Cidade no litoral da Croácia guarda paisagens históricas e é o cenário de séries como Game of Thrones

Com uma história milenar, às margens do mar Mediterrâneo, a encantadora cidade de Dubrovnik, que fica na Croácia, tem se mostrado, cada vez mais, um destino atraente para os amantes de praias, história, culinária e paisagens deslumbrantes. A área central de Dubrovnik é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, por manter uma arquitetura única, que remonta séculos de civilizações, a maioria dos prédios célebres datam do período de ouro, entre os séculos XV e XVI. As Muralhas de Dubrovnik irão lhe proporcionar uma incrível imersão na história da região, ao mesmo tempo em que lhe abre uma espetacular vista do horizonte e do mar Mediterrâneo. Este complexo de defesa, construído durante a Idade Média, foi reforçado ao longo dos séculos para proteger Dubrovnik de invasores. Seus túneis e torres de observação são um dos locais mais procurados do destino.

Outro lugar para conhecer em Dubrovnik é a teleférico. Esta atração leva o turista quase 800 metros para o alto de um dos mais imponentes morros, de onde é possível apreciar toda o centro histórico e o litoral. Além disso, há um delicioso restaurante com uma deslumbrante vista para sua refeição. De volta ao nível do mar, perambulando pelas antigas ruas e vielas do centro histórico, você irá se deparar com a majestosa Catedral de Dubrovnik, um dos principais pontos de referência da cidade ao longo dos séculos. O prédio atual foi remodelado no século XVIII recebendo forte influência do barroco italiano. Entretanto, ela foi erguida no mesmo local que diversas igrejas, em estilo romanesco, existiram.

Para além da Catedral, as ruas desta região são tomadas de bares, restaurantes e pequenos museus. A Stradun, principal artéria da área central, é exclusiva para pedestres, formando, assim, um irresistível convite para uma caminhada pós-almoço, onde a cena local é o principal atrativo. Não muito longe, você pode apreciar ainda mais a arte e a história local, visitando dois prédios que são fundamentais para quem busca as melhores atrações de Dubrovnik: o Palácio Sponza e o Monastério Dominicano. O Palácio Sponza inicialmente construído em 1022 foi sendo remodelado ao longo dos séculos para servir aos nobres locais. Sua restauração durante o século XVI conferiu-lhe a atual estética. A visita guiada é recomendada para apreciar a história e as belíssimas peças em exposição.

Com paredes esculpidas em estilo gótico, o Monastério Dominicano é um dos prédios mais antigos de Dubrovnik, constituindo um dos mais ricos acervos da história local. Além disso, ele fica nas proximidades do complexo conhecido como King’s Land, por ser palco do cenário da série Game Of Thrones. Um desses marcos, que dá vida à capital de Westeros, é a Fortaleza Bokar, que faz parte do complexo de defesa centenar. Para os fãs da série, há visitas guiadas que levam os turistas ao pontos que aparecem nas filmagens.

O que fazer em Dubrovnik


Foto: dabldy / iStockphoto

Muralhas de Dubrovnik

Um dos mais importantes cartões postais, esta região concentra uma série de fortalezas para defender Dubrovnik ao longo dos séculos. Sua estrutura é rodeada de comércios, restaurantes e boas lojas para presentes. Além disso, a visita guiada pelos túneis e estruturas permite entender a importância estratégica da cidade como rota comercial mediterrânea ao longo dos séculos. A vista do alto também é encantadora.

Palácio Sponza

Sede do poder feudal da região, o Palácio Sponza é um local que desde de a Alta Idade Média era utilizado como o centro nervoso das decisões políticas e militares. Foi, ao longo dos anos, recebendo melhorias e remodelagens, até tornar-se a estrutura atual. Em seu interior importantes documentos históricos, material iconográfico e obras de arte oferecem um dos mais ricos acervos de museu.

Lovrijenac

Conheça este que é um dos mais importantes e imponentes fortalezas da cidade, tendo sido um dos principais pontos militares de pensamento e defesa estratégica de Dubrovnik. É um ponto interessante para conhecer mais a história local.

Cenário de Game Of Thrones

Para os fãs da série Game Of Thrones vale a pena percorrer a cidade no tour guiado e conhecer alguns dos cenários que dão vida à King’s Land, capital de Westeros. Entre os locais mais conhecidos estão a Fortaleza Bokar. Outras dezenas de locações podem ser exploradas, conhecendo um pouco da história real da região.

Teleférico

Não perca a oportunidade de olhar a belíssima Dubrovnik das alturas e faça um passeio neste teleférico, que leva os turistas até o restaurante e observatório no alto de um dos mais importante morros da cidade, de onde as fotos, especialmente ao pôr-do-sol, são muito procuradas.

Monastério Dominicano

Esta construção medieval, fundada em 1225, é um dos expoentes góticos da região, que ganhou fama e renome mundial por ser o cenário do Palácio Real de King’s Land, de Game of Thrones. Amantes da série e de história precisam conhecer o espaço, que conta com um rico acervo iconográfico e de arte sacra.

Catedral de Dubrovnik

Também presente nas gravações de Game Of Thrones, esta imponente catedral tem um dos domos mais bonitos da Croácia. Construída em estilo romanesco, sofreu com incêndios e diversas adversidades ao longo dos séculos, tendo sido restaurada e ampliada diversas vezes. No entanto, mesmo com as alterações, o espaço preserva um rico patrimônio histórico e não perdeu o lugar de majestade na cidade.

Outros lugares para conhecer em Dubrovnik:

– Lapad
– Stradun
– Lokrum
– Srs
– Lazareti

Como chegar em Dubrovnik


Foto: Siegfried Schnepf / iStockphoto

A melhor maneira de chegar em Dubrovnik é por meio do Aeroporto Internacional de Dubrovnik (DBV), um dos mais movimentados da Croácia. Para algumas regiões do mundo, é necessário fazer uma conexão em Zagreb, capital do país, o Aeroporto Internacional de Zagreb (ZAG). De trem, a Estação Central de Dubrovnik é interligada à capital do país e a outros importantes destinos europeus, especialmente no Báltico.

Melhor época para conhecer Dubrovnik


Foto: ivanbagic / Pixabay

A melhor época para visitar Dubrovnik é entre os meses de abril a outubro, quando as temperaturas estão mais agradáveis. Entre junho e agosto, verão na região, vale reforçar o uso de protetor solar, pois as temperaturas podem chegar aos 37°C.

Onde se hospedar em Dubrovnik


Foto: paulprescott72 / iStockphoto

O centro antigo de Dubrovnik é sem dúvidas o melhor bairro para se hospedar na cidade. Uma boa opção de hotel é Boutique Hotel Kazbek.

Já quem busca uma hospedagem que ofereça uma espetacular vista para o mar, o Hotel Neptun Dubrovnik ocupa uma propriedade tranquila à beira-mar, na Península de Lapad. Quem, por sua vez, queira economia com conforto Hostel 365 é um dos prediletos dos mochileiros que passam na cidade.

» Plitvice Lakes National Park um paraíso na Croácia
» Cidades medievais que vão fazer você voltar no tempo
» 100 cidades para visitar na Europa
» 10 imagens que vão te deixar morrendo de vontade de ir para Croácia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Afinal de contas, por que o turismo?

Artigo anterior

3 observatórios para conferir as melhores vistas de Nova York

Artigo seguinte

Você pode gostar