram em frente ao local para que os turistas aproveitem a imensa piscina natural formada pelas as águas calmas e claras. Um ótimo destino para quem está viajando com crianças ou para quem quer conhecer um outro roteiro carioca.

Prainhas do Pontal do Atalaia


Foto: Alexandre Liberato

As prainhas na verdade é apenas uma praia localizada no Pontal do Atalaia que é dividida por uma pedra tornando-se uma só enseada quando a maré está cheia. As Prainhas tem 300 metros de areias branquíssimas e não possuí nenhuma estrutura como restaurantes e bares, apenas alguns vendedores ambulantes. O acesso pode ser feito de carro até o início da escadaria que leva o turista a praia, a pé ou em barcos de excursões que saem diariamente do porto da cidade. O cenário fica ainda mais bonito com a imensa Ilha do Farol tampando o horizonte com a belíssima Praia do Farol.

Praia dos Anjos


Foto: Alexandre Liberato

A praia dos Anjos é a mais próxima do centro da cidade, apesar de também possuir a cor caribenha, a praia é pouco menos movimentada por banhistas por conter o porto a sua esquerda. Durante todo o dia é possível ver pessoas se exercitando pela praia, em atividades que vão a caminhadas no calçadão ao famosos futebol de areia.

Prainha


Foto: Arraial VIP Turismo

A Prainha possui uma grande variedade de quiosques, que disponibilizam para os frequentadores cadeiras, mesas e barracas de sol com atendimento direto na praia.  É uma da praias mais movimentas e procuradas por sua facilidade de acesso e por estar bem na entrada da cidade. Suas areias são finas e brancas e água cristalina não tão fria.

Praia do Pontal


Praia do Pontal

Foto: Divulgação / Mtur

A praia do Pontal fica à 4 km do centro da cidade, entre a Praia do Foguete (Cabo Frio) e o Morro do Mirante. É o lugar perfeito para quem aprecia mais tranqüilidade e até privacidade, fora da temporada. É uma praia própria à pesca de arrastão, nela existem alguns barracões de pesca artesanal bem típicos da Região e poucas canoas que ajudam a dar o clima de paraíso perdido.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.