Conheça 6 cidades da Toscana para visitar em um bate e volta partindo de Florença

A Toscana é um dos lugares mais românticos de mundo, além de uma das regiões mais visitadas da Itália. Repleta de cidades medievais, construções históricas, igrejas, casinhas de pedra, ruelas, campos verdes, vinhedos e boa gastronomia, não há como não se apaixonar por esse pedacinho mágico do país. Confira 6 passeios bate-volta saindo de Florença:

Florença, capital da Toscana, é a principal cidade da região e conta com diversos pontos turísticos de inestimável valor histórico. Para os apaixonados por arte, é o lugar ideal, já que foi ali foi o berço do Renascimento. Além de todos os encantos da cidade, ela é a cidade ideal para servir como base em passeios bate e volta para outros destinos desta bela região italiana.

Nossa dica para conferir essas cidades próximas de Florença é contratar um serviço de transfer, como os oferecidos pela Elmocar. A empresa recebe brasileiros na Itália há mais de 20 anos e oferece os melhores tours pela região com guias que falam português. Para contratar esses serviços, basta entrar em contato e planejar um roteiro personalizado pelas melhores cidades da Toscana de acordo com as suas preferências.

San Gimignano


Foto: Einheit / Flickr

Marcar uma viagem para Florença e não visitar San Gimignano é quase como ir a Roma e não ver o Papa. Isso porque a charmosa cidadezinha medieval, que fica a apenas 60km de Florença, pode ser visitada em apenas algumas horas, tempo suficiente para proporcionar uma verdadeira viagem no tempo.

Declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e construída em uma colina com mais de 300 metros de altura, San Gimignano possui um conjunto arquitetônico histórico muito preservado impressionante. São diversas ruelas e casinhas de pedra, lojinhas, cafés charmosos e o seu Duomo, uma igreja românica do século 12. Esse é sem dúvidas o melhor passeio para fazer na Toscana saindo de Florença.

A cidade também é famosa por suas torres que, no passado, somavam mais de 70 e simbolizavam o poder entre as famílias nobres da região. Atualmente, restam apenas 14, mas subir em uma delas e apreciar uma visão panorâmica da bela Toscana, ainda mais ao pôr do sol, é imperdível.

Siena


Foto: Casal Partiu / Flickr

Outro bate e volta imperdível partindo de Florença é a romântica Siena. A cidade histórica é patrimônio mundial da UNESCO e convida os visitantes a caminharem por suas ruelas repletas de casinhas de pedras que mais parecem labirintos. E isso não é nenhum sacrifício, já que são deliciosas de se percorrer.

A Piazza del Campo é uma praça verdadeiramente única com seu pavimento de tijolos e formato de concha, fazendo com que você se sinta envolvido por todos os edifícios em seu entorno. Entre as atrações imperdíveis, não deixe de visitar o Palazzo Comunale e a Torre del Mangia. Uma grande atração da cidade que também acontece na praça é o Palio di Siena, uma tradicional corrida de cavalo. As competições acontecem apenas em julho e agosto e atraem multidões de turistas à cidade.

Pisa


Foto:
José Luiz / Wikimedia Commons

Outro passeio imperdível saindo de Florença, não deixe de visitar Pisa e garantir aquela clássica foto “segurando” a torre. Mas a cidade vai muito além disso e oferece uma fantástica variedade de belos edifícios históricos e igrejas, além de museus e paisagens incríveis ao longo do rio Arno.

A cidade natal de Galileu Galilei fica distante apenas 85 km de Florença e conta com atrações incríveis, como a Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres) onde se encontram os monumentos religiosos mais importantes da cidade, como o Duomo, o Battistero e o Camposanto (cemitério).

Nem precisamos falar que o principal atrativo é a Torre de Pisa, construção levemente inclinada que na verdade é um campanário da catedral da cidade. É possível subir os 296 degraus que levam ao topo da antiga torre para ter uma vista panorâmica impressionante da cidade.

Lucca


Foto: Mikalu86 / Pixabay

A graciosa Lucca fica a pouco mais de 85km de Florença e também é um passeio imperdível para explorar na região da Toscana. Apesar de ser uma cidade grande se comparada aos pequenos vilarejos medievais que a cercam, ainda possui quatro quilômetros de belas muralhas preservadas, que você pode percorrer a pé ou de bicicleta.

Conhecida como “cidade das 100 igrejas”, Lucca é famosa pelos templos religiosos, como o imponente Duemo di Dan Martino, dedicado a São Martinho. Há diversas construções medievais e grandes projetos arquitetônicos por suas ruas geometricamente desenhadas, como um anfiteatro romano construído no século II d.c.

Por entre ruelas charmosas repletas de restaurantes com boa gastronomia e lojinhas, também estão diversas atrações, como a casa em que nasceu o grande compositor Giacomo Puccini, criador de obras líricas como La Bohéme e Madame Butterfly, aberta à visitação.

Arezzo


Foto: Baldo Simone / Wikimedia Commons

A menos de 80 quilômetros de Florença está Arezzo, conhecida como a cidade natal do gênio renascentista Michelangelo. Quem já assistiu ao filme “A Vida é Bela” vai reconhecer algumas partes do centro histórico, já que algumas cenas foram gravadas por lá.

É na Piazza Grande onde estão os monumentos e as edificações mais bonitas da cidade. Nela também acontece diversas festas e celebrações tradicionais, como a Gistra del Saracin, uma celebração medieval onde cavaleiros enfrentam um boneco de Saracino, inimigo de Arezzo. A apresentação ocorre duas vezes ao ano, em setembro e junho.  Na praça principal também erstá a Fiera Antiguaria, uma feirinha de antiguidades que pode ser conferida sempre durantes os primeiros domingos de cada mês. A cidade também conta com muitas lojinhas de antiguidades espalhadas por lá.

Cidades de Cinque Terre


Foto: Oliver Kratzke / Flickr

E, se você pensou que não tinha como deixar ainda melhor esse roteiro de 5 cidades para fazer um bate e volta partindo de Florença, saiba que existe um local que pode ser incluído como um bônus na viagem. E não é qualquer lugar: estamos falando de Cinque Terre, um conjunto de cinco vilarejos italianos que mais parecem um cenário de cinema.  

As charmosas cidadezinhas de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso são repletas de edificações coloridas e ficam em cima de estonteantes colinas, envoltas por nada menos que um mar de águas claras da costa da Ligúria. É possível fazer trilhas que levam a mirantes e se deslumbrar com uma das mais belas vistas da Itália. As Cinque Terre ficam a pouco mais de carro de Florença, mas também é possível acessá-las por trem. Em alguns pontos, não há acesso para carros, sendo necessário realizar uma caminhada.

+Info

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

» Vinícolas para conhecer na Toscana
» Roteiro de 3 dias na Toscana usando Florença como base
» Dicas para planejar sua primeira viagem à Itália
» Cidades para conhecer na Toscana saindo de Florença

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Roteiro de 3 dias na Toscana usando Florença como base

Artigo anterior

Transfer em Paris com motorista brasileiro

Artigo seguinte

Você pode gostar