Viajar com uma criança requer vários cuidados especiais, e essas dicas para viajar com bebê tornarão suas viagens mais tranquilas, seguras e práticas!

Conhecer dicas para viajar com bebê faz toda a diferença, independentemente do meio de transporte que você irá usar para curtir um fim de semana, feriado ou até mesmo férias com a sua família.

Para você ter a melhor experiência em uma viagem com criança, separamos algumas dicas com planejamento detalhado para evitar dores de cabeça e preocupação desnecessária durante sua viagem.

Seja para viajar de carro, avião ou ônibus, você poderá viajar com seu bebê sem se preocupar!

Dicas para viajar com bebê de avião

Foto: Divulgação

A frase “bebê a bordo” nunca fez tanto sentido! Viajar com bebê de avião pode ser uma experiência complicada para quem é mãe ou pai de primeira viagem – literalmente.

As principais dicas nesse caso são:

Manter o bebê alimentado

Amamentar o bebê nos momentos de decolagem e no pouso é fundamental. Assim, você reduz o desconforto que o pequeno sente devido á pressão e garante que ele fique com o estômago cheio durante parte da viagem.

Se possível, viaje durante a noite

Seu bebê se dará muito melhor com ela. Viagens noturnas são bem menos desgastantes, já que nossos corpos estão acostumados a dormir nesses horários. Vôos diurnos podem ser complicados para crianças que têm dificuldade em prender a atenção em brinquedos e que não tiram muitos cochilos ao longo do dia.

Leve alimentos para a criança na mala

É importante consultar o regulamento da companhia aérea para se certificar de que você pode levar alimentos na bagagem de mão. Assim, você garante uma alimentação segura para o bebê e não o tira demais da sua rotina, reduzindo o desconforto.

Ao fazer uma viagem de avião com bebê, também é importante ter cuidado com enjôos e consultar um pediatra antes de viajar, pois pode haver necessidade de receitar remédios para reduzir o desconforto.

Leia também: Quais os documentos necessários para viajar de avião com crianças?

Dicas para viajar com bebê de carro

Foto: Divulgação

Viajar com toda a família em um carro é sinônimo de diversão e uma experiência ótima. Viajar com o bebê, por outro lado, requer muito mais atenção e cuidado! Confira as principais dicas:

Tenha um assento seguro

O ideal é que um bebê com menos de 1 ano fique em um bebê conforto, que deve ser instalado contra o movimento do carro, ou seja, de costas para os bancos de motorista e passageiro.

Enquanto isso, as crianças de 1 a 4 anos devem ficar na cadeirinha. Então, muito cuidado com o transporte dos pequenos!

Se previna em relação aos enjoos

É normal que bebês e crianças sofram de enjoo, náuseas e até vômito ao viajar de carro ou de ônibus. O ideal é viajar com temperaturas mais amenas, pois isso ajuda a cortar essas sensações ruins.

Se preciso, ligue o ar condicionado numa temperatura confortável e não deixe o bebê com roupas pesadas demais. Em casos mais extremos, o médico pode receitar remédios para evitar o vômito.

Leve sempre saquinhos plásticos para a viagem, também podem ser úteis.

Faça paradas estratégicas

Principalmente em viagens longas com bebê, mapeie os pontos da estrada nos quais e possível fazer paradas para troca de fraldas, por exemplo. Além disso, essas paradas estratégicas são ótimas para que todos possam sair um pouco do carro.

Dicas para viajar com bebê de ônibus

Foto: Divulgação

Assim como viajar com bebê de carro, o trajeto de ônibus pode ser complicado se você não tiver uns macetes para resolver situações como as que já falamos aqui. Mas, especificamente no caso do ônibus, a diferença é que você não tem controle total sobre o que acontece, e precisa considerar isso.

Tenha atenção com o horário

A questão do horário também se aplica aqui: viajar em um horário mais confortável para a criança, onde ela possa dormir e descansar, é uma ótima ideia.

Segurança e conforto são essenciais

Crianças de até 1 ano não precisam ter um assento próprio e você pode levá-las no seu colo. Mas, recomendamos que você tenha um canguru ou um sling, para deixar seus braços livres e reduzir o desconforto.

Cuidado com a alimentação

Nesse caso, valem as dicas já citadas antes: tenha alimentos leves na mala de mão, amamente seu bebê e, se preciso, consulte um médico para se precaver contra enjôos.

Essas foram as nossas dicas para viajar com bebê! Agora você pode curtir os destinos com a sua família e seus filhos sem se preocupar com a saúde ou a segurança. Basta seguir as dicas e se divertir bastante!

Leia também:

» Viagens para fazer no Brasil com crianças
» 9 motivos para curtir o verão com as crianças no Thermas dos Laranjais
» São Paulo com crianças: 12 lugares para ir e se divertir
» Beach Park: por dentro do maior Parque Aquático da América do Sul

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Melhor época para ir a Orlando

Artigo anterior

Vertical Rio: sobrevoo de helicóptero no Rio de Janeiro

Artigo seguinte

Você pode gostar