Dicas para planejar sua primeira viagem ao Panamá

Tudo o que você precisa saber para se jogar e se deslumbrar em uma primeira viagem ao Panamá

O Panamá é um verdadeiro paraíso repleto de belezas naturais e lugares impressionantes para se descobrir. O país está localizado em um ponto privilegiado da América Central e está se tornando um destino cada vez mais procurado por turistas do mundo todo.

São praias belíssimas, uma capital que harmoniza o antigo ao moderno e alguns dos arquipélagos mais belos do mundo, como San Blas e Bocas del Toro. Isso sem falar em uma das maiores obras de engenharia já realizadas, o Canal do Panamá.

Não faltam motivos para conhecer as atrações panamenhas, mas quem vai visitar o país pela primeira vez deve ficar atento a alguns cuidados importantes. Como em toda viagem, é preciso planejamento e atenção para não esquecer alguns detalhes que podem atrapalhar os passeios. Quanto mais conhecemos o destino, melhor aproveitado ele será, né?

Confira dicas para planejar sua primeira viagem ao Panamá!

Leia também:

Lugares para conhecer em Bocas del Toro no Panamá
Dicas de atrações para conhecer no Panamá
É necessário tirar o visto para o Panamá?
O que fazer em uma conexão no Panamá?

Quais documentos apresentar para entrar no Panamá?

Foto: Fotos593 / Shutterstock

Para entrar no Panamá a turismo e com permanência de até 90 dias não é necessário visto, apenas um passaporte com validade de no mínimo três meses. Além disso, é importante ter em mãos:

  • A reserva dos hotéis garantindo sua hospedagem;
  • Recursos financeiros que possam garantir sua estadia no país;
  • Comprovantes de passagens aéreas de ida e volta para o Brasil.
  • O Certificado Nacional de Vacinação e Profilaxia – CIVP.

Qual moeda levar ao Panamá?

O nome da moeda do país é Balboa, mas os dólares americanos também circulam por lá e são aceitos em todos os estabelecimentos. Você também pode utilizar os cartões de crédito e débito internacionais – esses cobram o IOF a cada compra ou saque realizado, mas também são amplamente aceitos no país.

Lembre-se sempre de se informar sobre as taxas para saber exatamente qual opção compensa mais na data da sua viagem.  

Idioma

O idioma predominante é o espanhol, mas nas grandes cidades o inglês também é bastante falado, já que os moradores estão habituados com a cultura dos Estados Unidos. Já nos territórios indígenas, apesar dos dialetos próprios, o espanhol também é fluente.  

Quais vacinas tomar para entrar no Panamá?

Ao entrar no Panamá o visitante deverá apresentar o Certificado Nacional de Vacinação e Profilaxia – CIVP, um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela. Não esqueça de tomar a vacina, no mínimo, 10 dias antes da sua viagem!

Qual a melhor opção de transporte dentro do país?

Foto: Pasujoba / Flickr

A Cidade do Panamá possui o maior terminal de ônibus do país, o Albrook. De lá partem transportes para diversas cidades panamenhas. David e Santiago, por exemplo, são dois destinos que costumam ser a base de conexão entre um ponto e outro.  

O transporte público na Cidade do Panamá costuma atender bem aos turistas que querem circular pelos seus principais pontos. É possível pegar o metrô e o ônibus para acessar os principais lugares da cidade. Além disso, os táxis também são uma opção.

Para ir até os arquipélagos e ilhas, os aviões costumam ser o melhor meio de locomoção, assim como os barcos, que também fazem esses trajetos. Já nas ilhas, os barcos são os principais responsáveis pelos passeios.

Para quem vai pela primeira vez, uma opção são as agências que prestam assessoria a turistas brasileiros, como a Conexão Panamá, que oferece guias em português, motoristas e tour personalizadas.

Qual a melhor época para visitar o Panamá?

Foto: Lapping / Shutterstock

No Panamá faz calor o ano todo, o que é ótimo para quem quer aproveitar suas praias e belezas naturais incríveis. O clima do Panamá é o tropical úmido, portanto, chove muito, mas não precisa se preocupar porque o sol também é frequente.  Os meses mais secos e ideais para aproveitar as praias vão de janeiro a abril. Os meses mais chuvosos são os de maio, julho e agosto.

A agência CONEXÃO PANAMÁ presta assessoria aos turistas brasileiros com guias em português, motoristas e tour personalizadas. Essa pode ser uma boa alternativa para quem ainda tem dúvidas sobre o Panamá e está buscando uma empresa no país com atendimento em português.

+ info:

CONEXÃO PANAMÁ
Tel.: +507 6578-4858
E-mail: conexaopanama@conexaopanama.com
http://www.conexaopanama.com/

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.