Éfeso, a história fascinante da cidade turca do século X a.C.

Milhares de anos de história em uma das cidades mais antigas do mundo

Éfeso é uma cidade milenar, que virou capital de vários impérios, guardou diversas maravilhas do mundo antigo e serviu como um importante pólo de séculos passados. A cidade abriga as ruínas mais importantes da Turquia, um grandioso centro da antiguidade cuja bela história tem início milhares de anos antes de Cristo, sendo uma das cidades mais antigas do mundo.

Casa da Virgem Maria

Um exemplo dos atrativos que fascinam os visitantes é um pequeno casebre, a apenas 9km da cidade, que se acredita, foi a última residência de ninguém mais, ninguém menos que Virgem Maria, mãe de Cristo, levada lá por São João alguns anos depois da crucificação. Inúmeros fiéis e religiosos visitam o local todos os anos.

A casa simples de pedra é cercada de verde e tranquilidade. Apesar de não haver confirmações irrefutáveis, todos os indícios levam a crer que ela teria passado seus últimos anos lá. Afinal, no começo do cristianismo as igrejas apenas eram construídas onde havia mártires ou santos, e sempre no nome deles. E em Éfeso, ficava a única igreja atribuída a Maria que ainda hoje pode ser visitada. Os arqueólogos também já comprovaram a data da construção.

Leia mais:

Explorando a Turquia, descubra o que ver e fazer no país mais exótico da Europa
Capadócia: descubra o que fazer no coração da Turquia
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
5 praias para você curtir na Turquia

Disputas épicas

Mas Éfeso guarda mais do que inúmeras histórias religiosas fascinantes. A história da própria humanidade passou pela cidade, aqui falamos de um dos berços de antigas civilizações. Fazia parte do império persa antes de Alexandre, o Grande. Passou pelo domínio egípcio até cair nas mãos dos romanos, se tornando a “capital” da Ásia menor e uma das cidades mais importantes do império romano pelo seu porto muito bem localizado. Ideal para expandir os comércios da época.

No período Bizantino (395–1071) continuou a ser a cidade mais importante, ainda que em 614 fosse quase toda destruída por um terremoto. O famoso e importante porto foi assoreando e aos poucos as pessoas começaram a deixar a cidade. Então começaram as disputas entre árabes, turcos seljúcidas (uma tribo nômade) e bizantinos. Após o período turbulento, a região foi incorporada ao Império Otomano em 1425. Ufa!

E com essa história toda é de se esperar que a cidade seja praticamente um museu a céu aberto atraindo apaixonados pelo tema e religiosos que querem conhecer um lado surpreendente da Turquia. Hoje, o atual sítio arqueológico de Éfeso abriga ruínas de construções milenares, como o Grande Teatro, datando de 3 a.C., que abrigou lutas de gladiadores e peças teatrais.

Maravilhas do mundo antigo

E uma das sete maravilhas do mundo antigo está a apenas 3 km da cidade! Bom, uma de suas colunas na verdade. As ruínas do Templo de Artémis estão em Selçuk, das suas mais de 100 colunas colossais apenas uma sobrou em pé, mas a visita vale a pena para voltar para os anos de glória do povo greco-romano, pelo menos em imaginação.

Guia em português em Éfeso

A nossa indicação para os loucos por viagens históricas que procuram a Turquia como destino para as férias é a agência Guia na Turquia. Eles estão localizados em Istambul, mas oferecem passeios para vários destinos da Turquia. Todos falam português fluente e podem dar várias dicas legais para quem quer conhecer Éfeso, Capadócia, Istambul e tantos outros paraísos turcos. Ela oferece roteiros para esses destinos, com guias que falam português e toda a praticidade para o viajante.

Foto: Manuel Hernández B.

Foto: Massimo Agliardi

Foto: Ugo Michi

Foto: Ugo Michi

Foto: Claudio Panichi

+ Info
Guia na Turquia
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
Site: http://www.guianaturquia.com


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.