Lugares para conhecer em Blumenau

Blumenau oferece roteiros para amantes de gastronomia alemã, cerveja, arquitetura e também pode ser uma ótima opção para viajantes que gostam de se aventurar em belas trilhas com cachoeiras e lagos.

Foto: Renato Soares / MTur

É só chegar em Blumenau que logo se nota a forte influência alemã, seja na arquitetura ou no amor pela bebida tradicional do país: a cerveja, e essa é a principal atração da cidade nas altas temporadas. Com suas muitas fábricas de cerveja artesanal, Blumenau abriga algumas das marcar mais famosas do país.

O circuito cervejeiro funciona o ano todo na cidade, com visitas a produções e degustações de rótulos como Eisenbahn, Cerveja Blumenau e Wunder Bier. No entanto, três festas concentram o turismo. A mais tradicional é a famosa Oktoberfest, que acontece em outubro e é considerada a segunda maior do mundo, em janeiro acontece a Sommerfest, edição de verão da Oktoberfest, e em março o Festival da Cerveja. Se estiver pensando em conhecer alguma dessas festas, reserve hospedagem e transporte com muita antecedência, porque a cidade costuma ficar completamente cheia.

Mas a alta temporada não acaba aí, pois Blumenau tem aquela que é considerada uma das decorações de Natal mais bonitas do país. Por isso novembro e dezembro também estão na lista dos meses mais movimentados.

Outro atrativo de Blumenau é a gastronomia, que surgiu da mistura dos alemães, poloneses, italianos e portugueses que se instalaram na região em 1850, quando a cidade era uma colônia agrícola do filósofo alemão Dr, Hermann Bruno Otto Blumenau. O local com mais variedade é a Vila Germânica, palco dos festivais, mas que fica aberta o ano todo com restaurantes e bares. Outros grandes nomes da culinária local são os restaurantes Moinho do Vale, Wunderwald e Abendbrothaus.

Mas, além da cerveja, tem muito o que fazer em Blumenau. A arquitetura é com certeza um show à parte. Passear pela Rua XV de Novembro é conhecer os prédios mais famosos, como a mistura de marrom e branco da Prefeitura, os vitrais da Catedral São Paulo Apóstolo, os belos jardins do Teatro Carlos Gomes, e o procurado Museu da Cerveja.

Os amantes de natureza também encontram em Blumenau excelentes opções de trilha, como o Parque Spitzkopf e o Parque das Nascentes. Enquanto o primeiro exige caminhada de duas horas para chegar ao topo, o segundo é um passeio mais tranquilo e oferece trilhas curtas para conhecer lagos, cachoeiras e rios.

Seja tomando cerveja, aproveitando a boa comida ou buscando por locais escondidos nas trilhas, Blumenau consegue agradar a todos os públicos e se é um excelente destino para conhecer no próximo feriado.

Leia também:

4 cidades brasileiras que vão fazer você se sentir na Alemanha
Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina
Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país
Caminho dos Cânions, conheça uma das regiões mais belas de Santa Catarina

O que fazer em Blumenau:

Foto: Renato Soares / MTur

– Rua XV de Novembro

A famosa rua é o coração da cidade e onde estão os principais pontos turísticos de Blumenau. Em uma caminhada rápido pela via é possível conhecer alguns dos prédios mais fotogênicos do destino, como a Prefeitura, a Catedral São Paulo Apóstolo e o Museu da Cerveja. Além disso, muitos restaurantes e lojas de souvernirs estão espalhados por toda a avenida da cidade.

– Museu da Família Colonial

O maravilhoso espaço está localizado na Alameda Duque de Caxias, no centro de Blumenau. Seu gigantesco acervo reúne mais de 6000 peças doadas por famílias que construíram a cidade de Blumenau, permitindo uma visita ao dia a dia do século XIX.

– Museu da Cerveja

Aqui o visitante conhece a história da produção cervejeira em Blumenau e pode ver alguns utensílios e máquinas utilizados no processo.

– Parque Vila Germânica

A área mais alemã de Blumenau possuí ruazinhas que reproduzem vilas do interior da Alemanha e oferecem bares, restaurantes e também é o palco dos festivais de cerveja que acontecem ao longo do ano.

– Parque Spitzkopf

O principal atrativo é o topo, que se tornou um mirante para olhar a região. São cerca de duas horas de caminhada até chegar lá por um caminho repleto de árvores de cachoeiras.

– Parque das Nascentes

A enorme área verde de conservação é uma ótima opção para passeios ao ar livre. Durante o passeio, o visitante pode conhecer lagos, cachoeiras e rios que podem ser alcançados com trilhas curtas.

Outros lugares para conhecer em Blumenau:

  • Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva
  • Catedral São Paulo Apóstolo (Igreja Matriz)
  • Estrada de Ferro
  • Monumento do Imigrante
  • Museu de Hábitos e Costumes
  • Museu Glaspark
  • Museu Hering
  • Museu da Água
  • Museu da Ecologia Fritz Muller
  • Parque Ramiro Ruediger
  • Praça da Paz
  • Praça Hercílio Luz
  • Prefeitura Municipal
  • Relógio das Flores
  • Teatro Carlos Gomes
  • Recanto Silvestre
  • Macuca

Como chegar em Blumenau:

Foto: Renato Soares / MTur

De avião
Blumenau não possui aeroporto próprio, de forma que os voos descem no Aeroporto Internacional de Navegantes, 55km da cidade, onde é possível pegar um ônibus oferecido pelo próprio aeroporto. Outras opções são pousar em Joinville (150km), Florianópolis (150km) e Curitiba (200km).

De carro
Para quem vem de carro, a principal rodovia é a BR-101.

De ônibus
Algumas opções de companhias que operam na cidade de Blumenau são Catarinense, Reunidas e Penha. Todas levam até o Terminal Rodoviário de Passageiros Prefeito Hercílio Deeke.


Melhor época para visitar Blumenau:

Foto: Renato Soares / MTur

Blumenau tem temperaturas amenas o ano todo, variando entre 10°C e 30°C. A região não passa por estiagem, de forma que as chuvas caem em todas as épocas, mas os meses menos chuvosos são junho, julho e agosto. A alta temporada é em outubro, quando ocorre a Oktoberfest.

Onde se hospedar em Toronto:

Encontre hospedagens em Blumenau aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.