O Rio Grande do Sul impressiona seus visitantes com a quantidade de belezas naturais e atrações turísticas disponíveis em todo o estado

A população do Rio Grande do Sul é formada por descendentes de portugueses, espanhóis, alemães, italianos e poloneses, essa mescla gigante de diferentes culturas . Ainda é possível encontrar falantes de dialetos italianos e alemães em algumas regiões do estado, especialmente na Serra Gaúcha.

O estado possuí 497 municípios com inúmeras possibilidades de turismo. A capital Porto Alegre com mais de 1,5 milhões de moradores respira cultura e lazer oferecendo uma gama de atrações. Para se ter uma ideia, a cidade possui 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 teatros e 64 salas de cinema, sem contar as casas de espetáculos inseridas na rota de shows nacionais e internacionais.

Os cenários e as belas paisagens da Serra Gaúcha, dão a impressão de estar em algum lugar da Europa sem sair do Brasil. Além das belezas naturais, a rica gastronomia combinado aos vinhos produzidos no estado e o clima friozinho característico da região (com direito a neve em alguns meses do ano), se tornaram uma combinação perfeita que atraem milhares de turistas a alguns municípios do estado situados próximos a Serra Gaúcha, entre eles, Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi e Nova Petrópolis.

No interior do Rio Grande do Sul paisagens formadas por gigantescos paredões formam impressionantes cânions e vales do Parque Nacional de Aparados da Serra, destino indicadíssimo a amantes da natureza e aventureiros. A porta de entrada é a charmosa cidade de Cambará do Sul e o grande destaque da região é o Cânion Itaimbezinho, com 720 metros de profundidade e 6 quilômetros de extensão.

O litoral do Rio Grande do Sul também oferece paisagens de tirar o fôlego. O município de Torres no extremo norte do estado é a única praia do litoral gaúcho onde é possível visualizar paredões rochosos em sua orla. Do alto, amantes do voo livre tem a emoção de ver a beleza das praias saltando pela rampa do Morro do Farol. Quem percorre o litoral sul encontra um litoral gigantesco de quase 600 km, formando uma linha quase reta sem morros ou penínsulas.

Destinos turísticos do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

» Dicas de turismo em Porto Alegre

Serra Gaúcha

» Guia completo da Serra Gaúcha
» Hotéis e Pousadas na Serra Gaúcha
» Viajando para a Serra Gaúcha: o que fazer na região

Gramado

» Dicas de turismo em Gramado
» Melhor época para conhecer Gramado
» Snowland

Bento Gonçalves

» Dicas de turismo em Bento Gonçalves
» Rota dos vinhos em Bento Gonçalves

» Caminhos de Pedra

Canela

» Dicas de turismo em Canela

Três Coroas

» Templo budista de Chagdud Gonpa Khadro Ling

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Dicas de turismo em Santa Catarina

Artigo anterior

Lugares para conhecer no Paraná

Artigo seguinte

Você pode gostar