Férias no Brasil: melhores lugares para viajar

O país tem vários destinos interessantes para agradar todos os tipos de viajantes

Não é preciso sair do país para ter experiências de viagens maravilhosas. O Brasil é um país imenso e extremamente diverso. Aqui é encontramos parques temáticos, boas opções para viajar com família ou a dois, destinos naturais, cruzeiros, entre inúmeras outras opções.

Se você não consegue se decidir sobre qual região do país visitar, continue lendo este texto para encontrar os melhores lugares. Vamos falar sobre as principais características e atrações que são encontradas em cada região do Brasil.

Leia também:
100 destinos para conhecer no Brasil
50 destinos com águas absolutamente claras para você conhecer no Brasil
Mochilão no Brasil: roteiro de 30 dias conhecendo as melhores praias do nordeste
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil

Norte


Foto: David Rego Jr

A região norte é a maior do país em território e também tem uma grande quantidade de atrações turísticas. Composta por sete estados, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a área tem uma imensa variedade de cultura, costumes, crenças e comidas. Além de maravilhosos centros históricos, a região chama a atenção pela riqueza e biodiversidade da Floresta Amazônica.

As cachoeiras do Parque Jalapão, em Tocantins, o Teatro Amazonas e o encontro das águas do rio Negro com o Solimões, em Manaus e o Parque Nacional do Pico da Neblina são alguns dos muitos pontos turísticos da região.

Nordeste


Foto: Marinelson Almeida / Wikimedia Commons

Não é por acaso que o Nordeste é um dos destinos mais queridos de brasileiros e gringos. Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, tem vários encantos, sabores e ritmos.

Os exuberantes Lençóis Maranhenses, no Maranhão, o lindo Parque Genipabu, o Rio Grande do Norte, as incríveis praias do Morro de São Paulo, na Bahia, são apenas algumas das principais atrações da região.

Centro-Oeste


Foto: Antonio José Maia Guimarães / Wikimedia Commons

A região Centro-Oeste do Brasil é composta pelos seguintes estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Além de belos monumentos arquitetônicos, a área chama a atenção por ter incríveis belezas naturais.

Além de Brasília, os seguintes pontos turísticos se destacam na região: Igreja do Rosário e São Benedito e o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, no Mato Grosso,  a cidade de Bonito e a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso do Sul, o Museu Casa de Cora Coralina e a cidade de Caldas Novas, que ficam em Goiás.

Sudeste


Foto: Divulgação MTur

A região sudeste é responsável por grande parte dos ganhos econômicos do país, mas também é excelente para fazer turismo. Ela é composta pelos seguintes estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Minas Gerais se destaca pela gastronomia, a riqueza dos acervos das cidades históricas, principalmente Ouro Preto e Tiradentes.  O grande destaque do Rio de Janeiro são as belas praias do estado, como Copacabana e Ipanema, as cidades de Paraty e Búzios também são muito procuradas. São Paulo tem uma grande variedade de galerias de arte, museus, casas noturnas, o Jardim Botânico e o Parque Ibirapuera também são atrações imperdíveis. Além das praias, o Parque Gruta da Onça e a Pedra do Penedo são importantes pontos turísticos do Espírito Santo.

Sul


Foto: Divulgação MTur

A região que tem as temperaturas mais baixas do país abriga os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. Apesar de pequena, a área abriga inúmeras possibilidades e atrações turísticas.

Os turistas podem, por exemplo, aproveitar as praias de Florianópolis, apreciar as Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu, admirar as belezas na Ilha do Mel e as construções da charmosa cidade de Gramado.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.