Descubra o que é o ETIAS, a autorização eletrônica de viagem para todos os brasileiros que querem viajar até à Europa

Uma nova lei entrará em vigor no final de 2021 para brasileiros que fizerem viagens de negócios, turismo ou simplesmente uma conexão na Europa. O Parlamento e o Conselho Europeu acabaram de aprovar um tratado chamado Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagens (Etias, na sigla em inglês), que solicitará uma nova permissão para entrar nos países da União Européia (UE).

Além do Brasil, outros 14 países da América Latina também precisarão deste novo requisito, que o bloco europeu insiste em dizer que não é um visto europeu.

A entrada em vigor do Etias não altera o trânsito livre nos países europeus, mas será um novo requisito obrigatório para entrar no espaço Schengen.

Foto: Pexels

No caso da América Latina, os portadores de passaportes de 15 países deverão solicitar o Etias de forma obrigatória. São eles: Argentina, El Salvador, Panamá, Brasil, Guatemala, Paraguai, Chile, Honduras, Peru, Colômbia, México, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua e Venezuela.

Todos os cidadãos destes 15 países deverão preencher um formulário com seus dados pessoais informando escolaridade, emprego, países que desejam visitar na União Europeia e se têm parentes lá, além de um questionário de segurança.

Além disso, será cobrada uma taxa de 7 euros (cerca de R$ 31) para quem tem mais de 18 anos. O processo de solicitação e obtenção de uma resposta acontecerá em minutos, para que uma pessoa possa obter uma permissão de viagem rapidamente se sua solicitação for aceita. Se uma consulta adicional for necessária, o processo levará de 96 horas a duas semanas.

“Antes do embarque, as companhias aéreas e marítimas terão a obrigação de verificar se os cidadãos de países sujeitos a uma autorização possuem um Etias válido”, afirmou o Conselho Europeu em comunicado. O pedido pode ser negado ou não.

Com objetivo de melhorar a segurança nos países, a Comissão Europeia aprovou esse controle para viajantes devido aos problemas envolvendo terrorismo e a crise migratória.

Leia também:

» Primeira vez na Itália: 4 sugestões de roteiros para fazer no país
» Como ir de Paris a Bruxelas: trem, avião, carro ou transfer
» Voo Stopover: o que é e como funciona
» Documentos necessários para tirar o passaporte

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Conheça o surpreendente Shangri-La Hotel em Londres

Artigo anterior

9 restaurantes incríveis para visitar no Marrocos 

Artigo seguinte

Você pode gostar