Em qualquer estação a Serra Gaúcha adquire uma paisagem especial capaz de encantar qualquer viajante

A Serra Gaúcha é um dos principais destinos de inverno do Brasil e encanta milhares de turistas que chegam nessa região apaixonante do Rio Grande do Sul. Como se não bastasse as paisagens formadas pelas serras, cânions, cachoeiras e áreas verdes, as construções com estilo europeu deixadas de herança por imigrantes italianos e alemães, agregam ainda mais charme às cidades da região.

Essa mistura cultural está presente também na culinária e na rica bagagem histórica da Serra Gaúcha. Em Gramado, Canela e Bento Gonçalves é possível saborear pratos típicos dos gaúchos, conhecer museus e espaços dedicados à preservação da memória dos primeiros imigrantes que chegaram no local, admirar paisagens exuberantes e aproveitar a ótima estrutura hoteleira dos destinos são alguns dos pontos mais aclamados dos turistas que visitam o destino.

A Serra Gaúcha, além de proporcionar uma incrível experiência gastronômica e cultural, também oferece aos visitantes uma extensa variedade de esportes radicais e roteiros de ecoturismo. Engana-se também quem pensa que a região se resume apenas a famosa Gramado, um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo.

Em Nova Petrópolis, por exemplo, cidade de colonização alemã, encontram-se as melhores casas de café colonial. Em direção a Bento Gonçalves, é possível realizar degustações de vinho e fazer um delicioso passeio de Maria Fumaça. Você ainda pode se aventurar nas surpreendentes paisagens de Cambará do Sul.

Devido à proximidade entre as cidades e as estradas com paisagens floridas, passando por pequenos vilarejos charmosos, a Serra Gaúcha não deve ficar de fora da sua lista de próximos destinos para conhecer no Brasil.

Cidades da Serra Gaúcha

Foto: HU

Nova Petrópolis

Um destino pouco explorado, a cidade de Nova Petrópolis é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha. O lugar, fundado por imigrantes alemães em 1858, faz parte da rota romântica e oferece aos visitantes a oportunidade de fazer uma viagem histórica por suas ruas e pelos deliciosos cafés coloniais.

Bento Gonçalves

Conhecida como a cidade das uvas, Bento Gonçalves mostra muito bem aos viajantes o estilo de vida do povo gaúcho. Colonizada por italianos, a marca deixada pelos antepassados continua presente nas deliciosas cantinas e no imenso acervo arquitetônico do século passado ainda preservado. Outra atração imperdível é o passeio de Maria Fumaça, que passa pelos municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi.

Gramado

Gramado é a cidade mais conhecida da Serra Gaúcha, um refúgio para quem busca muito conforto, sofisticação e atrações variadas. Caminhar pela Rua Coberta para comprar uma lembrança, provar a grande variedade da gastronomia local e se aventurar no Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas, com certeza será uma experiência única.

Canela

Depois de Gramado, Canela é o destino mais procurado por turistas. E não é para menos: a cidade da grandiosa Catedral de Pedra, eleita como uma das 7 maravilhas do Brasil, ainda oferece diversas belezas naturais como o Parque do Caracol, com a cascata que leva o mesmo nome. A vista é incrível!

Cambará do Sul

As paisagens surpreendentes de Cambará do Sul, cidade localizada na fronteira entre os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é o destino perfeito para os adeptos à prática de esportes radicais. Apreciar um cenário surpreendente no Parque Nacional Aparados da Serra, com um dos maiores cânions do Brasil, é sem dúvida um dos melhores passeios para fazer na região.

Garibaldi

A cidade é um misto de cultura e arquitetura, tudo isso por conta da colonização de diversos povos, como os italianos, alemães e franceses. Garibaldi é rota dos turistas apaixonados por espumantes, que percorrem as diversas vinícolas para degustar a bebida.

Outra atração é caminhar pelas ruas charmosas do lugar, que são cercadas de casarões do século XX, calmaria e paz fazem parte da viagem.

O que fazer na Serra Gaúcha

Foto: Renato Soares / MTUR

Parque do Caracol – Canela

A Cascata Caracol é um dos principais cartões postais do município de Canela. Com mais de 120 metros de queda d’água, os turistas podem ter uma visão privilegiada dessa beleza da natureza. Para isso, é preciso enfrentar os 934 degraus que levam até o alto de um mirante. Outra opção para chegar ao topo, é realizar uma trilha e subir ao Observador, uma torre de 30 metros com um elevador panorâmico que permite uma vista 360° de todo o parque. Todo o esforço é recompensado ao observar toda aquela água e vida natural ao redor.

Catedral de Pedra – Canela

Localizada no centro de Canela a Catedral de Pedra, uma igreja em estilo gótico, que tem 65 metros de altura. Durante as festividades de final de ano, a Catedral de Pedra é palco da festa “Sonhos de Natal”, momento em que luzes são projetadas nas paredes da igreja, formando um espetáculo de luzes em frente ao jardim da atração.

Snowland – Gramado

Prepare as roupas de frio para curtir e brincar na neve, sem sair do Brasil. É possível se divertir em temperatura abaixo de zero, no primeiro parque de neve artificial indoor da América Latina, o Snowland. Com atividades para todas as faixas etárias, as atrações mais procuradas pelos turistas são a prática de esqui, snowboard e patinação no gelo.

Mini mundo  – Gramado

Voltar a ser criança, essa é a proposta do Mini mundo, um parque que contam com réplicas de construções famosas, construídas 24 vezes menores que as originais, como por exemplo a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre e o Neuschwanstein Castle, na Alemanha.

Lago Negro – Gramado

O Lago Negro é o local perfeito para relaxar em um fim de tarde, caminhando a sua volta para apreciar os encantadores arbustos de hortênsias que ganham ainda mais vida durante a primavera ou até mesmo andar de pedalinho.

Epopéia Italiana – Bento Gonçalves

Quer fazer uma viagem no tempo e entender a história da imigração italiana na região? O Epopéia Italiana é um parque temático que leva os visitantes a um passeio detalhado sobre a trajetória do povo italiano até sua chegada na cidade. Uma verdadeira aula de história.  

Viagem de Maria Fumaça – Bento Gonçalves

Um passeio imperdível em Bento Gonçalves é andar de “Maria Fumaça”. O trem percorre 23 km entre os municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa. O passeio tem início na antiga estação ferroviária, inaugurada em 1919 e oferece aos passageiros uma experiência típica, com músicas italianas, além da degustação de vinho produzidos na região.

Vinícolas – Bento Gonçalves

As vinícolas são o grande destaque do destino. São diversas produtoras que abrem suas portas para os turistas conhecerem as plantações, o processo de produção do vinho e degustar a bebida. Entre as mais procuradas estão as vinícolas Miolo e a Casa Valduga.

Caminho das Pedras – Bento Gonçalves

Percorrer 12 km cercado de uma paisagem belíssima é a proposta do passeio pelo Caminho das Pedras, uma atração imperdível em Bento Gonçalves. Pelo percurso ainda é possível se encantar com a arquitetura, formada por casas históricas de pedra e madeira, onde hoje funcionam deliciosos restaurantes e vinícolas.

Parque Nacional de Aparados da Serra

O Parque Nacional de Aparados da Serra, está localizado entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Formado por grandes cânions criados à milhares de anos através de processos erosivos e do constante fluxo de águas de córregos, rios e riachos presentes na região, o parque funciona como unidade de preservação ambiental e abriga o famoso Cânion do Itaimbezinho.

Quando visitar a Serra Gaúcha

Foto: HU

O inverno e as festas de fim de ano são os dois períodos que mais atraem turistas ao local. Por conta disso, os preços de passagens e de hospedagem tendem a estar mais caros que em outras épocas do ano.

Viajar para as cidades da Serra Gaúcha em outras datas é uma oportunidade para economizar e desfrutar dos principais pontos turísticos sem a presença de muitos visitantes. E atrações não faltam para curtir a região em todas as estações, sempre há alguma atividade para fazer e se divertir nas cidades serranas.

Onde se hospedar na Serra Gaúcha?

Foto: Divulgação MTur

Gramado | Hotel Alpestre, Bavaria Sport Hotel, Hotel Le Château, Hotel Sky, Hotel Recanto da SerraHotel Laghetto Pedras AltasWish SerranoHotel Saint Andrews

Canela |Pier 704, Hotel Pousada Blumenberg, Hotel Tissiani Canela, Suzana Parque Hotel, Hotel Laghetto Vivace, Hotel Serra Nevada

Bento Gonçalves | Hotel Villa Michelon, OTEO Bento Gonçalves, Hotel Vinocap, Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection, Farina Park Hotel

Cambará do Sul | Cambará Eco Hotel, Parador Casa da Montanha, Refúgio da Floresta

Garibaldi | Hotel Casacurta, Hotel Pieta

Leia também:

» Parque de neve em Gramado: Snowland
» Rota dos vinhos em Bento Gonçalves
» Hotéis e Pousadas na Serra Gaúcha
» Templo budista de Chagdud Gonpa Khadro Ling

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Viagens de cruzeiros para fazer no Carnaval 2019

Artigo anterior

Melhor época para conhecer Salvador

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.