Lugares para conhecer em Vitória

Erguida entre as águas claras do Atlântico e as montanhas altas presente em toda a região, a capital capixaba tem climas tropicais durante todo o ano, e é uma ótima opção para quem adora curtir praias, história e gastronomia

Foto: Filipe Frazao / Shutterstock

Fundada em 1551 Vitória possuí um centro histórico mais antigo do que São Paulo e Ouro Preto (MG). A cidade pode ser dividida basicamente em três núcleos turístico, começando pelo centro (cidade alta), onde se concentram construções históricas em excelente estado de preservação, como a Catedral Metropolitana, o Theatro Carlos Gomes e o Palácio Anchieta – uma das sedes do governo.

A segunda parte é o bairro da Praia do Canto, que oferece a melhor estrutura para viajantes. Nesta parte da cidade encontram-se diversos hotéis, restaurantes e lojas. Por último, a Praia de Camburi, a mais famosa e movimentada da cidade – também com alta concentração de opções gastronômicas e hospedagens. Dali também saem diversas escunas de passeios.

Construída entre o mar e a montanha, Vitória possuí diferentes escadarias que ligam a parte alta e baixa da cidade. Entre as diversas escadas que embelezam o centro está a Maria Ortiz, a mais conhecida de todas. O nome é uma homenagem a um dos maiores ícones nas lutas contra os invasores holandeses, em 1625.

A culinária capixaba tem um diferencial em relação aos demais pratos típicos regionais do Brasil. A comida oferecida em Vitória, assim como nos demais municípios do Espírito Santo, é produto de um mix especial de culturas, tanto dos colonizadores europeus quanto dos índios e africanos. Entre os pratos típicos mais famosos estão a Torta Capixaba e a Moqueca Capixaba, além da Muma de Siri e a Caranguejada.

O que fazer:

Foto: Vitor Jubini / MTur

– Praias

A Praia de Camburi é a principal praia de Vitória, com 6 km de extensão. Concentra atividades culturais e esportivas, promovidas pela prefeitura de Vitória. Aqui, você encontra várias opções de hotéis, quiosques, restaurantes e bares que, geralmente, tem como prato principal a moqueca e a torta capixaba.

Ao lado do Iate Clube do ES a Praia do Canto está no bairro mais charmoso de Vitória e possui um calçadão que é muito movimentado por caminhantes.

Na Ilha do Boi estão as melhores praias da cidade, com as águas mais limpas e sossegadas da capital. Perto da Ilha do Boi estão as Ilhas Galheta de Dentro e de Fora e a Ilha Rasa.

– Palácio Anchieta

O Palácio Anchieta é a sede do poder executivo do estado do Espírito Santo. O palácio localiza-se exatamente a frente do Porto de Vitória.

– Convento São Francisco

O Convento São Francisco começou a ser construído no final do século XVI pelos padres franciscanos frei Antônio dos Mártires e Antônio das Chagas. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, demarca o espaço do que foi o primeiro Convento Franciscano construído na Região Sul do Brasil colônia.

– Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo

O Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi fundado em 1682 por padres carmelitas, sua arquitetura possuí estilo colonial, com linhas barrocas.

– Catedral Metropolitana de Vitória

Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em maio de 1984. A catedral é um dos monumentos monitorados nas visitas guiadas, que são realizadas gratuitamente ao Centro Histórico de Vitória.

– Associação das Paneleiras de Goiabeiras

A Associação já se tornou um dos pontos turísticos da cidade, sendo visitada, regularmente, por turistas interessados em adquirir as peças e ver como as mesmas são confeccionadas.

Outros atrativos turísticos em Vitória:

  • Parque da Pedra da Cebola
  • Capela de Santa Luzia
  • Mosteiro Zen Morro da Vargem
  • Parque Botânico Vale
  • Casa Porto das Artes Plásticas
  • Theatro Carlos Gomes
  • Basilica de Santo Antônio
  • Praça dos Namorados
  • Parque da Fonte Grande
  • Terceira Ponte
  • Parque Moscoso
  • Ilha do Boi
  • Projeto Tamar Vitória
  • Parque Moscoso
  • Pier de Iemanjá
  • Planetário de Vitória

Como chegar:

Foto: Tiago Pinheiro / Shutterstock

De avião
O Aeroporto Eurico Salles opera voos diretos entre a capital do Espírito Santo e capitais as regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

De carro
Do Rio de Janeiro: 533 km pela BR-101
De Belo Horizonte: 544km entrada pela rodovia BR-262
Da Bahia o acesso é feito pela BR-101, que atravessa todo o litoral.

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Vitória, vale ligar na rodoviária da capital.
Rodoviária de Vitória
Tel: (27) 3203-3666

Melhor época para visitar Vitória:

Foto: Marcelo Moryan / MTur

Com temperaturas médias em torno de 24°C, a capital capixaba tem clima tropical e está apta para receber turistas durante todo o ano. O verão é a época que mais recebe turistas e consequentemente a capital fica mais movimentada. Durante as férias e festas de fim de ano, a Praia do Camburi costuma ser palco de grandes apresentações musicais e torneis esportivos.

O clima tropical continua presente durante o inverno e raramente faz frio na cidade. Nessa estação, a temperatura média de Vitória varia entre 18°C e 26°C. O período com mais possibilidades de chuva vai de novembro a janeiro.

Onde se hospedar:

Encontre hospedagens no Vitória aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.


NOME



1 comentário

  1. I truly appreciate this blog article.Much thanks again. Will read on…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *