Saiba quais são as dúvidas frequentes sobre bagagens em aviões e organize melhor a sua próxima viagem

Na hora de viajar de avião algumas dúvidas começam a aparecer. Limite de pesos, tamanho de bagagem, materiais que podem ser transportados e muitas outras questões são as principais delas.

Outras dúvidas comuns que podem surgir, são relacionadas a problemas com cancelamentos e atrasos de voos, extravios de bagagem e overbooking. Para resolver essa situação e correr atrás de uma indenização, existem empresas que podem te ajudar, fazendo todo o processo digital, como o NãoVoei, por exemplo.

Agora para tirar todas as suas dúvidas na hora de embarcar, confira abaixo esse mini guia com as dúvidas mais frequentes sobre bagagens em aviões e se organize melhor.

Bagagem despachada

As bagagens despachadas são as malas maiores que viagem separadamente na área de bagageiro do avião. Você deverá entregar sua mala no momento que estiver fazendo o check-in e retirar na chegada do destino. Ao despachar a mala a empresa aérea entrega um comprovante que deve ser guardado para conferência no aeroporto ou caso sua mala não chegue no destino. Ao chegar no aeroporto os passageiros seguem em direção ao saguão de desembarque, onde encontram-se as esteires de seu voo e aguardar os seus pertences

Pesos e dimensões

Essas informações estará disponível no site da companhia que você adquiriu a passagem. Caso não encontre, é possível ligar para empresa e tirar suas dúvidas em serviços de SAC.

Em voos nacionais o peso depende da companhia e do tipo de tarifa que você comprou. Geralmente os trechos promocionais não incluem o serviço de despacho e deve ser comprado à parte no site ou balcão de check-in. A dica é comprar o serviço no momento da compra do trecho, já que o serviço sai um pouco mais caro, se comprado no momento da viagem.

Em voos internacionais a maioria das empresas permitem o despache de até dias malas sem custo adicional. Poucas empresas disponibilizam tarifas que não incluam nenhuma bagagem despachada. A TAP Portugal é uma delas. Para não ter uma surpresa no momento da viagem é sempre bom consultar a cia antes de ir para o aeroporto.

O que não é permitido

Materiais esportivos, instrumentos e outros artigos.
Em voos nacionais, podem ser despachados desde que não excedam o limite de 23 kg. Cada companhia possuí suas próprias regras. Consulte a sua antes de chegar no aeroporto.

Alimentos

No Brasil são permitidos, porém devem ser despachados em embalagens que evitem vazamento, abertura e mau cheiro.
Em voos para Europa é proibido transportar produtos de origem animal.
Em voos para os Estados Unidos é proibido levar alimentos frescos e facilmente perecíveis.

Animais de Estimação

É cobrado uma taxa para levar animais de estimação. Deve-se apresentar atestado de saúde do animal e a maioria das companhias aéreas não permite levá-los na cabine de passageiros.

Plantas

Em voos nacionais é possível transportar como bagagem de mão ou despachar. Em alguns casos é preciso ter os documentos para poder embarcar com a planta.

Já em voos internacionais as plantas devem ser despachadas e é necessário consultar o Ministério da Agricultura para verificar a legislação vigente e os documentos necessários.

Objetos de valor

Evite despachar jóias, dinheiro e eletrônicos. Se decidir despachar, peça um formulário para declarar bens.

O que é proibido?

Materiais explosivos, produtos tóxicos, sólidos ou líquidos inflamáveis e armas (fogo, caça ou brinquedo)

Pesos e dimensões para bagagens de mão:

Além das malas despachadas, cada passageiro tem direito a transportar uma mala de mão, bolsa ou mochila durante o voo. Uma dica é pedir para a companhia aérea medir e pesar sua bagagem de mão durante o check-in, para evitar futuros transtornos que podem ocorrer na hora de embarcar.

Voos Nacionais

Passageiros que estão voando em território nacional podem levar no máximo 10 kg de bagagem de mão. Suas dimensões devem ser 40 x 25 x 55 cm (comprimento + largura + altura). Ela deve caber embaixo dos assentos do avião ou compartimentos acima das poltronas. Muitos países permitem um maior limite de peso, podendo chegar até a 18 quilos na classe executiva, dependendo do destino.

E se minha bagagem de mão for muito grande?

A companhia aérea pode exigir que você despache a bagagem e você tera que encarar a fila do check-in, podendo perder seu voo.

E se eu tiver algo restrito?

Na verificação da sua bagagem de mão no raio-x, antes da área de embarque, o funcionário do aeroporto pedirá para você retirar o item da mala para poder viajar.

Líquidos em viagens internacionais

Você só pode levar uma quantidade limitada de líquidos, cremes e latas de aerossol na bagagem de mão. É proibido que o recipiente de cada um deles exceda 100 ml. Os itens devem ser colocados em uma sacola plástica transparente e selada. O volume total não pode ultrapassar 2 litros.

Free shop

Perfumes, bebidas e qualquer outro líquido adquirido no Free Shop deverá ser mantido em sacolas seladas e ter o recibo de compra à mostra.

Bagagem extraviada

A bagagem de mão é responsabilidade do passageiro.

Extravio

Se você não encontrar sua bagagem ao chegar no seu destino, avise a companhia aérea ainda na área de desembarque. Caso seja localizada, a bagagem vai ser enviada para o endereço informado pelo passageiro. Se não for encontrada em 30 dias (voos nacionais) ou 21 (voos internacionais), a empresa deve indenizar o passageiro.

Bagagem danificada

Avise a companhia aérea ainda na área de desembarque. Você também pode comunicar qualquer dano por escrito e registrar na companhia num prazo de até sete dias.

Furto

Se alguém levar sua bagagem ou faltar algum item nela, avise a companhia aérea ainda na área de desembarque e registre um boletim de ocorrência na polícia. A companhia é responsável pela bagagem do momento em que ela é despachada até a sua devolução ao passageiro.

Excesso de bagagem

Evite comprar passagens para o exterior separadamente

Se você emitir trechos de sua viagem fora do Brasil poderá ter uma surpresa bem desagradável: o limite do peso pode ser diferente dos 32 kg permitidos em passagens adquiridas no Brasil. Por exemplo, se você viajou para a Inglaterra e de lá comprar um bilhete para a Itália, o limite de bagagem dessa viagem poderá cair para 20 kg.

Alternativas para não pagar excesso de bagagem

Em trechos internos de uma viagem no exterior, você pode utilizar o guarda-volumes de um aeroporto para guardar parte de sua bagagem. Depois, na volta, é só retirar seus pertences.

Companhias aéreas de baixo custo na Europa e América do Norte

A maioria dessas empresas oferecem franquias menores de bagagem, com limites de peso que podem chegar a apenas 15kg.

O que acontece se houver excesso

Normalmente, você paga uma taxa pelo excesso de peso, no entanto, a companhia aérea pode obrigar o passageiro a se livre de parte da bagagem. Vale lembrar que a taxa pode ser bem elevada, em alguns casos, ultrapassando o valor do bilhete aéreo.

» Como tirar visto para os Estados Unidos
» Confira lista com 55 países que não exigem visto para Brasileiros
» Seguro viagem é obrigatório?
» Saiba como viajar com seu animal de estimação em viagens de avião
» Dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Como tirar seu passaporte passo a passo

Artigo anterior

Por que a Noruega deve estar na sua lista de lugares para conhecer

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.