Lugares para conhecer em Bolonha

Bolonha é capital gastronômica da Itália, lar de belos museus, monumentos históricos, igrejas centenárias como a Basílica de São Petrônio e uma intensa vida cultural. Saiba quais lugares conhecer na sua viagem para a cidade italiana de Bolonha

Foto: Sergey Dzyuba / Shutterstock

A cidade de Bolonha, no centro-norte da Itália, desponta-se como um dos mais bonitos e vivos centros culturais do estado da Emília-Romanha, um dos mais antigos e prósperos do país. A cidade guarda importantes marcos históricos e arquitetônicos, que remontam desde os tempos do Império Romano, passando pelos mais variados períodos culturais da história italiana. Essa região italiana ficou mundialmente famosa devido à mortadela de bolonha, um dos produtos mais exportados, sendo uma das estrelas da deliciosa cozinha local. Bolonha também é conhecida como a capital gastronômica da Itália, desfrutar dos bons restaurantes entre um passeio e outro, é tarefa mais que obrigatória para a sua viagem. Vai visitar a cidade? Confira nossa seleção de lugares para conhecer em Bolonha:

A Basílica de Santo Stefano é um complexo com sete templos religiosos que misturam diferente estilos arquitetônicos, construídos ao longo de séculos. Alguns edifícios datam de 1100 d.C., guardando um rico acervo de obras de arte sacra. Entre criptas, capelas, tumbas e uma vasta diversidade de adornos e objetos milenares, vale a pena gastar algumas horas do dia visitando o complexo.

Uma das construções mais antigas da cidade é o Archiginnasio di Bolonha que, durante o século XVI, foi o prédio principal da Universidade de Bolonha, uma das mais tradicionais do norte italiano. Sua construção em pedra guarda um grande palco de teatro, bem como a Biblioteca Municipal de Bolonha, com centenas de livros e exemplares raros da história italiana. Já para conhecer um dos principais marcos arquitetônicos da cidade, você precisa visitar as Duas Torres de Bolonha. Essas construções, que datam dos séculos XI e XII, são os resquícios da Bolonha medieval.

No passado, centenas dessas torres de pedras existiam pelas ruas da cidade, servindo como residências, mercados, prisões e centros comerciais. Com o passar dos anos, diversos projetos de reforma urbana alteraram o cenário, tendo essas duas torres Asinelli e Garisenda, sobrevivido com sua arquitetura quase intacta. É uma forma curiosa de conhecer o passado da cidade e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma bela vista da região.

Quem gosta de arte e cultura não pode deixar de explorar o grandioso acervo da Pinacoteca Nacional de Bolonha, um dos maiores e mais antigos museus da cidade. Grandes nomes da arte italiana e europeia estão representados em quadros e esculturas, como Raphael, El Greco e Tintoretto. Já a Piazza Maggiore é um dos lugares mais apaixonantes para conhecer em Bolonha, pois, encravada no centro da cidade, é cercada de belos exemplares da arquitetura, com seus prédios em pedra avermelhada. Jardins, restaurantes e lojas espalham-se pela região, proporcionando muito o que explorar para os visitantes. Além disso, fica nas proximidades de uma das mais magníficas igrejas locais, a Basília de San Petronio, foi construída em 1390, passando por grandes projetos de reformas que proporcionaram ao local uma vasta riqueza artística. Além disso tudo, ótimos restaurantes, belos parques e jardins completam um roteiro surpreendente pela cidade.

Veja aqui alguns dos pontos turísticos imperdíveis para conhecer em Bolonha:

Leia também:
Cidades para conhecer na Toscana saindo de Florença
Vinícolas para conhecer na Toscana

Descubra onde e quando encontrar os campos de girassóis na Toscana
Dicas para planejar sua primeira viagem à Itália

O que fazer em Bolonha:

Foto: kavalenkava / Shutterstock

– Basílica de Santo Stefano

Este complexo de Igrejas, monastérios e conventos é uma das construções mais antigas da cidade, tendo feito parte da história de Bolonha desde a Idade Média. Ao visitar este local, você poderá explorar a Igreja do Sagrado Crucifixo, Igreja da Sagrada Sepultura, Igreja dos Santos Vitale e Agrícola, Igreja da Trindade e do Martírio, a Capela Bandage e o Pátio de Pilatos. Cada igreja foi erguida em um período histórico diferente, suas construções mais antigas são datadas do século V. É possível encontrar uma série de pinturas, esculturas e afrescos espalhados pelos interiores, proporcionando uma curiosa e rica viagem no tempo pela história artística italiana.

– Archiginnasio di Bologna

Esse edifício foi a primeira sede da Universidade de Bolonha, erguido no século XVI é um dos principais marcos arquitetônicos da cidade, sendo, hoje, sede da Biblioteca Municipal. Livros centenários e vários tesouros artísticos e arqueológicos adornam os aposentos do local. A visita guiada permite aos turistas conhecerem o Teatro Anatomical, onde óperas e peças dos dramaturgos mais importantes da história italiana já foram apresentadas. Parte do prédio precisou passar por intensos processos de reforma devido aos bombardeios sofridos durante a Segunda Guerra Mundial.

– Duas Torres de Bolonha

No passado, a cidade de Bolonha chegou a ter mais de 180 torres de pedra adornando sua área urbana. Os grandes espigões tinham uso variado, servindo como prisões, residências, mercados e lojas de diversos produtos. Seu uso entrou em declínio com as transformações da Idade Moderna, muitas torres foram derrubadas para abrir avenidas, ruas e novos edifícios. Entre as duas mais bem preservadas estão as torres Asinelli e Garisenda, de onde é possível ter uma vista muito bonita da cidade. No andar térreo lojas vendem lembrancinhas aos turistas. As altas torres pertenciam a famílias nobres, durante a Idade Média.

– Pinacoteca Nacional de Bolonha

Este grande museu tem uma das mais ricas e diversas coleções de arte e histórica da Itália, com telas, esculturas e artefatos arqueológicos que ajudam a mostrar séculos de tradições da arte italiana. Com grandes nomes da arte europeia no acervo, como Raphael e El Greco, suas 30 salas são um verdadeiro templo aos mais finos exemplares de movimentos como o romantismo e o barroco. Uma vasta coleção de arte sacra completa este impecável acervo, que merece ser admirado. O museu é gratuito todo primeiro domingo do mês e menores de 18 anos também não pagam entrada.

– Piazza Maggiore

Com sua localização central, esta praça é importante para a história da cidade desde a época do império romano. Cercada de comércio, com restaurantes, lojas de artesanato e pequenos mercados, bancos e museus. A praça também guarda importantes marcos arquitetônicos da cidade. É um bom ponto de partida para iniciar um citytour pelo centro e descobrir lugares para visitar em Bolonha.

– Basília de San Petronio

Completando a lista de melhores atrações para conhecer em Bolonha, você não pode deixar de explorar os charmes desta que é uma das basílicas mais antigas da cidade. Construída em 1390, passou por diversas reformas ao longo dos séculos, que introduziram capelas e espaços que misturam diferentes estilos arquitetônicos. Nas partes internas, afrescos barrocos decoram parte do altar principal. As paredes de pedra contrastam com o teto abobadado, formando um curioso espaço no interior do templo.  

Outros lugares para conhecer em Bolonha:

  • Mercado Municipal Quadrilátero
  • Basílica de San Domenico
  • Museu Internacional e Biblioteca de Música
  • Biblioteca Salaborsa
  • Catedral de San Pietro
  • Museu pela Memória de Ustica
  • Santuário da Madonna de San Luca

Como chegar em Bolonha:

Foto: Alvaro German Vilela / Shutterstock

A cidade de Bolonha é atendida pelo Aeroporto Internacional de Bolonha – Guglielmo Marconi (BLQ). Para deslocar-se em seu interior, é possível utilizar bicicletas, andar a pé, ou utilizar os serviços de bonde, ônibus, trólebus e trens para cidades vizinhas. Quem quiser mais comodidade, pode optar por utilizar táxis e carros alugados.

Melhor época para visitar Bolonha:

Foto: LanziLB3 / Pixabay

A melhor época para aproveitar tempo mais firme e calor é entre os meses de maio e outubro. Durante o verão, entre junho e agosto, as temperaturas passam dos 30°C e é preciso tomar cuidado com protetor solar e a hidratação.

Onde se hospedar em Bolonha:

Encontre hospedagens em Viena aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.