A maior ilha da baía de Angra dos Reis reúne mais de cem praias, sendo algumas delas listadas como as mais belas da região sudeste. Um passeio imperdível e bem pertinho da capital fluminense

Foto: Alexandrefutata / Flickr

Destino de muitos brasileiros e estrangeiros a Ilha Grande, no Rio de Janeiro, oferece dezenas de praias que parecem ter saído de filmes e revistas. O destino reúne mirantes, enseadas, rios, lagoas, cachoeiras e montanhas fazem do local um verdadeiro santuário ecológico, que se funde com seus mais de 500 anos de história, tradições e lendas.

Localizada em frente a cidade de Angra dos Reis, a maravilhosa Ilha Grande se espalhada por uma área de 190km², a maior parte coberta por uma densa mata. A Ilha faz parte de um arquipélago com mais de 187 ilhotas, localizadas na costa sudoeste do estado do Rio de Janeiro. Para aproveitar o que a região tem a oferecer é preciso caminhar por muitas trilhas, fazer passeios de barco e desfrutar de mergulhos em águas transparentes.

O acesso pouco convencional é um dos fatores que contribui para que a Ilha Grande continue tão preservada com clima de vilarejo e de aldeia de pescadores (embora nos feriados e na alta temporada o movimento seja intenso), a existência de um presídio de segurança máxima – desativado em 1994 – contribuiu bastante para o isolamento da ilha por muitas décadas.

Existem diversos pontos da Ilha Grande que oferecem infraestrutura e permitem a pernoite de turistas em diferentes pontos do destino. A principal delas é a Vila do Abraão, é nela que desembarcam a maioria dos barcos de transporte turístico para a ilha, e onde encontram-se a maior quantidade de hotéis, restaurantes e agência de turismo. Quem se hospeda nessa parte da Ilha Grande, consegue acessar a maioria das praias voltadas para o continente, e algumas no lado oposto, apenas caminhando. Entre elas a Praia da Feiticeira, a Praia do Abraãozinho, a Praia Preta e outras atrações turísticas como as Ruínas de Lazareto.

A segunda maior vila fica na Praia de Provetá. Esse é o ponto da ilha onde encontra-se, o principal acesso terrestre para a Praia de Aventureiro e a Praia dos Meros, no lado oceânico da Ilha Grande.

A Ilha Grande dispõe diversas opções de lazer para os turistas, entre os passeios marítimos que as agências de passeios oferecem, também é possível fazer caminhadas, além de atividades como caiaque, stand up, mergulho, snorkel, mountain bike e surf.

Leia também:
Lugares para conhecer em Angra dos Reis
Paradisíaca, Ilha de Cataguases atraí turistas em Angra dos Reis
Viaje para Angra dos Reis e aproveite o melhor da região
Praia do Aventureiro, destino para conhecer na Ilha Grande

O que fazer em Ilha Grande


Foto: via CostaAzulfm

Gruta do Acáia

Aproximadamente 8 metros abaixo do nível do mar, encontra-se a Gruta do Acaiá, um local não indicado para pessoas claustrofóbicas, dentro da gruta há um impressionante salão subterrâneo onde há uma praia de pedra, a luz solar penetra a água e faz um fenômeno de fluorescência maravilhoso.  A gruta possui cerca de 30 metros de largura e uma altura média de 1 metro.  O acesso é por terra, descendo por uma caverna com passagem estreita e difícil, alguns metros do percurso é feito rastejando.

Cachoeira da Feiticeira

A Cachoeira da Feiticeira pode ser uma ótima opção para quem busca uma caminhada tranquila pela mata fechada que cerca a ilha. A queda d’água tem aproximadamente 15 metros de altura, e é muito utilizada por adeptos do rapel.

Farol de Castelhanos

Localizado no lado leste da Ilha Grande o farol de Castelhanos é um dos mais antigos faróis da costa brasileira e conserva até hoje seu projeto original de técnica francesa.

Pico do Papagaio

Com  982 metros de altitude é o segundo ponto mais alto da Ilha Grande, abaixo apenas do Pico da Pedra d’Águia com 1035. Do seu topo é possível ter uma visão privilegiada com cerca de 300° graus de ângulo aberto.

Mergulho

A águas claras da baía de Angra dos Reis e grande diversidade de espécies presente nela, fazem da Ilha Grande um dos points mais cobiçados para adeptos do mergulho no Brasil. Existem opções de mergulho em algumas praias, ilhas e até mesmo em navios naufragados.

Praias em Ilha Grande


Foto: Valdiney Pimenta / Pixabay

Lopes Mendes

Considerada uma das 10 praias mais bonitas do mundo, a praia de Lopes Mendes tem aproximadamente 3 km de areia branca, muito fina e firme, é a mais famosa de toda a Ilha Grande. O mar de Lopes Mendes parece sempre agitado, propício para práticas de surf. A transparência da água é impressionante, assim como suas variações de tonalidades.

Caxadaço

Rodeada por uma vegetação densa e morros escarpados a praia do Caxadaço é um recanto escondido na Ilha Grande, a praia possui apenas 15 metro de extensão, o acesso é feito através de uma trilha bem extensa, são aproximadamente 3:30 de caminhada saindo da Vila do Abrão, mas sem dúvidas o esforço é bem recompensado quando se chega nessa praia deserta com um clima bem selvagem.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul é um dos pontos mais badalados da ilha, localizada entre duas ilhotas na região de Freguesia de Santana, possui águas com um tom que impressiona os visitantes, o melhor local para mergulho da região.

Lagoa Verde

Outro destaque é a Lagoa Verde, um recanto de águas rasas, tranquilas e tipicamente verdes.  é um dos destaques da costa noroeste da Ilha Grande.

Aventureiro

A Praia de Aventureiro  é o local mais paradisíaco da Ilha Grande. Localizada na área chamada de mar aberto, a praia tem águas cristalinas, faixa de areia branquinha e paisagens deslumbrantes. O coqueiro deitado é o principal cartão postal da praia. É nela que fica a modesta vila de pescadores que guarda muito da cultura local, hoje com mais de 100 habitantes.

Dois Rios

A praia de Dois Rios é fascinante, suas areias amarelas tem aproximadamente um quilômetro de extensão com dois rios, um no começo da praia e outro no final que deságua no mar.

Saco do Céu

O Saco do Céu é um santuário ecológico rico em biodiversidade. O mar é tão calmo como um lago e nas noites de céu estrelado é possível ver as estrelas refletidas na superfície da água – por isso o nome.

Provetá

A praia tem águas verdes, areias grossas, coqueirais e amendoeiras. O movimento é grande em função da colônia de pescadores ali instalada. Provetá também é a principal porta de acesso terrestre para a Praia de Aventureiro e a Praia dos Meros no lado oceânico da Ilha Grande.

Freguesia de Santana

Composta por 4 praias, a península de Freguesia de Santana está localizada na parte norte da Ilha Grande. O local iniciou o povoamento da ilha no século 17.

Trilhas em Ilha Grande


Uma outra forma de explorar as inúmeras praias da região é através das trilhas. Boa parte dos caminhos são mapeados, possuindo a sinalização adequada para que os turistas consigam ir de uma praia à outra podendo assim dar a volta na ilha. Algumas pessoas mais experientes chegam a fazer toda a travessia guiada percorrendo a ilha em 5 dias.

Foto: Rosso Robot / Wikimedia Commons

Como Chegar na Ilha Grande


Foto: TMbux / Wikimedia Commons

O acesso para Ilha Grande é feito apenas por barcos, não sendo possível a utilização de veículos próprios. Os principais portos de partida para a ilha são as cidades de Mangaratiba (centro da cidade), Vila de Conceição de Jacareí e Angra dos Reis (cais da Lapa/Porto de Angra dos Reis, Estação Santa Luzia e o Cais de Santa Luzia).

O porto principal fica na Vila do Abraão, o vilarejo com a melhor infraestrutura para os turistas com dezenas de pousadas, camping, restaurantes e agências de passeios. Por lá é possível circular para as principais praias e mirantes da região. Além do vilarejo a ilha também conta com outros pontos de desembarque como a Vila de Aventureiro, Vila de Provetá, Araçatiba, Bananal e Enseada das Estrelas.

Veja uma tabela com os horários de todos os barcos aqui.

Melhor época para visitar a Ilha Grande


Foto: Tarcísio de Paula Salgado / Wikimedia Commons

Muito procurada entre os finais de semana e feriados prolongados, a Ilha Grande costuma receber um aumento considerado alto nesses períodos. Principalmente no Carnaval, na Semana Santa e as festas de fim de ano. Nessas datas os preços também costumam ficar um pouco mais salgados.

A melhor época para visitar o destino é durante o outono. Nessa época do ano o clima é menos quente que o verão, mas os dias possuem uma frequência de chuva menores. Entre os meses de março e junho também é a melhor época de fugir do turismo de massa que ocupa o destino durante as férias escolares e o final de ano.

Parece até contraditório, mas a época mais chuvosa da Ilha Grande é justamente no verão, no período de dezembro à março.

Onde se hospedar na Ilha Grande


Encontre hospedagens na Ilha Grande aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Descubra as cidades mais coloridas ao redor do mundo

Artigo anterior

Aluguel de Lanchas em Ilha Grande

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.