Explore o impacto global dos drones no turismo

A facilidade de acesso a filmagens de qualidade que podem ser captadas por um drone está a mudar o marketing de turismo. Descubra como os drones estão a revolucionando este setor.

Drones e Turismo

É frequente ver o uso de drones nos filmes como uma ferramenta para espiar pessoas mas, na verdade, os drones também são usados nos filmes de uma forma muito mais funcional. As equipas de cinemas e realizadores perceberam rapidamente que o uso de um drone barato com uma boa câmara é muito mais rentável do que contratar um helicóptero. E o setor do turismo também se está a aperceber rapidamente desta forma fácil e rápida de filmar.

Os drones oferecem ao setor do turismo uma nova forma de ver locais por todo o mundo porque conseguem oferecer uma forma fácil de captar vistas e atrações incríveis sem a necessidade de comprar ou alugar tecnologia de ponta. As filmagens captadas pelo drone oferecem uma visão incrível de um destino, podem ser usadas para criar um vídeo que é apelativo para os turistas, e mostram um destino no seu melhor.

Um drone filma um destino de férias longínquo. Foto: StockSnap / Pixabay

Captar um Elemento Desconhecido

Os drones conseguem filmar vistas expansivas que as câmaras normais simplesmente não serão capazes de fazer. Desde voar ao longo de uma linha costeira a sobrevoar montanhas, um drone consegue voar mais alto e ver mais do que alguma vez conseguiria com a sua câmara de mão, mesmo à altura de um helicóptero.

As vistas captadas podem ser de um hotel, exibindo a totalidade do edifício, os serviços oferecidos e os arredores atraentes. Se as filmagens turísticas forem de um marco como a icónica Montanha da Mesa na Cidade do Cabo, o drone pode seguir o teleférico até ao topo, filmar os limites da montanha e contemplar a vista sobre a extensa cidade abaixo ou as montanhas circundantes. Usar um drone para captar o espanto e magnitude de atrações turísticas é quase demasiado fácil e geralmente as filmagens são simplesmente soberbas.

Fazer Material de Marketing

A fotografia aérea já não é o empreendimento publicitário exorbitante que era antes, por isso os publicitários de turismo estão a fazer as alterações necessárias ao seu conteúdo. Tal como um casino online atualiza regularmente as suas ofertas para permanecer atualizado, também o setor do turismo deve acompanhar as últimas tendências e desenvolvimentos. A mudança permite que o público-alvo seja alcançado de forma mais eficaz, com conteúdo que eles querem realmente ver e sobre o local que querem visitar.

Como ferramenta de marketing, os drones são o pináculo da publicidade neste momento. Os recursos de drones, câmaras e software atuais permitem que um anúncio muito mais elaborado seja criado por pessoas que não têm vastas habilidades cinematográficas. Um vídeo em câmara lenta da área que está a publicitar a turistas pode causar um enorme impacto, e se adicionar uma boa banda sonora tem o anúncio perfeito.

A mais recente análise de mercado mostra que o meio visual é a melhor forma de vender produtos na era digital em que vivemos. Com vídeos e conteúdo de viagens de bloggers e vloggers a atrair e envolver mais e mais pessoas online, esta é obviamente a melhor forma de levar pessoas ao seu local.

O Futuro dos Drones e do Turismo

A novidade de filmagens captadas por drones pode diminuir um pouco com o passar do tempo, mas em muitos casos as empresas estão a usar as filmagens para criar programas que permitem turismo em realidade virtual.

O objetivo do turismo em realidade virtual é facilitar viagens no sofá, para que os utilizadores sejam capazes de usar os novos recursos de jogos de realidade virtual para verem o mundo sem saírem de casa. Com filmagens de drone em RV deixaria de haver a necessidade de gastar dinheiro em passagens aéreas ou contas de hotel, e o público em geral conseguiria ver o mundo de uma forma barata e fácil.

As desvantagens do turismo virtual seriam a falta de aventura real, de conhecer pessoas em países diferentes, e da verdadeira sensação de estar num lugar novo. Por isso, não, o turismo virtual não vai acabar com o turismo real e os viajantes continuarão a ver o mundo, mas agora mais pessoas poderão vê-lo – de uma forma diferente.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.