Lugares para conhecer em Curitiba

A capital paranaense é referência nacional em modernidade, áreas verdes e mobilidade urbana. Conheça a organizada Curitiba e suas atrações imperdíveis

Foto: SutekhDF / Pixabay

Conhecida como uma das melhores cidades para se viver no Brasil, Curitiba, a capital do Paraná, é referência quando falamos sobre desenvolvimento urbano de qualidade com preservação ambiental. São mais de 30 parques espalhados por todo o município, incluindo o belo Tanguá, o Barigui, uma extensa área preservada da mata nativa no coração da cidade e o Jardim Botânico, com a estufa em estrutura metálica, principal cartão postal do município.

A capital paranaense também preserva a influência dos imigrantes europeus. As raízes italianas podem ser encontradas nas cantinas de Santa Felicidade, os poloneses marcam presença em docerias, enquanto os ucranianos participam da feirinha de artesanato, com seus ovos pintados a mão. Mas se você procura por mais, um passeio pela Rua das Flores irá te mostrar o mix de culturas da cidade em seus cinemas, teatros e cafeterias.

Curitiba também é conhecida pelo seu clima, a temperatura baixa e a chuva já fazem parte do cenário curitibano. A melhor época para visitar a cidade é entre os meses de março e maio, quando as temperaturas são mais amenas. No inverno, os termômetros marcam média de 13 graus.

A cidade fica ainda mais movimentada no segundo semestre do ano, quando acontece o Festival de Teatro, que recebe diversos artistas e diretores conceituados, além de exibir peças em diversos pontos da cidade.

Leia também:
Roteiro de 2 dias em Curitiba
Os melhores destinos turísticos para visitar no Paraná
Passeio de trem na Serra do Mar: Curitiba x Morretes
Lugares para conhecer no Parque Nacional Cataratas do Iguaçu

O que fazer em Curitiba


Foto: Marcos Eduardo / Pixabay

Jardim Botânico de Curitiba

O enorme e encantador jardim recebe milhares de visitantes todos os anos. O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais cartões postais do estado e foi construído com. A intenção de homenagear a urbanista Francisca M. Garfunkel Rischbieter, uma das percussoras em planejamento urbano da cidade.

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho é um dos mais importantes da América Latina. Inaugurado em 2002, o museu abriga um enorme acervo de obras contemporâneas. As exposições temporárias recebem nomes importantes das artes visuais nacionais e estrangeiras.

Memorial da Imigração Ucraniana

Localizado no Parque Tingui, o Memorial Ucraniano presta homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba. O conjunto do Memorial é composto, principalmente por uma réplica da igreja de São Miguel Arcanjo, uma casa típica, palco ao ar livre e o portal. Todas as construções foram feitas com madeiras que se encaixam (como casas de alvenaria) ao estilo ucraniano

Parque Tanguá

Com uma área de 235 mil m² o parque Tanguá preserva as áreas verdes mais próximas à nascente do Rio Barigui. O parque é uma ótima opção para passeio ao ar livre. O enorme complexo conta com uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou à pé, além de um mirante, ciclovia, pista de cooper e lanchonete.

Museu do Holocausto de Curitiba

O Museu do Holocausto de Curitiba aborta diversos aspecto do Holocausto do povo judeu durante a 2° Guerra Mundial.

Centro Histórico de Curitiba

Concentrado boa parte no bairro São Francisco, o centro histórico de Curitiba é a grande atração da cidade, diversas opções de bares e restaurantes com diferentes tipos de chopps e comidas típicas estão nessa região. O bairro também tem uma feira de artesanatos aos domingos, alguns museus e as Ruínas de São Francisco.

Torre Panorâmica

A Torre da Telepar está no ponto mais alto de Curitiba e abriga o Museu do Telefone. Com 109 metros de altura a 1050 metros acima do nível do mar, o torre permite uma incrível vista panorâmica de 360 graus da cidade.

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora Da Luz

A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba fica na Praça Tiradentes. É um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade.

Outros atrativos turísticos em Curitiba

  • Parque Barigui
  • Bairro de Santa Felicidades
  • Teatro Guaíra
  • Relógio das Flores
  • Feira de Artes e Artesanato
  • Museu da Gravura de Curitiba
  • Memorial da Imigração Japonesa
  • Ópera de Arame
  • Teatro do Paiol

Como chegar em Curitiba


Foto: patriciacarusoreis / Pixabay

De avião

O Aeroporto Internacional Afonso Pena recebe voos das principais capitais do pais

De carro

De São Paulo: 406 km acesso pela BR-116
De Santa Catarina: 303 km acesso pelo BR-116
Pelo interior ou litoral do Paraná o acesso é feito pela BR-227

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Curitiba, vale ligar na rodoviária da capital paranaense.
Rodoviária de Curitiba
Tel: (41) 3320-3000

Melhor época para visitar Curitiba


Foto: flinefilms / Pixabay

Entre os meses de março e maio a cidade recebe menos pancadas de chuva e o clima costuma ficar mais estável e agradável. Os meses mais quentes em Curitiba coincidem com a época que a capital recebe mais chuvas. Nos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março, a temperatura chega a 27°C.

Durante o inverno, os termômetros caem drasticamente e Curitiba costuma registrar as menores temperaturas do país, ficando na casa dos 8°C. Em março acontece o Festival de Teatro, evento que atrai um grande público para conferir as diversas apresentações disponíveis durante todo o festejo.

Onde se hospedar em Curitiba


Encontre hospedagens em Curitiba aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.