Os Guarás, aves de penas avermelhadas que se assemelham aos Flamingos, não eram observados em Florianópolis desde 1763

Uma surpresa levou mais cor e alegria ao céu de Florianópolis na última semana. Milhares de Guarás, aves que se assemelham aos flamingos por sua coloração avermelhada, foram avistados na capital catarinense. O que chamou a atenção dos pesquisadores é que a espécie não era vista no local há pelo menos 250 anos.

Um bando de mais de mil Guarás foi visto na semana passada no Manguezal do Itacorubi. Além disso, as aves também foram encontradas no pontal da Daniela, local que fica próximo a Estação Ecológica de Carijós.

aves

Foto: Fabrício Basílio Almeida/Divulgação

A última aparição a que se tem registro desses animais na cidade foi em 1763. No entanto, em outros lugares pelo Estado de Santa Catarina, a espécie já foi avistada alguma vezes nos últimos anos.

Guarás em Florianópolis: conservação de mangues

Segundo pesquisadores da UFSC, a surpreendente aparição dos animais em solo manezinho é decorrente de um intenso trabalho de conservação dos mangues. Essas áreas, administradas pelo ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e pela Prefeitura da Capital, tiveram sua fauna e a flora típica preservadas.

Assim, além de indicar que a revitalização desses locais está sendo bem sucedida, a presença dos animais também pode aquecer o turismo da região. Isso porque a observação de aves é cada vez mais procurada pelas pessoas.

Segundo a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis, os Guarás vivem em grupos e se alimentam de pequenos crustáceos nos manguezais, o que lhes garante a coloração avermelhada.

florianópolis

Foto: Fabrício Basílio Almeida/Divulgação

O melhor horário para observar as aves é logo no começo da manhã ou ao fim da tarde, quando realizam revoadas para se proteger em meio a vegetação. No entanto, os biólogos e pesquisadores fazem um alerta aos curiosos: é preciso respeitar o espaço das aves para que estas não se sintam acuadas e deixem a cidade mais uma vez.

Leia também:

» Turismo no Brasil: 100 passeios para fazer no país
» Dicas de turismo na cidade de São Paulo
» Passeio de elefante será proibido no Camboja em 2020
» Lugares para conhecer em Cananéia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Casais que viajam juntos são mais felizes, aponta pesquisa

Artigo anterior

Casarão na Avenida Paulista será transformado em museu em 2022

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.