Sede de poder de uma das civilizações mais antigas do mundo, descubra os lugares mais interessantes para conhecer no Cairo

Capital de uma das civilizações mais antigas que existem, Cairo é um lugar repleto de belezas e mistérios que atravessam milênios. A capital do Egito é conhecida por suas incríveis pirâmides, como as de Gizé, um dos principais complexos arqueológicos do país. É preciso investir uma boa parte de seu dia em uma visita guiada, caso queira realmente mergulhar na história e belezas locais. O Museu Egípcio é outro lar de importante parte da história da nação, incluindo o tesouro monumental de Tutankhamun.

Para quem gosta de fazer compras, as melhores oportunidades de conseguir os melhores artefatos locais é pelo Khan el Khalili, onde peças antigas e materiais finos ganham destaque. Construída entre 1830 e 1848 por Muhammad Ali Pasha, um dos grandes nacionalistas responsáveis pelo processo de modernização do Egito, a Mesquita de Muhammad Ali é uma das construções mais suntuosas da cidade.

Explore a área central do Cairo, onde a citadela, uma fortificação centenária de defesa guarda um incrível complexo de prédios e construções, que incluem mesquitas, comércio, museus e palácios. A Torre de Cairo também merece ser incluída no seu roteiro pela cidade, pois oferece uma das vistas mais deslumbrantes. Este moderno edifício, que marca a modernização nacional, é um ótimo ponto para conhecer.

Para completar sua viagem, visite a belíssima Mesquita de Al Azhar, construída em 970, é um dos edifícios religiosos mais antigos e importantes da cidade. Guarda um importante acervo arquitetônico e artístico para a nação, e é um dos lugares imperdíveis para conhecer em Cairo.

O que fazer em Cairo


Foto: MR1805 / iStockphoto

Pirâmides de Gizé

Esta é, talvez, a atração turística mais associada ao Egito. Localizada nas proximidades de Cairo, o complexo das Pirâmides de Gizé formam um dos mais emblemáticos e importantes construções da história da humanidade, sendo reconhecido pela Unesco. A visita guiada em suas tumbas e galerias permite conhecer mais sobre a história da fantástica civilização de mais de 5 mil anos.

Museu Egipcio

Parada obrigatória para os amantes de arte e cultura, o Museu Egípcio é o lar de uma das maiores coleções arqueológicas e artísticas sobre o passado do país. No local é possível apreciar mais de 120 mil itens, que incluem partes do vasto tesouro de Tutankhamun. Para os apaixonados por múmias, sarcófagos, tesouros e história, o museu é um prato cheio.

Khan el Khalili

Quem prefere aventurar-se por compras, o Cairo também é uma excelente pedida. Caminhe pelas ruas, lojas e tendas de Khan el Khalili uma das áreas de comércio mais tradicionais da cidade, podendo adquirir roupas, tecidos, tapetes, objetos de antiquário, além de desfrutar de deliciosas refeições.

Mesquita de Muhammad Ali

Construída entre 1830 e 1848, esta é uma das maiores e mais importantes mesquitas do país, tendo sido feita por ordem de Muhammad Ali Pasha, um dos líderes nacionalistas que lutou pela modernização egípcia e enfrentou o poderio colonial europeu. Seguindo o estilo arquitetônico Otomano, guarda um dos mais importantes acervos religiosos do país.

Torre de Cairo

Esta torre foi concebida para marcar o processo mais recente de modernização egípcia, na década de 1960. Com sua elegante arquitetura, é um dos melhores locais para apreciar o panorama da cidade.

Citadela histórica

Percorra as ruas estreitas desta cidadela protegida pelas fortalezas que durante grande parte da história do país serviu como barreira contra invasores. Dentro é possível explorar museus, mesquitas, palácios e outras construções centenárias. Vale a pena realizar o passeio guiado pela região.

Mesquita de Al Azhar

Explore uma das mesquitas mais antigas do Cairo, que foi estabelecida em 972. Seu interior conserva algumas das obras arquitetônicas mais emblemáticas do estilo Fatimid, o califado que dominou o norte da África entre 909–1167 d.C..

Outras lugares para conhecer no Cairo

– Esfinge
– Vale dos Reis
– Passeio de barco pelo Nilo
– Vale dos Mortos
– Templo de Abu Simbel

Como chegar em Cairo


Foto: Maks / iStockphoto

A maneira mais fácil de chegar no Cairo é por meio do Aeroporto Internacional de Cairo (CAI), que tem voos para diversas capitais mundiais.

As principais companhias aéreas são a KLM, British Airways, Lufthansa e Air France. Mas, você também encontra trechos feitos por empresas árabes, como Qatar e Emirates.

Melhor época para conhecer em Cairo


Foto: Mekhamer / iStockphoto

A melhor época para conhecer Cairo é entre outubro e maio, porém, não se esqueça de levar protetor solar e chapéu.

Junho, julho e agosto são os meses com as temperaturas mais altas. Já os meses de maio e setembro, também são muito quentes, mas não com os extremos desses outros meses.

O inverno no Cairo ocorre durante os meses novembro a abril, nesse período o destino tem um clima bem mais agradável com temperaturas que ficam em torno dos 16 graus.

Onde se hospedar em Cairo


Foto: Aviador Sênior Sara Csurilla

Os melhores hotéis de Cairo estão situados no centro da cidade, entre eles esão o emblemático Nile Ritz-Carlton e o Westin Cairo Golf Resort & Spa.

Você também pode optar por um hotel com vista para o Rio Nilo, o Kempinski Nile Hotel está no próspero bairro Garden City e tem centro de bem-estar, piscina coberta, spa, saúna, restaurante e piscina ao ar livre.

» Egito: Mayfair Cruises oferece cruzeiros pelo Rio Nilo
» Tumbas de 3500 anos são abertas para visitação no Egito
» Cidades e destinos turísticos no Oriente Médio
» Viajando para o Egito, lugares surpreendentes para conhecer no país

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Onde se hospedar na Serra da Canastra

Artigo anterior

Dicas de turismo em Bruges

Artigo seguinte

Você pode gostar