Piscina natural do complexo Areia que Canta é uma das atrações imperdíveis para conhecer em Brotas, a três horas da capital

Águas cristalinas em tons azulados, envolta por uma natureza exuberante e formando uma piscina natural perfeita para banho. Este cenário poderia ser facilmente descrito como um dos famosos fervedouros do Jalapão, mas esta visão cênica fica no interior de São Paulo, no município de Brotas.

Conhecida como a capital da aventura do estado, a cidade é famosa por oferecer boas doses de adrenalina aos visitantes, mas Brotas revela espaços realmente surpreendentes que guardam uma natureza intocada, nos fazendo esquecer que estamos a apenas algumas horas da agitada capital paulista. A Nascente Areia que Canta é um desses lugares.

A Nascente Areia que Canta está localizada dentro de uma fazenda de mesmo nome que oferece hotel e diversas atividades na natureza. Quem se hospeda por lá tem livre acesso aos passeios, que estão inclusos na diária, mas o local também oferece uma taxa única para quem quiser aproveitar as atrações no sistema day use.

Foto: Guia Viajar Melhor

Nesse sistema, o visitante pode realizar dois circuitos: o Circuito Areia que Canta, com um passeio guiado de aproximadamente três horas que passa por diversos cenários naturais e inclui a flutuação no fervedouro, e o Circuito Fazenda, que oferece atividades de contemplação e aventura no campo. Quem desejar pode ainda realizar os dois circuitos no mesmo dia.

Como é o passeio até a Nascente Areia que Canta em Brotas?


A primeira parte do circuito até a Nascente Areia que Canta é bem tranquila e pode ser realizada a pé ou por um transporte próprio do complexo que conduz os visitantes ao início da trilha. O trajeto, acompanhado por monitores, é fácil e passa por cenários muito bonitos em meio a uma reserva natural até o acesso à nascente.

Foto: Guia Viajar Melhor

É realmente surpreendente a visão de um enorme lago de águas cristalinas envolto por uma mata nativa. Uma plataforma de madeira foi construída ao redor da nascente para que os visitantes possam se acomodar.

Para manter o paraíso intacto, é necessário flutuar com responsabilidade. Por isso, na hora do banho, que é monitorado, é preciso muito cuidado e coletes salva-vidas para não comprometer os olhos d’água, que chegam a jorrar mais de setenta mil litros de água por hora nos períodos de maior estiagem. Mas isso não é difícil, já que a água geladinha e o ambiente são perfeitos para serem contemplados com muita calma, como se fosse uma obra de arte.

Foto: Guia Viajar Melhor

E o nome “que canta” não foi dado à toa. A areia que se encontra no fundo do fervedouro misturada a finíssimos grãos de quartzo, quando friccionados, fazem lembrar o som de uma cuíca.

Foto: Divulgação

Trilhas e banho de rio


Para quem tiver disposição, a aventura está apenas começando. O circuito Areia que Canta também inclui trilhas e banho de rio. Após algum tempo de caminhada pela mata chega-se às corredeiras do Rio Tamanduá, que corta a fazenda, formando quedas e bacias para se refrescar.

Foto: Divulgação

Em certa altura, os visitantes podem saltar de uma pedra em uma cachoeira e se deixar levar pela correnteza, já que a profundidade ali é de 2,5 metros. Já em outro ponto, há uma espécie de hidromassagem natural, onde é possível receber a força da água e relaxar o corpo todo. Para quem não possui espírito aventureiro, também é há uma charmosa prainha de água doce, um lugar perfeito para curtir o sossego da natureza.

Tradições da fazenda e muito sossego


O outro circuito oferecido pela Areia Que Canta é para quem ama o charme e as tradições da fazenda, seja para aproveitar diversas atividades na natureza ou simplesmente relaxar.

Com trajetos autoguiados, o visitante pode fazer caminhadas tranquilas, descansar em um bosque com redários, contemplar um lago natural e aproveitar a fazendinha com diversos animais, além de aventurar em uma tirolesa.

Foto: Divulgação

O complexo conta também com um restaurante que serve a comida típica da fazenda, com um buffet completo com variedade de saladas, pratos quentes e muitos doces.

O day use com os dois circuitos e almoço na Areia Que Canta tem um custo a partir de R$ 125,00 por pessoa aos finais de semana. Crianças até cinco anos são cortesia e entre seis e onze anos têm 50% de desconto.

Foto: Guia Viajar Melhor

+ Info:

Areia que Canta
Rodovia Eng. Paulo Nilo Romano (SP 225), Km 124,5 – Brotas/ SP
(14) 3654-7300
atendimento@areiaquecanta.com.br
www.areiaquecanta.com.br

Leia também:

» 50 destinos com águas absolutamente claras para você conhecer no Brasil
» 5 lugares para aproveitar o day use em Brotas
» São Paulo com crianças: 12 lugares para ir e se divertir
» Olímpia tem praia com ondas em pleno interior de São Paulo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

É seguro viajar para a Jordânia?

Artigo anterior

10 motivos para visitar Brotas, no interior de São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar